CTT lideram queixas nas entregas Black Friday
Um dos serviços mais preponderantes para os portugueses é o serviço de entrega postal. Contudo, nos últimos anos a situação desta empresa tem aumentado o desagrado entre os utilizadores. Há situações preocupantes de encomendas que foram pagas para serem entregues numa janela temporal e que "se perdem". Estas podem estar dias sem se saber do seu paradeiro. Portanto, as pessoas queixam-se... e queixam-se muito!
Entre 16 de novembro e 15 de dezembro de 2019, foram registadas 1357 reclamações na categoria correio postal e expresso. Os CTT lideram as queixas.
CTT - Entrega postal deixou muito a desejar
Conforme dá a conhecer o Portal da Queixa, as reclamações relativas à Black Friday já não são novidade. No entanto, este ano, os dados desta rede social de consumidores de Portugal, permitiram concluir que, apesar de o número de reclamações ter aumentado 51% face a 2018, as marcas tentaram agir da melhor forma.
Segundo a mesma fonte de informação, 58% dos consumidores queixosos obteve tratamento e solução às reclamações apresentadas.
A análise da equipa do Portal da Queixa identificou ainda que o principal problema da Black Friday foi o atraso na entrega das encomendas. De tal forma que de um ano para o outro houve um aumento de 61% nas reclamações.
Aumentam consideravelmente as queixas dos clientes
Entre 16 de novembro e 15 de dezembro de 2019, foram recebidas 1357 reclamações na categoria correio Postal e Expresso. Já em 2018, foram apenas 842 reclamações.
Além das queixas nos atrasos, uma grande parte dos clientes também se queixa na dificuldade em obter respostas por parte dos centros de apoio ao cliente. As empresas de entregas de encomendas que registaram um maior número de reclamações foram os CTT (418 reclamações), os CTT Expresso (369 reclamações) e a DPD Group (167 reclamações).
Reclamações por marca na categoria correio postal e expresso (2019):
A principal conclusão que conseguimos retirar, não só, dos números apresentados, mas principalmente através da opinião dos consumidores, foi que o grande problema da Black Friday, este ano, não esteve relacionado com os preços das campanhas - pois relativamente a este tema, a maioria das reclamações obtiveram tratamento e resolução por parte da marcas (58%) -, mas sim com empresas de correio expresso pelo enorme atraso na entrega das encomendas compradas pelos consumidores na iniciativa.
Afirmou afirma Pedro Lourenço, CEO do Portal da Queixa.
Black Friday trouxe ainda queixas de outros serviços e marcas
Apesar do alvo das queixas, este ano, serem atrasos nas encomendas, é inevitável que as reclamações dirigidas às marcas continuem a marcar a Black Friday.
Entre 1 de novembro a 15 de dezembro de 2019, foram registadas no Portal da Queixa 274 reclamações relativas à Black Friday, um aumento de 51% face ao período homólogo (182 reclamações).
No período em análise, por categoria, a maior rede social de consumidores portuguesa revela que: 45% das queixas estão relacionadas com Tecnologia, TV e Eletrodomésticos; 15% com vestuário e acessórios; 8% com perfumarias; 8% com mobiliário e decoração; 5% com companhias aéreas; 4% com híper e supermercados; 3% com livraria, 2% com Marketplaces e Outros (10%).
Reclamações por marca (2019):
Apesar de estar a crescer o mercado de compras online, este tipo de problemas não abona a favor destas iniciativas comerciais. Traz algum problema de insegurança ao consumidor online e estigmatiza estas ações sazonais.
Este artigo tem mais de um ano
Eu fui um deles. CTT é para esquecer.
+1
Para mim pior que CTT só mesmo a SEUR
a mim tem sido estas 2 ultimas semanas, encomendas que chegavam de um dia para outro ( que fazem falta para trabalhar ) nao estao a chegar..
O que mais me irrita é quando eles dizem que não estava ninguém em casa, quando nem sequer deixaram informaçao de tentativa de entrega.
São muito desonestos, felizmente tenho apartado e quando é ctt meto o endereço do apartado assim não falha uma encomenda.
Tenho registo de quando tocam à campainha e acontece frequentemente. E o pior é que nem aviso deixam.
Já me aconteceu tantas vezes e não só dos CTT mas de várias transportadoras.
eu tambem. tinha uma encomenda da amazon.es para me entregarem, disseram que vieram ca no dia 11 de dezembro e nem tocaram à campainha que estive em casa nesse dia. supostamente está hoje uma parte da encomenda para entrega, veremos..
Já não é a primeira vez que fazem isto, a dizer que passam ca e depois não passam.
Enfim, pessimo serviço…
Eu não tive as problema com atrasos na entrega… Devo ser um felizardo…
Também nunca me aconteceu nada, não percebo tantas reclamações.
Se existeM “tantas” reclamações é porque as pessoas têm de estar em casa às ordens de suas excelências que nem se dignam avisar que não podem fazer a entrega e quando o fazem a desculpa é sempre a mesma: “houve um problema com a viatura ou com o trânsito”… Mas o cliente PAGA para receber a encomenda como está programado e é com esse pagamento que todos eles recebem os ordenados e a empresa tem lucros… Incompetência total na área da logística, na distribuição e no respeito pelos clientes.
Quando fazem a encomenda, têm sempre a opção de escolher um local de entrega… não é necessário que seja a vossa morada de casa… Pelo menos é aquilo que eu faço… e nunca tive problemas com isso… E isso funciona com qualquer empresa de transportes.
Infelizmente, com os ctt não funciona. Por exemplo, ao realizar uma encomenda na PCDiga, não dá para dar informação aos ctt para ser levantada num posto, sem que antes venha para distribuição.
Eu tmb encomendo material à PC Diga… e normalmente mando entregar no meu local de trabalho… mas já houve uma situação em que tive que ir levantar uma placa gráfica ao posto dos CTT, porque não estava ninguém em casa… Como digo… depende da volumetria do material e quantidade de caixas… Mas na loja em questão, está lá uma informação para se verificar se a morada de expedição está ou não correcta, cabe a nós clientes, ter essa informação sempre atualizada…
Os CTT não são perfeitos, mas ao menos atendem o telefone e podemos sempre ir a um balcão reclamar. Nas outras transportadoras, nomeadamente a GLS e DPD (fusão da Chronopost com a SEUR) bom sorte para que alguém vos atenda o telefone (para além de serem números pagos).
Atendem o telefone? Nunca ligas-te para a linha dos CTT Expresso de certeza… ahahahah
Pagam-se os portes para entrega das encomendas e quando se pretende saber onde ela para, são números de valor acrescentado! Grande negócio!
É de rir… E eu que desde Agosto que aguardo uma resposta por parte das entidades competentes, após reclamação no livro de reclamações online da DPD/Chronopost, onde o estafeta por 2 dias seguidos ter indicado que não estava ninguém na morada quando passou a abrir na rua… E mais, foi com vídeo do artista e tudo a reclamação…
Quem tem autoridade para reclamr onde andavam quando privatizaram os ctt a assobia para o lado!!!
Então agora aguentem a buxa que escolheram, quando se pede venham para a rua não deixem estes governantes fazerem o que querem , ficam no sofá, ,,,então não se queixem
Muito bem
E a media markt não entra nas estatísticas? Péssimo apoio ao cliente,não atendem telefones não respondem aos mails,para nunca mais
E a media markt não entra nas estatísticas? Péssimo apoio ao cliente,não atendem telefones não respondem aos mails,para nunca mais
Minha filha enviou uma encomenda registada no dia 30 /10/2019 para França e até a data ninguém sabe da encomenda
CTT nunca mais
Paguei para receber a encomenda em quatro dias úteis e até agora nada
e o maior problema é mesmo enocendas que nunca aparecem, porque alguém dos CTT lhes põe a mão em cima
Também tive problemas com ctt expresso… Atrasos é normal nesta altura e entendo perfeitamente. Agora sejam honestos no dia que vão passar na morada e não se ponham a dizer que passaram quando nem perto de casa estiveram. (encomenda 16€, preço de chamadas para o apoio ao cliente 7.50€ para me dizerem as mesmas informações que estão no tracking)
Ah e tal … e os privados gerem melhor e tal … lol. Tudo da mesma cepa … Homo Unsapiens
O problema dos CTT é falta de pessoal .
Por isso é que os estão a mandar embora com despedimentos e outros artefatos. O problema é da gestão danosa que só vê lucros a curto prazo.
Por isso é que os estão a mandar embora com despedimentos e outros artefatos. O problema é da gestão danosa que só vê lucros a curto prazo.
Isso mesmo tem pouco pessoal para tantas encomendas, ponham mais pessoal a trabalhar nas alfandegas em todo o lado.
Tenho uma encomenda da Amazon.es que fiz a 3 de dezembro e já devia ter chegado nessa mesma semana. No site dos ctt nem sequer aparece a encomenda. Vergonhoso mesmo! Quando era outras empresas a entregar nunca tive problema.
Até hoje nunca me perderam nenhuma encomanda. O meu problema com eles é o tempo a desonestidade e a localização . É uma vergonha. Até hoje nunca recebi uma encomenda em casa. Apenas o aviso. E ainda mais quando tenho pessoas em casa. Mais valem enviar um aviso por sms ou e-mail ou qq outro meio a indicar que chegou alguma coisa. Pois o outro problema é a seguir em leventar, outro filme… sem lugar para parar e muito menos parar estacionar. Só mesmo reclamando. Mas mesmo assim não vejo melhorias…
Eu acho que as pessoas que tão para aqui a falar bem dos correios provavelmente são carteiros ou raramente fazem encomendas. Já reclamei por duas vezes até hoje ainda não vi as encomendas que já tinha pago. O carteiro já me deixou uma carta das finanças em cima do caixote do lixo e não tocar à campainha e dizer que não tá ninguém isso é quase sempre que venha uma carta sem aviso. Os CTT são uma vergonha
Essa também já me aconteceu. O carteiro aqui da zona toca para todas as campainhas quer tenham ou não correio e como no prédio o contentor do lixo está no hall de entrada, tendo as caixas a meia dúzia de passos à frente (tem de subir dois degraus o que é uma trabalheira), deixaram ficam o correio em cima da tampa do contentor…
Então mas.. Reclamações por marca.. Qual foi o critério de seleção? Uma rápida pesquisa no Portal da Queixa revela bem mais do que o simples quadro acima colocado. Como já referiram e bem, Media Markt nem se dá ao luxo de responder, mas também não faz parte da estatística. Deve ser lapso
Mas a Media Markt é distribuidora de encomendas ao domicílio desde quando? A Media Markt é apenas uma loja que vende as coisas, e depois outra empresa é que faz a entrega na morada, certo???
Desde que tenha uma empresa (externa) que lhes faça o transporte (contrato) e que essas carrinhas estejam identificadas com o Logo da Empresa… Tal como a Staples, Rádio Popular, Worten e afins… (por ex. Paulo Duarte, TotalMédia, CTT, Chronopost, TNT, DHL, UPS, GLS, Etc)
O CTT Express foi tão mau que a própria Amazon enviou mensagem a pedir desculpa pelo atraso e reenviou o pedido pela Seur.
Se a administração dos CTT contratasse mais pessoas para trabalhar em vez de arranjar mais contratos com essas empresas de vendas não haveriam tantas reclamações. E se as pessoas levantassem o cu da cama ou dos sofás para comprar nas lojas também não teriam motivo para reclamar..
Quando uma pessoa tem encomendas lá fora(dinheiro na rua na expressão do povo), esperamos por uma encomenda que o tracking diz em distribuição e só chega no dia a seguir ou no meu caso que estou fora de portugal e mandei uma encomenda para a empresa onde trabalho e no tracking diz entregue ás 23H com uma assinatura que ninguém conhece, quando na verdade foi entregue ás 10h da manhã, é um serviço prestado ás pessoas que deixa a desejar…
Sem o número total de entregas feito por cada um, o número de reclamações não é muito relevante.
Privatiza que fica melhor, diziam eles.
3 semanas para me entregarem uma agenda que foi encomendado uma semana antes da black friday. Simplesmente não há desculpa.
porque é que eu não estou nada admirado com esta noticia ????????????????
Não querendo defender nenhum dos transportadores, para ser uma noticia com uma análise séria, deveriam indicar qual o numero de reclamações relativo.
Por exemplo, os CTT são a empresa que mais entregas faz em Portugal, logo é natural que tenham mais reclamações.
Um “jornalista” sério e imparcial deveria sim indicar o número de reclamações versus o número de envios efectuados em percentagem. Os resultados devem ser certamente muito diferentes.
Tenho dito…
Bom dia Miguel. Não sei quem é a pessoa que comunica no Portal da Queixa, onde estão estes dados disponíveis. Temos como uma pessoa séria. O que o Miguel refere, parece-me que está integrado nos dados revelados pela fonte “Entre 16 de novembro e 15 de dezembro de 2019, foram registadas 1357 reclamações na categoria correio postal e expresso. Os CTT lideram as queixas.” Portanto, os dados que quer ver mostrados, que seguramente os CTT não disponibilizam, parecem-me faits divers para desviar aqui o foco. O Portal não quer comparar o número de entregas com o número de queixas, o Portal deu conta do números de queixas do serviço total, além disso, cruzou com as queixas do ano anterior.
Desculpe Vitor , mas discordo, quando fazemos este tipo de análise (e jornalismo), devemos fazer em termos de taxa não de números absolutos.
Isso seria a mesma coisa que dizer (a titulo exemplificativo):
– Na Alemanha cometem-se 800.000 furtos/ano
– Em Portugal cometem-se 500.000 furtos/ano
Conclusão: Na Alemanha existe muito mais crime por furto que em Portugal. ERRADO!!
-> A taxa de crime por furto na Alemanha é de 1%, em Portugal é de 5% (em relação à população total do pais)
A informação que apresentam poderá não ser justa para com os intervenientes. Veja o exemplo das queixas por loja: A Worten tem mais de 100 lojas em Portugal, o ECI tem 2. Quem foi o pior dos 2 ?
Não foi a informação disponibilizada pelo Portal nem pelos CTT. Aliás, o portal recebe as indicações dos queixosos e dá conta dessa informação. Não tem como missão esmiuçar a percentagem ou as taxas de qualidade dos CTT.
São apenas dados do maior portal de consumo nacional. O que está a sugerir é algo que não tem a ver com o assunto. Está completamente fora do alvo dos dados do Portal da Queixa.
Mas pode sempre falar com os responsáveis pelo portal.
Vitor
Perdoe-me a franqueza, mas entristece-me ver que este tipo de noticias é mais do tipo de jornalismo que vemos hoje em dia em Portugal. Sacam dados de uma fonte, atiram-se dados para o ar, o povo que julgue na praça publica à sua bela maneira…..senão veja os posts que foram colocados…
Isto não é jornalismo responsável, o autor dos dados que responda pela noticia que a PPLWARE coloca…enfim….parece quase noticias da imprensa cor-de-rosa…
Sendo eu mais uma vitima dos CTT Expresso, criei um grupo com o nome CTT Expresso Denuncias, no Facebook. convido todas as pessoas que já tiveram uma má experiência com esta empresa a denunciarem também neste grupo o seu caso. O objectivo é fazermos pressão junto à Amazon para rescindir o contracto com esta empresa, devido aos atrasos e não se conseguir entrar em contacto facilmente para saber onde está a encomenda e quando é que a vão entregar.