Nokia 9.2 PureView poderá ser o smartphone a estrear a câmara frontal por baixo do ecrã
A Nokia, com a HMD Global, passou a ter uma segunda vida. Desde então que tem criado smartphones inseridos no programa Android One, com algumas inovações. Ainda este ano, poderá estrear a câmara frontal por baixo do ecrã no seu topo de gama 9.2 PureView.
Tendo em conta as dificuldades que a Xiaomi está a enfrentar no desenvolvimento desta tecnologia, será interessante ver qual a solução da HMD Global para o Nokia 9.2 PureView.
A Nokia é uma das marcas de telemóveis mais icónicas de sempre. Dispensa, sem sombra de dúvidas, quaisquer apresentações devido ao seu legado e impacto. Depois do fracasso com a Microsoft e o sistema operativo Windows, renasceu com a HMD Global para produzir smartphones Android.
Apesar de não estar a alcançar o sucesso do passado, está a conseguir criar equipamentos interessantes que se diferenciam do mercado. A sua proposta está quase toda inserida no programa Android One da Google, algo muito positivo para alguns utilizadores.
Não obstante do software, as câmaras e a qualidade fotográfica é algo muito importante para a Nokia. Desse modo, a fabricante está, alegadamente, a desenvolver o seu próximo topo de gama com uma câmara frontal por baixo do ecrã!
Nokia 9.2 PureView chega em 2020 e pode ter câmara por baixo do ecrã
No ano passado, na MWC19, foi apresentado ao mundo o Nokia 9 PureView. Este smartphone topo de gama destacava-se sobretudo pela arquitetura peculiar das câmaras traseiras.
Em 2020, a marca finlandesa prepara algo mais. O objetivo passa por lançar, finalmente, um smartphone com câmara frontal por baixo do ecrã. Tal tem vindo a ser perseguido por outras fabricantes, como OPPO ou Xiaomi, mas de momento sem o sucesso requerido para o implementar num telemóvel de produção em massa.
Esta informação foi adiantada pelo utilizador @nokia_anew no Twitter, sendo famoso pelas fugas de informação e rumores que se revelam certeiros relativos à histórica marca de telemóveis.
🔥Great news
HMD is currently testing under-the-display front camera in Nokia 9.2 PureView.#nokia #nokiamobile #hmd #nokia9#innovation pic.twitter.com/NxsFTdDpHD
— Nokia anew (@nokia_anew) January 29, 2020
Segundo a Xiaomi, a dificuldade em conseguir implementar esta inovação está na densidade de píxeis dos ecrãs atuais, que dificulta a passagem de luz até ao sensor... Resultando em fotografias com fraca qualidade!
No entanto, visto que a tecnologia sempre nos surpreende, é possível que a HMD Global tenha encontrado uma solução que permita colocar a câmara frontal por baixo do ecrã, sem impedir a captação de boas selfies!
Google poderá implementar gravação e transcrição de chamadas no Android
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Twitter
Neste artigo: câmara frontal, câmara frontal baixo ecrã, HMD Global, nokia, Nokia 9.2, Nokia 9.2 PureView, selfie, Selfies
Interessante, mas deixamos de ter a oportunidade de tapar a câmara para evitar intrusões.
Bem visto.
E num smartphone”normal” quem é que tapa a camera frontal com fita-cola para evitar intrusões? Ah ok, usa uma capa. Então com este faria a mesma coisa. Digo eu de que…
Uma coisa é não se interessar em usar recursos para esconder, outra coisa é querendo usar, não dar condições para isso.
Isto é simples. Quem quer evitar intrusões tapa a câmera com o que quiser, quem não quer saber de intrusões, deixa a câmera descoberta. Não estou a ver onde és o problema. É tudo igual.
* é
Não dando para tapar que seria a solução óptima, nestas cameras vai ser mais fácil saber se estão a ser utilizadas porque a zona da camera tem de apagar (o ecra tem de ficar preto no sitio da camera) para conseguir filmar
Não acho que seja assim. A câmera funciona por detrás dos pixels e que não serão detectados para não estorvar a leitura do sensor.
Isto sou eu que imagino ser sim.
O pixeis à frente da camera têm de apagar. É assim que funciona em todos os protótipos até agora
Ok. Sendo assim e assumo que seja possível, por um lado será bom porque avisa o seu uso, por outro lado quando em uso cria um espaço vszio na imagem que poderá ser incomodativo.
Buracos no ecrã como se tivesse usado o furador? Péssima ideia. Os consumidores vão ser novamente testers de uma ideia falhada.
Quem é que disse que vai haver um buraco no ecrã? A camera vai ficar atrás do LCD, não vais saber que está lá, vai filmar através do LCD.No máximo o ecrã fica preto na zona da camera enquanto ela está ligada.