Elon Musk já explicou por que o vidro da Tesla Cybertruck se partiu em palco
Com a apresentação da Cybertruck, a Tesla marcou uma nova posição no mercado. Não tem apenas uma excelente oferta no campo dos carros elétricos, mas tem também uma oferta com um design único.
Na sua apresentação, Elon Musk mostrou várias capacidades únicas da sua pickup, principalmente na proteção que oferece. Para além de ter uma estrutura em aço inoxidável, também o vidro tem proteção. O problema foi que este não resistiu aos testes em palco. A Tesla já sabe o porquê e Elon Musk revelou-o.
Um problema na apresentação da Cybertruck
Da apresentação da Cybertruck que Elon Musk fez em palco na semana passada, o momento de maior impacto foram os testes. O CEO da Tesla pretendia mostrar a resistência dos materiais usados na construção da sua nova proposta. Em especial focou-se no material usado na estrutura e também das suas janelas.
Pois os problemas surgiram quando o responsável pelo design da Cybertruck, Franz von Holzhausen, jogou 2 esferas de metal contra este carro. Ao contrário do esperado, estas janelas partiram-se e deixaram Elon Musk naturalmente surpreso e aborrecido.
Yup. Sledgehammer impact on door cracked base of glass, which is why steel ball didn’t bounce off. Should have done steel ball on window, *then* sledgehammer the door. Next time …
— Elon Musk (@elonmusk) 25 de novembro de 2019
A causa desta falha foi revelada por Elon Musk
Mas agora, passados alguns dias, este problema foi finalmente esclarecido por Elon Musk. É já conhecida a causa do problema que a Tesla teve em palco e que causou embaraço na apresentação da Cybertruck.
Tudo está na forma como os testes foram feitos, em especial o que antecedeu o atirar das bolas de metal. Ao testar a resistência da porta, foi usada uma marreta para tentar causar danos. Estes não aconteceram de forma visível, mas acabaram por partir a base do vidro da pickup da Tesla.
Franz throws steel ball at Cybertruck window right before launch. Guess we have some improvements to make before production haha. pic.twitter.com/eB0o4tlPoz
— Elon Musk (@elonmusk) 23 de novembro de 2019
Vidro da pickup da Tesla é mesmo seguro
Assim, e ao testar a resistência com a bola, este vidro acabou por se partir. Este já tinha perdido a sua rigidez estrutural e por isso foi simples de acontecer o que foi visto na apresentação. A Tesla já mostrou que a resistência destes é mesmo elevada e que garantem uma proteção elevada aos utilizadores.
Curiosamente foi também revelada a razão das linhas usadas na Cybertruck. Deve-se ao metal usado, o aço inoxidável 30X ultrarrígido e laminado a frio não pode ser trabalhado de forma fácil porque isso partiria a máquina de moldar. Assim, acaba por ficar com esta forma, simples de implementar e que para muitos é atraente e apelativa.
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Ringo H.W. Chiu/AP
Fonte: Tesla Cybertruck
Neste artigo: Cybertruck, Elon Musk, pickup, Tesla, vidro
Kkkkkkkkk desculpas esfarrapadas para o fiasco total, não queria estar na pele dele naquele momento. Kkkkkkkkkkkk, vejam só como meu vidro é resistente… Crashhh Crashhh. Kkkk
Deste-me arrepios com este comentário… se calhar é melhor voltares para a tua cave sff
+1 “kkkkkkk”
Olha que acho que partir o vidro foi a melhor coisa que podia ter acontecido.
Falha-se muito nisso e daqui a algum tempo só nos lembramos daquilo que andamos a falar (decorar).
Claro que foi propositado. lol
Como são as explosões do SpaceX’s, já que ninguem fala, vamos lá explodir uma navezita.
Deixem de ser cegos….
ahahahahah que boneco a spacex teve 2 falhas as outras foram em desenvolvimento
Resumindo, tenho razão…. Como alguns iluminados diziam que os vidros foram partidos de forma propositada, para captar atenção dos médias. As explosões das spacex também seriam com o mesmo propósito. Só que não…
que explosões mesmo? houve 2 as outras falhas foram em desenvolvimento e pelas 400 falhas que tiveram a aterrar agr são a única empresa que consegue aterrar e voltar a reutilizar booster.
So para avisar que a nasa matou mais de 10 pessoas no shutle
A nasa matou 10 ? Na SpaceX quantos já voaram ? E quando voarem e se voarem, achas que vai acontecer o quê ? Quantos já morreram em aviões ? E no entanto, milhões voam por dia… É com cada observação…
Nunca pensei escrever isto… mas acho que o xoninhas tem razão.
Temos que esperar por alguns voos tripulados para ter uma comparação justa.
Mas xoninhas, registei a facadinha do custume: “E quando voarem e se voarem”… Neste momento, são os que mais perto estão de voar com tripulação a partir de solo americano.
O vidro partiu? ok… falhou? não. Qualquer pessoa dentro do carro não sairia com lesões graves. Agora experimente isso no seu carro e veja quem é que tem o melhor vidro.
Agora o design da pickup, por amor da santa.
Fanboy alert
Tenha calma, aconteceu, porque tanta raiva a tentar justificar, é por pessoas com cegueira crónica por algo, que não sabe avaliar virtudes e defeitos que se elegem “ditadores” e este mundo esta como esta, deixe de ter uma atitude de ignorante
O ponto aqui é entender que as pessoas falam mal, por falar. Tal como se ofendem com tudo e com todos.
Efectivamente partiu sim, mas a esfera não entrou no habitáculo. Vidro eventualmente parte, seja de que forma for.
Hater alert?
Ele levanta um ponto valido, vidro danificado mas não estilhaçado, não houve penetração do projectil.
E critica o design do veiculo.
Como é que isso é um fanboy?
Quando você vai pagar 90000 euros (sim, que os 55000 euros que vai custar, em 2027, é só pela estrutura, pois se quer os pneus todo o terreno, são mais 1900 euros, se quer direcção assistida, são mais 3800 euros e se quer a condução autónoma são mais 17000 euros), é para ter algo que cumpre o que lhe vendem. Se compra um carro que, tecnicamente, diz resistir aos impactos de uma pedra a 80kmh, só resiste se a pedra acertar em cheio no vidro, pois se acertar na chapa e ressaltar para o vidro, entra no automóvel.
@Miguel Costa,
Fui lendo o comentário até chegar ao ponto em que diz que conducao autonoma sao mais 17000Euros, só mostra que fala por falar e sem qualquer tipo de conhecimento de causa.
Isto é um problema grave que tem vindo a acontecer com a proliferacao de pessoas com um QI um pouco mais baixo que a média a usar a internet.
Antigamente vinhas até este tipo de blogs/foruns, e encontravas pessoas com inteligencia, efectivamente interessadas em discutir um assunto e a serem factuais ou quando nao o eram, deixavam claro que nao estavam a ser factuais.
Hoje em dia, pessoal como voce, comenta como se fosse factual, mesmo com a quantidade e facilidade de acesso a informacao.
Primeiro, eles nao vendem apenas a estrotura, os valores referidos sao para um carro completo.
Depois tens opcoes apra 1, 2 ou 3 motores.
Como extras, tens autopilot, que custa a volta de 6000Euros e nao 17000.
Quanto ao resto, como pudemos ver nos videos de apresentacao, uma esfera de metal nao foi capaz de entrar no habitaculo do carro, partiu o video é certo, mas mesmo que nao fosse suposto partir, se alguém tivesse atirado com aquilo ao meu carro ficaria extremamente contente por o projectil nao ter entrado no habitaculo.
Agora volte lá para a sua caverna e aproveite e tente fazer o mesmo no seu bolide, depois conte a experiencia.
Por cá, 2 Tesla na garagem, e pré encomenda do Cybertruck feita.
E quando juntas dinheiro para o curso de educação e comunicação escrita ?
@xoninhas,
Antes isso que andar pela Internet a espalhar doenças
Meu caro,
Que não goste ou que não entenda o ponto, isso é uma coisa.
Agora que tente apresentar considerações e valores sem nenhuma base factual, isso é insultar a inteligência de todos os que lêem o seu inqualificável post!
Se você escrevesse o que escreveu, nos EUA, estaria a trabalhar o resto da vida para pagar uma indemnização à Tesla.
o que quer dizer kkkkk???
Penso que seja a simular um motor de combustão a arrancar.
problemas no motor de arranque
Kkkkk rachei de rir.
Kkkkkk a sério, boa…
Pro Filipe e o Cortano. 🙂
N1ldo, ainda bem que achou piada, não estava a gozar, era apenas uma piada 🙂
Também fiquei curioso o porquê de tantos “kkkkkk”…
Pesquisei e parece que é uma brasileirada, sinónimo de rir, porque no Brasil, o “k” lê-se “ka” e supostamente kakaka é o som que se faz a rir!
Fiquei sem perceber, pois ninguém se ri com o som de “kakakaka”….
Só eventualmente algumas aves raras….
Exatamente, também poderia ser hihihi, hahahaha, hehehehe etc…
Em PT-PT não faz sentido mesmo. Kkkk.
Seria kapa, kapa, kapa, kapa.
Se aqui desse pra pro emotions, eu poria uma daqueles que choram de tanto rir.
Pois mas em PT-BR também não faz sentido…
Ninguém ri “ka ka ka” mas sim “ha ha ha” são coisas bem diferentes!
@Hugo Nabais,
Penso que seja melhor proceder a um desenho técnico para ele eventualmente vir a perceber.
Pior só mesmo o rsrsrsrsrsrsrs
Deve ser pessoal a rir.se que nem o Muttley que passava na cartoon network
Uma grande quantidade de potássio…
Volta a por a pedra em cima
Mas que parvoíce de Kk é esta?
É alguma doença?
Quer isto dizer que não cenário real também não podem acontecer contratempos, caso contrario o vidro pode partir. Ta bem ta
*que num cenário
E o vidro de trás? A bola atirada ao vidro de trás foi atirada com muita calma e acho que não levou com nenhuma marreta.
Tretas…
não levou ? aconcelho a veres a apresentação completa antes de fazeres figuras de parvo
aconselho 😉
Eu agradeço que o vidro parta e desapareça como um carro normal, em caso de incêndio ou acidente quebrar para fugir…
Exatamente, inclusive para se partir um vidro, por dentro parte-se mais fácil, caso seja necessário numa emergência.
Tanta gente preocupada e nem sequer vão comprar aquela abominação…
Não é bem por aí, isso é mais ou menos como desfile de moda, ninguém usa aquelas coisas horríveis, mas aquilo dita as tendências, essas “tecnologias” acabam sendo usadas.
Está no YouTube um vídeo do JerryRigEverything acerca de carros à prova de bala (e vidro, especificamente). Sugiro que dê uma vista de olhos e se cultive um pouco.
Rapaz é incrível como só tem sapientes aqui não acha?
Vc é um deles, tem doutorado em informações de youtube.
Kkkkkk
@N1ldo,
Considerando os seus kkkkkk, creio que seja experiente no que diz respeito a balas nos vidros de carros/casas e por aí fora.
Por isso teremos de ter em consideracao a sua vasta experiencia sobre o assunto, na Europa, nao temos grandes problemas com assaltantes armados daí que temos que nos informar acerca do assunto através de videos no Youtube e afins.
ISto faz-me lembrar o “blue screen of death” de uma apresentação da microsoft há uns valentes anos, ou quando o Steve jobs, numa apresentação, o iphone teve problemas com o wifi. Cenas que acontecem quando se faz coisas em directo e com publico ^_^.
O bom disto, principalmente na era digital em que vivemos, é que se trata de publicidade grátis. O veiculo não seria tão falado se nao fosse este “fiasco”.
“you will notice this scanner build… wow…”
Foi fantástico.
se partiu cara. se partiu.
Não foi a cara, foi mesmo o vidro. Se o martelo partiu o vidro em baixo é óbvio que o resto também iria partir.
Pronto , qualquer pessoa ficou a saber como partir o vidro….primeiro bate-se na porta , depois parte-se o vidro….obrigado Elon Musk
Então quer dizer que depois de um acidente os vidros têm que ser todos substituídos, mesmo que apresentem dados?
Bem os assaltantes já sabem o que fazer se quiserem roubar a carrinha.
Primeiro dar umas marretadas bem valentes na porta e depois outras no vidro e está feito….
Como comentou, mesmo em cima do acontecimento, o Zack do JerryRigEverything: https://youtu.be/DG9ezAuSn4c?t=233 😀
«Glass is glass and glass breaks!»
noticia dramatica
O Elon Tusk não permitiria que isto acontecesse…
eheheh… busted….
A mesma coisa para a “luta” entre a Cybertruck e a F150 da Ford.
Meteram a Tesla a puxar a versão mais básica da F150, que nem tração às 4 rodas tem e que tem um motor eco de 1.6.
Não tenho nada contra a inovação nos EVs, mas a forma como a Tesla faz o seu marketing irrita um bocado.
quando é que o marketing não irrita? 🙂
Há marketing inteligente, que não compara maças com laranjas, etc.
Por acaso o Elon concordou e em emprestar uma cybertruck a Ford para fazerem eles o teste, quero ver como vai ficar.
Não faz sentido comparares um EV com um a combustão, já que o EV tem toda a potência no arranque, o de combustão não.
Quando a Ford lançar a sua pick-up EV, aí sim, faz sentido comparares.
A Ford pode pagar na Tesla, e fazer um teste diferente:
P.ex., A F150 andou 1200 kms* com um depósito, a Tesla ficou a meio caminho
* valor ilustrativo
Achas válido este teste?
Depois podem fazer outro teste diferente… quem é o maluco que conduz por 1200km seguidos para ter a necessidade de um carro que percorra 1200km com um depósito.
A isso juntar o facto de que quanto mais combusível tiver, mais peso, logo menos performance e mais consumo.
No final dos 1200km, chegam os dois ao destino mais ou menos ao mesmo tempo.
O mesmo se aplica a puxar um carro a puxar em sentido contrário.
Acerca dos kms, quer dizer que a pickup pode estar vários dias no monte sem precisar de abastecer.
@Cortano
Sim porque vais fazer 1200km no meio do monte, sem nunca ver civilização.
Mesmo na Austrália em quintas do tamanho de Portugal era na boa, já para não falar que irá vir com opcional para painéis solares.
Nao creio que haja uma F150 nos EUA com motor 1.6…
Motores tao fraquinhos é coisa de Europeus.
Correcção:
Motor V6 2.7, com 325 cv., em que a própria Ford diz que não é o motor ideia para quem queira transportar ou rebocar muito peso.
Ah okay, então está longe de ser 1.6.
A questão aqui é que qualquer pickup não terá muitas hipóteses e isso será independente do motor ou potência.
Isto por várias razões, e basta pensar um pouco para perceber.
Primeiro por mais potência que um motor a combustão tenha, nunca o tem disponível de forma imediata como um elétrico.
Segundo, o peso da pickup da tesla deve de ser uns 500 ou 600kg mais do que a Ford.
No momento em que a pick up da Ford está a começar a ganhar alguma potência a tesla já a arrastou uns bons metros e a Ford nunca mais recupera.
Deviam de ter feito o teste era elétrico para elétrico.
O Elon Musk tema sua quota parte de genio como de louco mas na minha opinião isto foi marketing, bom ou mau falou-se imensamente nisto. Duvido muito que não tenha sido golpe de marketing da cabeça do Elon Musk.
Claro que foi propositado. lol
Como são as explosões do SpaceX’s, já que ninguem fala daquilo, vamos lá explodir uma navezita.
Deixem de ser cegos….
A carrinha foi apresentada, só vai começar a ser produzida em 2022, supostamente para ser entregue em 2023. Há que chamar a atenção, ao mesmo tempo que o preço triplica. Apresenta-se a 40k, se quiser algo mais do que o mínimo dos mínimos (um carro igual aos outros), são mais 80k. Além que as reparações só podem ser feitas em 4 unidades na Europa ou 15 nos EUA ou 3 na China.
who cares?
Julgava que uma das principais evoluções na construção/design de automóveis tinha sido o construir de carros que em caso de acidente se destroem, com diferentes níveis de dissipação de energia de modo a proteger o habitáculo… Se um carro destes, que pelos vistos não é afectado nem por uma marreta bater na porta do meu, como é que eu fico?! Fico a aguardar os teste de segurança europeus. Podem continuar a discutir janelas e flops…
Ainda temos tempo. Só está prevista começar a ser vendida na Europa em 2026-2027.
Onde estão as fontes que sustentem essa afirmação? Põe aqui o link onde mostre isso que afirmas, de outra forma és um impostor.
Vão catalogar a Tesla de veículo de transporte de valores para passar nos testes de segurança passiva!
Sim em caso de acidente se o metal nao amachuca acontece o que?
a traducao esta mal feita 🙂 , no twitter dizem que a “marreta” e que causou a quebra dos vidros e nao as bolas..
É feia? Gostos não se discutem. Para mim é brutal e poderá marcar uma nova viragem no design auto.
Já estas muito atrasado. Este design vêm direto dos anos 70. Uma nova viragem. Lololol
Ou tu é que está bloqueado no tempo e não evoluis.
Nem sempre os caminhos da evolução sempre linhas retas.
Neste caso até segue, hehehehee.
” … que para muitos é atraente e apelativa” LOLOLOLOLOLOLOL.
ri-me tanto que o ppl ao meu lado ate perguntou se estava tudo bem…
Desculpem a minha ignorância, mas supondo que esse veículo capota, este tipo de vidros não dificulta mais a operação de socorro?
Os puxadores dos carros deles já não saem para fora em caso de acidente portanto nada de novo.
Nao, é so mandar 2 bolas de metal 😉
Não, é so mandar 2 bolas de metal e os vidros partem
Vamos la ver se eu percebi, uma pancada de uma marreta em aço inoxidável ultrarrigido partiu a base do vidro super resistente dentro da porta, danificando a estrutura fazendo com que o topo do vidro partisse com o impacto da esfera.
Ora, eu não vejo a causa do problema, vejo dois problemas, sou o único?
Nao, ja outros viram
Do que me lembro só bateram com a marreta na porta dianteira.
Porque é que o vidro traseiro também partiu?
Foi com as vibrações… vá lá as luzes traseiras não terem caído, já não foi mau! 😀
”jogou 2 esferas de metal contra este carro”???? MAS EM QUE PAÍS É ESTAMOS AFINAL??!!!!!
Que palhaçada!
”jogou 2 esferas de metal contra este carro”???? MAS EM QUE PAÍS É ESTAMOS AFINAL??!!!!!
Que palhaçada!
https://twitter.com/i/status/1198199140133552128
A sessão de comentários fica ao rubro kkk
Como é possível tanta gente detestar a Tesla? Será que já fez algum mal a humanidade?
O tuga é o máximo kkkkk
Isto ^^^ é a triste verdade. O tuga tem aversão ao sucesso alheio, mesmo que isso signifique um mundo melhor para todos.
Atenção meninos!
Na lição de hoje vamos aprender algo completamente disruptivo:
primeiro mandem as bolas e só depois é que dão com o martelo, ok!?
😀
Ai depois caiam os dois vidros
Historia mal contada!
Se fosse essa a rezão o vidro de traz não teria partido.
Quando mais fala mais se enterra!
ABC…
Tambem penso isso, porque so deu com a marreta na porta, entao o outro vidro nao deveria ter partido porque o impacto da marreta foi so no vidro da porta
Quer dizer que o vidro não parte à primeira mas parte à segunda!
Mas os vidros sao separados, a marreta acho que so acertou na porta, mas o vidro do lado tambrm se partiu
“(…) explicou por que o vidro”
“Explicou PORQUE É QUE o vidro…”
Carro muito feio
em relação aos kapas que os nosso conterrâneos do Brasil usam quando querem manifestar riso… cada é livre de se exprimir como quer acho eu. se estão preocupados com a propagação desse efeito basta não replicar o uso e deixá-los livremente se exprimirem como querem. Julgo que é mais democrático
Entao mas… E como vais partir o vidro em caso de ficar preso no carro? É muito bonito mas…
Eu cá acho que é melhor não usarem vidros de vidro.
O desenho é atroz…podem continuar para melhorar!
Eu tambem…essa é mesmo a unica solução…