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De Metro em Metro….

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. AM Marcos says:

    Bem vindo de volta, Grande Mestre!

    Boa dica! Informação muito útil para quem for viajar, de forma a ter as viagens/percursos mais planeados

  2. t@ndre says:

    OMG

    o Porto já tem metro??? aqui já anda??

    wierd stuff

  3. Anónimo says:

    Para quem tem Pocket PC experimentem:

    http://nanika.net/Metro/

    É genial. Tem quase todas as cidades do mundo e nalgumas inclui, para além do metro, autocarros, eléctricos, comboios, etc.

    Dá para escolher o dia e a hora e apresenta os trajectos a efectuar em função desses factores.

    Tem o Porto e Lisboa obviamente…

  4. Guerreiro says:

    Epá não tinha ideia que o metro do porto , já fosse tão grande, muito sinceramente.

    A coisa mais confusa que já vi devo ter visto foi o metro em franca, é de nos perdermos vezes sem conta LOL

  5. Miguel says:

    @Guerreiro: o metro do Porto tem quase o dobro (65 contra 35 km) da extensão do metro de Lisboa, e foi feito em menos de 10 anos. Embora muito por culpa da linha vermelha (que vai para a Póvoa) que tem mais de 30km de extensão. Ahhh, e toda a rede já existente (e que constitui a 1ª fase do projecto, mais 20 ou 30km virão nos próximos anos) custou menos que o custo previsto da linha das «7 colinas» que está prevista ser construída em Lisboa…

  6. mário borges says:

    O que é giro é que a população do Porto continua a ter a chamada “alucinação colectiva”…
    O “metro de superfície” também conhecido no resto do país como “ELÉCTRICO” é realmente uma obra em grande. Tem o dobro dos quilómetros do de Lisboa? Ena!! Ena!!! Pois, segundo prova in loco o “metro de superfície” é fabricado na mesma plataforma que o eléctrico de Lisboa. Siemens… A bitola é a mesma de um eléctrico e não a de um metro ligeiro!
    Mas enfim… Bairrismos a quem deles gosta.
    E nunca relembrar os “descarrilamentos financeiros” do senhor Loureiro…

  7. OneBadPig says:

    Ainda não está concluida a linha vermelha de Lisboa?

  8. António says:

    Caro Mario o eletrico de lisboa também faz muitos quilometros de baixo da superficie? Tem alguma linha 90% subterrada? A inveja é uma coisa muito má! Antes um “eletrico2 bonito, funcional, ar condicionado, TV, etc que um metro feio que anda sempre no escuro que nos faz viver como ratos.
    Boas viagens

  9. dc says:

    yah, eu sou de Lisboa e já andei no Metro do porto varias vezes, até porque os Taxistas do Norte tão sempre a falar do Porto e sendo eu do SCP, ás vezes enerva…. e eu até gosto muito do FCP… mas prontos, tou a pagar a viagem e ainda levo com aquilo tudo… “o futebol já foi mais técnico”.
    Adiante… usei varias vezes o metro do porto e realmente o sistema é exactamente o mesmo que os eléctricos em Lisboa, creio que só nalgumas zonas é que o Metro do Porto tem linha “dedicada” e ás vezes acelera bem, acelera mais que o eléctrico em Lisboa, mas só nalgumas zonas. Quando entra em zonas de rodovias , etc aquilo é um autentico eléctrico.

    Não é estar a defender o eléctrico de lisboa e tal, não gosto dessas picardias entre alfacinhas e nortenhos, mas o Metro do Porto é o Eléctrico em Lisboa.

    Façam as contas… e haja paciência para media a extensão das linhas em Lisboa, aquilo é nos bairros, nas zonas adjacentes a Lisboa, é muita linha de eléctrico.

    Acho que todos sabemos a conclusão. Mas o Metro do Porto tá engraçado, eu pessoalmente gostei, tem é tarifas muito caras.

    CUMPS

  10. Sniffer says:

    Minha dica não chega a ser uma dica, porque quem tem um PPC (Pocket PC) certamente deve saber disso: o freeware Metro para PPC, com mapas de metrô de praticamente todas as cidades do mundo. Muito útil quando se vai viajar para fora.
    Você diz “estou em tal estação, quero ir para tal estação” e ele diz tudo o que você tem de fazer (em tal lugar, tome a linha de cor tal para tal direção, desça em tal lugar, etc.), inclusive o tempo de viagem que sempre é muito acurado.

  11. Miguel says:

    Chefes, estudem um bocado e depois venham falar, eu nem sequer sou do Porto, por isso não é questão de bairrismo. O metro do porto é o do género de metro que todas as cidades que fazem metropolitanos actualmente fazem, i.e., à superfície, é muito mais barato e seguro (se há um incêndio dentro de um túnel é um problema dos diabos) e só se enterra quando é mesmo necessário (em zonas densamente povoadas).
    e mário, TODOS os mais de 60km da rede do metro do porto são dedicados exclusivamente ao metro (exceptuando um ou outro maluco que às vezes se lembra de entrar pelo túneis adentro), e não venham comparar com os eléctricos, pois que eu saiba estes estão sujeitos às regras de trânsito e o metro do porto, como os todos os comboios, ligeiros ou pesados, têm sempre prioridade. E essa da bitola ser a que a Siemens usa… bem, as composições do metro do porto são da bombardier, a siemens perdeu o concurso. e a bitola é um pedaço mais larga que a do eléctrico de lisboa, até porque bitolas tão estreitas já nem se usam.

  12. mário borges says:

    @ Miguel
    Meu caro o motorzito que movimenta as carruagens Bombardier (ex Sorefame) são… tchan! tchan! tchan! Siemens! O sistema eléctrico e de segurança é da mesma empresa do eléctrico de Lisboa. Se vocês não fossem traumatizados, não havia nenhum problema. Mas como têm complexo de inferioridade então falemos assim. Prontos vocês não andam de Volkswagen Golf. Andam num Golf Variant. Grande diferença!!! E que estudos são esses? Em todas as grandes cidades do mundo se “enterram” os comboios metropolitanos. Aliás, a diferença do de Lisboa é que por exemplo não se faz (e a meu ver mal) o que se fez no recente aumento de linhas em Nova Iorque e o que se fez em tempos em Paris. Fazer os túneis exactamente por baixo das principais vias rodoviárias. E mais uma: há pelo menos um estudo feito para por exemplo, enterrar toda a linha de Cascais. Era uma obra imensa, mas libertaria toda a zona costeira entre Algés e Cascais. Não se enterram Linhas?!?!? Por amor da Santa. Quantos acidentes de Metro é que conheceu em Portugal?!? O mesmo não pode dizer dos comboios (CP). E lhe garanto ser impossível encontrar veículos automóveis nos túneis “feios, inseguros e tenebrosos” do Metro de Lisboa.

  13. t@ndre says:

    Viva os bairristas!!!

    PS: prefiro o metro de lx!! 😛

  14. Paulo Semblano says:

    Sorte a de vocês! Aquí no Brasil temos somente 5 cidades com metrô, e o total da quilometragem de todas essas linhas chega somente a 20% do metrô de Nova Iorque.
    E onde moro, no estado do ES, o projeto de metrô está arquivado há mais de 20 anos, para que se possa atender aos interesses financeiros dos proprietários das empresas de transportes de auto-carros.

  15. Tony says:

    A bem da verdade, pelos poucos lugares que andei nesse mundo, o Metrô mais bem integrado que usei foi o de Paris.

    De qualquer maneira, o sistema indicado nada tem a ver com a realidade de São Paulo (Brasil), minha cidade natal. Para dizer o mínimo, o dito cujo mostra uma linha (4 – “brown nose”?) que ainda não existe, cuja construção foi protagonista de uma grande tragédia na cidade há poucos meses… não fosse suficiente, o Amadeus omite uma linha (5 – lilás) que demonstra os desmandos governamentais, pois envolveu altos investimentos em uma linha que vai de “nenhum lugar” pra “lugar algum”. 🙁

    Em outras palavras, pelo menos no que diz respeito a São Paulo, o mapa apresentado pelo sistema é sofrível. Portanto, no caso específico dessa minha querida cidade, o melhor é consultar o endereço http://www.metro.sp.gov.br/redes/teredes.shtml

  16. pedro says:

    @Caro Mário Borges:
    A ignorância aborrece-me. Bem como o tradicional provincianismo de quem vive na capital. Eu trabalhei no projecto do Metro do Porto, e como não tenho mais nada que fazer esta noite esclareço-o do seguinte: O Metro do Porto chama-se metro ligeiro de superficie em português, pré-metro em francês, light rail em inglês, etc. O conceito é um intermédio entre eléctrico e metro tradicional. O que o distingue de um eléctrico é a circulação em canal exclusivo e segregado e a prioridade sobre os restantes transportes com que se cruza, incluindo sobre os peões. Só esta característica implica um sistema de controlo muito mais sofisticado que o de uma rede de eléctricos, como será fácil de perceber por quem visita este blog. Da mesma forma as composições costumam ser mais pesadas e com maior lotação que as do eléctrico tradicional (por ex., as carruagens do Metro do Porto não conseguem usar os trilhos do eléctrico da marginal do Douro devido ao raios de curvatura apertados). Também as tensões da catenária costumam ser superiores neste sistema, em comparação com a dos eléctricos. O que separa o metro ligeiro de superfície de soluções de metro tradicionais é, obviamente, a dimensão das composições, a sua potência, velocidade, e tudo o que é consequência destas diferenças: menor distância entre estações, menor capacidade de transporte por hora/sentido, etc. O traçado nem por isso os distingue, uma vez que há exempos de soluções enterradas e à superfície em ambos os sistemas de metro. O do Porto, por exemplo, tem 10% da sua extensão em túnel. Também a bitola não é factor de distinção: a do Metro do Porto é exactamente o standard da União Internacional dos Caminhos de Ferro para comboios, urbanos ou não: 1435 mm, mais pequena que a bitola dos comboios ibéricos, 1668mm, medida há muito arcaica. Da mesma forma há combóios em circulação em bitola métrica (1000mm) à semelhança do eléctrico de Lisboa, e esse facto não transforma o 28 num comboio, pois não? Quanto à sua opinião acerca dos motores das composições do Eurotram (o veiculo da Bombardier usado no Porto, Milão, Estrasburgo e Barcelona) serem Siemens, é a primeira vez que ouço isso. Será mesmo assim? Em relação ao facto do sistema eléctrico e de segurança (o que é o sistema de segurança??) serem da mesma empresa que electrifica os eléctricos de lx, também desconheço. Mas sempre lhe posso adiantar que a empresa em questão é um gigante da ferrovia, pelo que não me espanta. Também são responsáveis pela construção de inumeras linhas do metro de Londres, por ex (já agora a empresa em questão chama-se Balfour Beatty). Resta acrescentar que tenho orgulho em ter finalmente neste paizeco um sistema de transporte urbano contemporâneo e inteligente que integra autocarros, eléctricos, combóios e o aeroporto à semelhança do que acontece por essa Europa desenvolvida (Alemanha, França, Inglaterra, Itália, etc). Até na região de Lisboa parece que já se percebeu que actualmente esse é o caminho para a construção de sistemas de transportes de massas.Cumprimentos Bairristas

  17. António Carvalho says:

    O encerramento da ex-Sorefame foi um crime de lesa-Pátria e os responsáveis têm rosto. Pertencem aos partidos que des-governaram este País nos últimos 33 anos: O PS de Mário Soares (meteu o Socialismo na Gaveta), PS+CDS de Mário Soares e Freitas do Amaral, a Santa Aliança «Democrática» do PPD/PSD+CDS+PPM, do célebre BLOCO CENTRAL PS+PSD, de Mário Soares e Mota Pinto (que nos roubaram o salário…) do PSD de Cavaco Silva, novamente o PS de António Guterres do célebre orçamento do queijo limiano com o deputado do CDS Daniel Campêlo, do PSD+CDS de Durão Barroso e Paulo Portas, com o primeiro a «pirar-se» para Bruxelas, entregando a “batata quente” ao sequioso Santana Lopes+Paulo Portas e finalmente o «esmiuçado» Sócrates, que mais não fez do que prosseguir a política de direita dos seus prosélitos antecessores.São estes os #rostos# cúmplices do fecho da maior empresa de Metalomecânica e Material Ferroviário do meu País!

  18. Pedro Antunes says:

    O metro do porto é como o metro de Almada pois não se pode chamar outro nome se não metro de superfície enquanto o do metro de Lisboa é como o de nova York Espanha Istambul e de grandes cidades como Lisboa capital de Portugal tudo o resto são cidades de segunda classe do Porto admiro e muito um homem que quando for para outro mundo pois espero que seja daqui a muitos anos , o Sr. PINTO DÁ COSTA símbolo dá cidade.

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