Dica: O Chrome vai gastar muito menos memória! Teste já esta novidade
Apesar de ser o browser mais usado na Internet, o Chrome tem alguns problemas bem identificados. A Google tem procurado resolvê-los, mas ainda não conseguiu de forma total ultrapassar estas situações.
A que mais vezes é referida é o consumo excessivo de memória RAM. O impacto espalha-se a todo o sistema e depressa se notam quebras de desempenho. A Google tem estado a trabalhar neta área e agora tem uma novidade.
O Chrome vai consumir menos RAM
Por agora está apenas em testes, mas esta novidade pode ser já usada por todos. Está apenas na versão Canary do Chrome, mas pronta a ser usada. A ideia da Google passa por congelar os separadores que não estão em uso. Estes vão ser ativados quando o utilizador regressar a eles.
Para o testar precisam de ter o Chrome Canary instalado e pronto a usar. Abram o endereço chrome://flags e procurem a flag Tabs Freeze. Esta deverá estar com o valor Default.
Novas opções para gerir a memória dos separadores
O Chrome tem presente 3 opções disponíveis, cada uma com um resultado diferente e previsível. Cabe ao utilizador escolher qual quer no seu browser. Temos assim as opções Enabled, que irá bloquear os separadores ao fim de 5 minutos.
A Enabled Freeze -No Unfreeze tem o mesmo comportamento da anterior, mas não com uma pequena diferença. Os separadores não vão ser recuperados mais tarde, de forma automática. Esta não será a opção a ser usada.
Por fim, temos a terceira opção. Esta chama-se Enabled Freeze -Unfreeze 10 seconds every 15 minutes e tem um comportamento peculiar. A cada 15 minutos vai ter os separadores ativos por 10 segundos.
A Google tem muita informação de controlo
Para controlar todos estes processos, a Google criou no Chrome uma página específica. Esta pode ser acedida no endereço chrome://discards e mostra muita informação útil.
Aqui vão poder agir sobre os separadores abertos, congelando-os ou descongelando-os conforme a necessidade do utilizador. Há ainda informação sobre a base de dados de separadores e gráficos das ligações de cada página presente.
Este pode ser um passo importante para o Chrome e para a Google. Limitar e otimizar os recursos que este browser consome são uma prioridade e é urgente que seja conseguido. Os testes de memória RAM vão continuar e caso tenham sucesso esta novidade passa a produção.
Este artigo tem mais de um ano
Não noto diferença
Notei alguma coisa mas será que na versão final vai trazer tb? Cada vez cone mais memória este Chrome.
Ou então: Firefox e deixar de patrocinar a monocultura web e esta espionagem da google
O Firefox atualmente gasta mais RAM que o Chrome. É de loucos
whaaattt?
No meu pc garantidamente que não!!! é mesmo mais o oposto!
no meu pc o firefox usa o dobro de ram a mais do que o chrome
Ora nem mais 🙂
e a quantidade de addons para firefox a fazer o mesmo…
procurando por “Tab Suspender”, é as “Pasadas”!!!
Se consome menos é bom
Opera ou Vivaldi
Aparentemente, é um comportamento similar da extensão “The Great Suspender”, que muitos já utilizam.
Tem alguma coisa a ver com isto:
https://pplware.sapo.pt/informacao/google-chrome-consome-muita-memoria-a-microsoft-pode-dar-uma-ajudinha/
Estes browsers modernos, quando confrontados com 5 ou 6 tabs, acabam-se por consumir demasiada memória ram , visto que correm scripts pesados em ficheiros php, js. Um exemplo é o inifinity scroll, isto já é algo que consome 1 giga à uma só página. Opera tem sido uma opção melhor. A trocar por menos: Não é o navegador, são os códigos de redes sociais pesadíssimos.
PHP é server side, corre apenas no servidor e não no Chrome.
Para diminuir é só usar o Firemin que está resolvido.
Boa dica!
Pode-se usar o Firemin no Chrome na versão portable.
No Firefox realmente diminui a RAM gasta mas aumenta o “consumo” do CPU o que num notebook pode ser problemático…
The great suspender para o Chrome:
https://chrome.google.com/webstore/detail/the-great-suspender/klbibkeccnjlkjkiokjodocebajanakg
Agora que o novo EDGE diz que consegue funcionar tão bem como o Chrome sem tanta memória é que o Chrome começa a fazer alguma coisa…