PplWare Mobile

Opera Mini 6 para iPad – A Concorrência está de volta

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Hattori Hanzo says:

    A análise é excelente, mas o Opera para iPad nem tanto. Por defeito é apresentada a versão móvel do site, e embora seja possível desactivar essa funcionalidade, a verdade é que isso de nada adianta, pois logo a seguir temos a mesma situação. De resto é o que já tínhamos em outras plataformas, um browser rápido e com pouco consumo de dados. Pessoalmente não confio executar operações que envolvam fornecimento de nome de usuário e senha, como as operações bancárias, devido ao pré-armazenamento nos servidores Opera. De qualquer forma servirá como browser alternativo para economizar o plano 3G, pois uso primariamente o excelente Terra e secundariamente o Puffin, para sites que usam intensivamente o Adobe Flash.

  2. Zarauuu says:

    Falta a Navegação Privada!

  3. aver says:

    Provavelmente a principal mais-valia do Opera Mini está na redução do volume de tráfego de dados por 3G, nas assinaturas com limite de tráfego mensal. No caso do “roaming de dados”, que é pago à parte e é bastante caro, pode ser importante.

    Para navegar na web achei-o rápido e sem perda de qualidade assinalável.

  4. João Ramiro says:

    Estou a utilizar neste momento. Posso confirmar que é mais rapido que o novo MobileSafari do iOS 4.3 no 3GS e mais rapido que o tradicional MobileSafari num iPhone 3G com iOS 3.1.3

    Confirmo também aquilo que o Hanzo disse sobre os sites em versão mobile e a ausência da auto-correcção

  5. mario says:

    na apple store ja tem um comentario a dizer que é mais lento que a versão anterior para ipad

  6. Pedro Raposo says:

    E corre Flash ou Silverlight?

    • Hattori Hanzo says:

      Flash não. Para isso o melhor é o Puffin (€ 0,79 na App Store).

      • ARosado says:

        Há algum tempo que andava à procura de um browser para ver sites com Flash no iPad. Ainda não conhecia o Puffin. É um pouco lento a ler o Flash, mas ao contrário do Skyfire , este funciona mesmo!! Obrigado pela dica.

  7. César Vistas says:

    e silverlight?

    • Hattori Hanzo says:

      Quando sabemos que o Silverlight não corre? Pergunto isso pois quando o Flash não corre há sempre uma mensagem da Adobe. Nunca percebi isso relativamente ao Silverlight.

      • aver says:

        Também não suporta Silverlight, como se pode testar aqui http://bubblemark.com/silverlight2.html

        Fiquei tão desiludido com a versão 1 do Opera Mini para iPhone que esta me deixou entusiasmado. Ainda há aspectos a melhorar mas gostei bastante.

        Há muitos browsers para iDevices mas são todos baseados no WebKit (do Safari), excepto o Opera Mini. Até se dizia que a Apple tinha aprovado a primeira versão do Opera Mini para provar a superiodidade do Safari – o principal problema era a dificuldade em responder ao “touch” de ampliar/reduzir. Esta parte melhorou imenso. Noutros pormenores também. Vale, francamente, a pena experimentar.

        • SatoMew says:

          A primeira versão do Opera Mini para iOS foi a versão 5, não a 1.

          E só não temos um browser mais capaz (leia-se Opera Mobile) porque a Apple não autoriza browsers que usem um motor de renderização diferente do WebKit. O Opera Mini não utiliza o Presto, apenas transmite os pedidos de acesso a URLs para os servidores da Opera Software, os quais reenviam a página renderizada e compactada para maior velocidade de carregamento e menor custo financeiro para os utilizadores.

          Como não é um browser completo em comparação com o Opera Mobile, nunca terá suporte a plug-ins. Esses e outros aspectos estão reservados para o Opera Mobile, o qual é um browser completo para dispositivos móveis, e que merecia estar disponível no iOS. Aí sim haveria concorrência à altura. 😉

  8. Kevin says:

    Boas,

    coisa que nunca percebi foi o “negócio” dos browsers, alguém me pode explicar como a mozzila a opera, etc fazem dinheiro?
    No caso do safari, IE ou chrome, até que consigo entender nem que seja por “bragging rights” das várias empresas, mas dos mais pequenos faz-me ainda não consegui perceber.

    Li algures que a google queria pagar á apple para ser o motor de busca por defeito no safari, os mais pequenos também é deste modo que fazem dinheiro?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.