Facebook avalia e recolhe bibliotecas dos smartphones Android às escondidas
A relação do Facebook com a privacidade é conturbada. Os casos são por demais conhecidos e as situações não abonam para os utilizadores e os seus dados. A empresa tenta melhorar esta situação, mas, na verdade, os novos casos não param de surgir.
Uma nova análise ao código da app do Facebook para Android e ao seu comportamento revelaram uma situação que pode ser considerada anormal. A app está a analisar e principalmente a recolher as bibliotecas do Android sem uma razão aparente.
O Facebook está novamente a fazer recolhas
O comportamento agora descoberto é no mínimo estranho. Detetou-se que a app do Facebook para Android analisa as bibliotecas presentes no sistema e que as envia para os servidores da rede social. Esta é avaliação que é feita periodicamente e não visa os dados do utilizador. Apenas e só as bibliotecas do sistema são visadas.
Aparentemente o Facebook está a criar uma coleção de todas as diferentes bibliotecas existentes nos smartphones Android. O nome dado a este projeto é já conhecido: Global Library Collector. A descoberta foi feita por Jane Manchun Wong, conhecida por descobrir novidades nas apps do Facebook ou Instagram.
Facebook scans system libraries from their Android app user’s phone in the background and uploads them to their server
— Jane Manchun Wong (@wongmjane) 30 de agosto de 2019
This is called "Global Library Collector" at Facebook, known as "GLC" in app’s code
It periodically uploads metadata of system libraries to the server pic.twitter.com/olwk1BPMoQ
As bibliotecas do Android são agora as vítimas
Ao analisar as comunicações feitas pela app no Android, descobriu que estavam a ser enviados dados para avaliação das bibliotecas. Caso estas não estivessem registadas, o processo seguinte seria simples. Posteriormente, são comprimidas e remetidas para o Facebook.
Não havendo dados dos utilizadores associados, ficam de fora quaisquer questões de privacidade. No entanto, o Facebook nunca referiu que faz esta recolha e está, ao mesmo tempo, a consumir recursos e dados de forma desnecessária aos utilizadores.
O estranho neste processo não é comunicado e não pode ser desligado pelos utilizadores. Existem já algumas teorias que explicam este processo de recolha de bibliotecas do Android pelo Facebook. Muitos alegam que é para conseguir despistar problemas nas suas aplicações.
É a app que está a recolher os dados
Como existem pequenas alterações nas bibliotecas, dependendo dos fabricantes, eventualmente podem provocar problemas. Outra dá conta da tentativa de acesso a APIs que a Google entretanto bloqueou para segurança dos utilizadores.
A verdade é que o Facebook não justificou este processo e nem veio a público explicar a razão pela qual faz a recolha destas peças da Google e de outros fabricantes. É mais um mistério que fica por esclarecer no universo da maior rede social da Internet.
Este artigo tem mais de um ano
…só os anjinhos é que achariam que não!
Alguém é básico que, depois de tanta história a roubar e vender dados dos utilizadores, ainda usam apps do Facebook? O Facebook não paga impostos na Europa, ganha imenso dinheiro vendendo dados privados dos utilizadores, usa imensa bateria e… alguém ainda usa algo deles? Masoquismo
+1
ignorância da nisto, triste!
Deviam falar o /e/ foundation phones. Poucos portugueses sabem da existência disso! E olha que é uma iniciativa européia!
Está na altura também dos velhotes deixarem o FB.
O Facebook é um cancro.
Deveria haver uma Lei para remover essa aplicação de todos os telemóveis.
Só não o faço do meu, porque tenho amigos e familiares, onde mantenho o contato por lá, caso contrário era remover já.
pois.. isso é a desculpa de todos….
Se as pessoas têm Facebook têm obrigatoriamente email. E5falso que estejam contactáveis Apenas pelo Facebook.
Aí é que está o busílis da questão. A desculpa para a utilização, seja do FB seja WA, é a possibilidade de contactar familiares e amigos, mormente os que estão no estrangeiro. O que significa que até ao advento desses meios, não os contactavam. Admito que tornou o contacto muito mais fácil, mas de mão dada com o “fácil” veio tudo o resto. Com os mesmos equipamentos têm outras ferramentas, eventualmente muito menos intrusivas, que permitem perfeitamente o contacto.
amigos e familiares se que me querem contactar têem o meu numero.. nao preciso do facebock
+1. E email. E SMS. E usam precisamente os mesmos equipamentos.
a unica coisa que está em questão é por quem queres ser espiado… Email? por acaso alojas o teu email pessoalmente?
SMS? o estado obriga a guardar os “metadados” de todas as comunicações moveis durante X anos (já não tenho a certeza se são 2).. nem sequer especificam o que no entender deles o que raio são metadados
Sem dúvida! Assim, és espiado pelo email, SMS, FB, WA, INSTAGRAM, TWITTER, ….Se não tiveres essa tralha toda, nomeadamente estes últimos, fica talvez um pouco mais contido. Não achas?
Protonmail é excelente pra privacidade
Sim, mas o ideal seria criar um email descentralizado e anônimo, estes serviços só existem na Deep Web, aí nem NSA, nem FBI tem acesso.
Esta recolha também sucede a quem usa apenas o Facebook via browser? Não tenho a APP instalada no meu Nokia 8.
É por isto que eu não tenho Facebook no smartphone.
facebook e android no mesmo dispositivo! ahaha selecao natural
Me assusta que ninguém ainda tenha fechado essa empresa com tantos e tantos problemas de privacidade, se a MS que faz pior continua no mercado… Deveria haver algum conselho pra verificar isso e não deixar as empresas fazerem o que quiser. Doentio. E ainda tem gente que usa o facebook mesmo com tantos abusos, só burros!
+1
As pessoas que usam facebook e não ligam são as mesmas que dizem que não tem nada a esconder, mas quando vão ao banco sacar dinheiro não deixam ninguém ver a senha.
É hipocrisia num nível absurdo.
É por essas e outras que não sou a favor do anarcocapitalismo, precisa existir um estado, mesmo que mínimo pra evitar que empresas mercenárias tomem conta do mercado e façam o mal. Facebook, WhatsApp e Instagram são apenas a ponta do iceberg. Google, Microsoft, Apple são outras problemáticas também.
E se usar o facebook através do navegador no android?!
Adeus, FB no telemóvel…
O Fakebook é um nojo.
Mal posso esperar para que Bruxelas lhes trate da saúde, pondo-os na ordem com uma multa milionária…