Alphacool revela primeiro watercooler AIO de cobertura completa para gráficas
O desenvolvimento de gráficas e processadores tem sofrido uma evolução exponencial desde o seu aparecimento. Contudo, com este crescimento, surge outra tarefa associada e de difícil resolução, uma forma viável e eficaz de dissipar o calor gerado pelos chips instalados nestes produtos.
A escolha de um equipamento de arrefecimento adequado prolonga a vida do equipamento e aumenta o desempenho. Vamos perceber então o que é um watercooler AIO de cobertura completa.
Novo cooler a água Eiswolf Aurora AIO
De forma a uma lacuna deste mercado, as marcas de componentes direcionadas para a refrigeração têm vindo a desenvolver novas e mais eficientes formas de conseguir arrefecer os “cérebros” dos nossos computadores, tendo-se começado a comercializar alternativas que fazem uso de um sistema fechado com líquido para esta tarefa. Esta abordagem veio oferecer uma proposta mais elegante e eficaz que os tradicionais e ruidosos coolers a ar.
Com o mercado a necessitar de uma inovação constante, a Alphacool adiciona agora mais um produto ao catálogo. Assim, este é o primeiro watercooler All-In-One de cobertura completa para placas gráficas.
Esta revelação foi feita pela marca na sua conta do Twitter. Desta forma anunciou o lançamento do seu novo cooler a água, o Eiswolf Aurora AIO.
Cooler compatível com Nvidia e AMD
Este produto foi construído com compatibilidade para as duas principais marcas de gráficas do mercado, Nvidia e AMD. Além desta informação, não está disponível muita mais. Não há pormenores sobre às especificações e lista de modelos compatíveis.
Segundo a marca, os novos detalhes serão anunciados na CES 2020, a decorrer já no próximo mês em Las Vegas.
Eiswolf Aurora!
The first fullcover AIO water cooler for GPUs!
Release: March 2020- New Silent Pump
- AIO unit compatible with ALL GPX Aurora Eisblock coolers (Plexi or Acetal)
- Nickel-plated copper coolerIf you visit us at the Ceasars Palace in Las Vegas at the CES pic.twitter.com/1RXH29JZKx
— Alphacool (@alphacool) December 11, 2019
Das informações já partilhadas, pode-se esperar a implementação de uma bomba silenciosa acoplada ao bloco de cobre niquelado. Desta forma, a empresa procura obter a melhor transferência de calor possível. É mencionado ainda que esta unidade AIO foi criada através do uso de componentes individuais Alphacool. Nesse sentido, é possível retirar o máximo de modularidade possível.
Desta forma, o produto garante uma compatibilidade com toda a gama de coolers GPX Aurora Eisback existente no mercado, admitindo a ligação direta da bomba desta unidade a essa linha de blocos.
Além disso, vem também equipado com ligações de rosca G1/4" que permitem a desconexão do radiador incluído e a ligação a um outro sistema externo.
Outro ponto relevante e talvez o mais diferenciador, é a utilização de uma cobertura completa para a gráfica. Com esta abordagem é possível arrefecer não só o núcleo da unidade de processamento, mas também todos os restantes componentes relevantes da gráfica, como, por exemplo, os reguladores de voltagem e os módulos de memória.
NVLink da Nvidia não será afetada
Através do anúncio foi ainda possível esclarecer mais uma dúvida essencial. O utilizador Justin_Dugal aproveitou a partilha para questionar diretamente a marca se ainda seria possível fazer a ligação de gráficas através de NVLink ao mesmo tempo que se utiliza este novo cooler.
A resposta da marca foi positiva. Segundo esta, o produto não interferirá com a ligação NVLink da Nvidia, que permite ao utilizador a conexão em paralelo de múltiplas gráficas em simultâneo.
Disponibilidade e preços
A Alphacool avançou ainda que apesar deste produto estar disponível para apresentação já em janeiro de 2020 na CES, as amostras só deverão começar a ser entregues a partir de março do mesmo ano, esperando-se o lançamento oficial para o público somente após essa data.
Não foram avançados preços para esta unidade de refrigeração. Contudo, é esperado que este AIO chague ao mercado por uma fração do preço de um sistema completo e dedicado e com um desempenho superior aos habituais coolers a ar incluídos nas diferentes variantes de gráficas do mercado.
Portanto, vamos ter de esperara agora pela CES 2020 para satisfazer a ansiedade.
Este artigo tem mais de um ano
Por acaso foi coisa que nunca me seduziu. Watercooling.
Agua e electricidade nunca se deram bem.
Mesmo as gráficas que já trazem de origem radiador não são 100% fiáveis no que diz respeito a estanquicidade.
A não ser que tenha necessidade de fazer um grande overclock ou de ter a maquina ligada 24h (a puxar) não vejo necessidade de adquirir tais dispositivos.
Na minha sincera opinião acho que é só uma maneira de se ganhar dinheiro.
Um bom noctua no processador e uma gráfica recente aguentam muito bem o seu comportamento de origem e até alguns overclocks com monitorização, a ar.
Tendo em conta que WC é termo relativamente novo para alguns, eu sou do tempo em que Thermaltake era referência neste mundo, montei muito loop de qualidade entre EK, BitsPower, Phobya, e por aí fora, mas estes AIO são pra quê?!
No meu tempo cool era ter um sistema WC DIY, com loops únicos, boas bombas e alto fluxo, agora é leds, e pouco mais…
Nenhum, repito, nenhum AIO se assemelha a um WC decente. Made by man I mean..
“Nenhum, repito, nenhum AIO se assemelha a um WC decente. Made by man I mean..”
Esteticamente ou achas necessário terem WC para ser máquina?
No CPU um whatercooler de 3 fans tem desempenho similar a um NH-D15 Noctua, sendo que a bomba tem vida útil muito menor do q os fans, e caso a bomba falhe, já era o AIO. Um whatercooler na GPU pode até ser interessante pra quem tem dinheiro sobrando, mas n acho q valha o preço e o risco pro CPU como um todo. Prefiro ficar com uma GPU com 3 fans q já tá mais do q bom