Fim da privacidade? Facebook testa reconhecimento facial para autenticar contas
Tal como qualquer outra gigante tecnológica, também o Facebook explora tudo o que consegue no campo das novidades. Foca-se no que consegue dar ao utilizador, mas também naquilo que consegue receber em troca.
Ainda em testes e sem ser conhecido, está uma possível novidade para os utilizadores. O Facebook prepara-se para usar reconhecimento facial para autenticar as contas dos seus utilizadores. Será apenas uma medida de segurança ou a privacidade será posta em causa?
Será o fim da privacidade dos utilizadores?
As questões de segurança têm inegavelmente assolado o Facebook em todas as vertentes. Em causa estão sempre os dados dos utilizadores e a forma como estes são explorados, quer pela rede social quer pelos seus parceiros.
No meio de toda esta confusão e processos, o Facebook prepara-se para em breve recolher um dado importante dos utilizadores. A empresa tem em testes o reconhecimento facial dos seus utilizadores nas suas apps móveis.
Reconhecimento facial nas apps móveis
Do que pode ser visto nas imagens obtidas, o utilizador deverá gravar um vídeo para o seu reconhecimento facial. Este deverá rodar a cabeça para permitir a sua identificação e para confirmar que é uma pessoa real.
O Facebook garante que o vídeo não será visto por ninguém. O mesmo será eliminado 30 dias após a identidade das contas dos utilizadores ter sido confirmada. Há aqui claras preocupações de privacidade, mas este é sempre um tema dúbio na maior rede social da Internet.
Facebook is working on Facial Recognition-based Identity Verification, asking users take selfie looking at different directions pic.twitter.com/w4kZHEpDeG
— Jane Manchun Wong (@wongmjane) 5 de novembro de 2019
Novos problemas para o Facebook?
Não se sabe ao quando esta novidade será apresentada e se será apenas para este fim. O código e outros elementos estão já presentes na app, devendo estar em testes internos na empresa. Mais tarde deverá ser aberto a todos os utilizadores.
Depois de todos os problemas acontecidos no passado, esta pode ser mais uma fonte de problemas. A face do utilizador já existe nas suas fotos, mas fica agora gravada de todos os ângulos e com qualidade para ser usada noutros processos. Só o tempo dirá se é ou não o fim da privacidade no Facebook.
Este artigo tem mais de um ano
Título estúpido…
Ora a privacidade já se foi ao usar o Facebook e a pôr lá fotos nossas, qual a diferença por o login ser feito por foto?
Eu vejo pelo menos duas diferenças.
1- Há quem tenha Facebook para colocar, por exemplo, fotos profissionais dos trabalhos que realiza e não aparece em nenhuma.
2- Há quem coloque fotos de grupo e o Facebook não saberá, entre tantas pessoas, quem é o dono da página.
Com login com foto, as dúvidas são tiradas. O dono da página é aquele fulano e ponto final.
Mas é opcional…
Fazes assim se bem entenderes.
sim é opcional, mas quem o faz, é como dar a chave de casa ao facebook, neste caso a cara. para fazer o login por reconhecimento facial é preciso ter o 3D da cara. muito mais que uma simples foto tirada sozinho, em grupo ou de uma montanha…cada um sabe de si…mas quem te avisa…
Estas muito enganado, ora se I Facebook já sugere os nomes de quem está na foto, se ainda a poucos dias se falou no sistema biométrico dos aeroportos, se o Android e o iOS o fazem, qual a dúvida?
Dar a chave da casa é assim que te ligas na net, tudo o resto é “peanuts” como diz o Jasus. Apesar de usar o facebook praticamente só para fotos de landscapes, não tenho problema nenhum em fazer o login por reconhecimento facial, não sou nenhum James Bond e acredito que se quiserem invadir a minha privacidade, facilmente o fazem. Por exemplo, o GPS do meu telemóvel está sempre ligado, a net também.
É bem piorado isso,se até aqui as fraudes passam pelo roubo de password,pasa a existir roubo do “Reconhecimento facial” no meu caso á já alguns anos que encerrei a conta do Facebook,no Google+ aconteceu algo semelhante,e a própria Google encerrou o g+
+1
“Reconhecimento facial” – #AstaLaVistaBaby!
A meu ver o maior problema é o cruzamento de dados, por exemplo numa foto de grupo em que o facebook reconhece e identifica automaticamente todas as pessoas, sem que elas o autorizem e depois ainda partilhar essa informação com entidades externas.
Um patrão vai descobrir se o empregado estava mesmo doente ou foi ver a bola, uma mulher faz download de uma app para localizar o marido num restaurante com a amante onde um dos empregados tira uma foto de aniversário noutro grupo, etc etc…
Fim da privacidade tal e qual a conhecemos!
ja percebemos que o teu problema é as fotos que a amante tira 😉
sempre podes nao ter conta no facebook, como eu, que nunca tive nem nunca senti falta de o ter.
Evolução das “coisas” quando não existia internet,as pessoas já eram burladas,muitas vezes porque facilitavam,hoje com a internet,acontece o mesmo é importante ter a certeza a quem damos os nossos dados e não facilitar
Não me afecta. O meu Facebook não tem fotos pessoais nem sequer o nome e morada e restante info é correcta.
Será que estou em perigo também?
tu nao mas pelos vistos os outros estao….
Vejo isto apenas e só como mais um método para fazer login.
Não me parece que possam obrigar os utilizadores a usar este método de autenticação.
Aliás, basta arranjar a cabeça de um manequim e fazer um vídeo com isso.