Moeda digital oficial da China está quase pronta para ser lançada no mercado
A China é reconhecida como o país onde estão localizadas mais farms de mineração de criptomoedas e onde o mercado financeiro está a evoluir a passos largos para a digitalização. Intrinsecamente ligadas às criptomoedas estão as restantes moedas digitais.
Nesse sentido, o Banco Central da China anunciou agora que o país está a terminar o desenvolvimento da sua moeda digital e que em breve estará em circulação.
O governo chinês demonstra-se contra a mineração de criptomoedas por entender que é um desperdício de energia. Contudo, a China é um dos países onde há mais interesse por Bitcoin e restantes divisas digitais.
Tendo perfeita noção desta realidade, o governo chinês iniciou o desenvolvimento de uma moeda digital há cerca de cinco anos. Ontem, no encontro do China Finance 40 Group, um executivo do Banco Central da China anunciou que a moeda digital está quase pronta e será em breve lançada no mercado.
The People’s Bank of China is the upper level and the commercial banks are the second level. This dual delivery system is suitable for our national conditions. It can use existing resources to mobilize the enthusiasm of commercial banks and smoothly improve the acceptance of digital currency.
| Mu Changchun, chefe do departamento de pagamentos do People’s Bank of China
Esta moeda digital associada a um Banco Central (CBDC) recorrerá a tecnologia Blockchain para manter a integridade da rede. No entanto, o Blockchain não será o único meio usado para a execução das transações. De modo a obter mais rendimento, o Banco Central chinês irá recorrer a outras tecnologias, que não especificou.
A China tem já implementadas diversas tecnologias de pagamentos virtuais, mas não é uma verdadeira digitalização da banca. Serviços como o Alipay e WeChat Pay - serviços idênticos ao PayPal - são extremamente usados no país. Não obstante, esta moeda digital do Banco Central elevará a digitalização do mercado financeiro chinês para outro nível.
Saiba mais sobre a tecnologia Blockchain
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Shanghai Securities News
“Esta moeda digital associada a um Banco Central (CBDC) recorrerá a tecnologia Blockchain para manter a integridade da rede.”
Falta perceber em que se traduz a associação ao Banco Central da China. As criptomoedas não têm qualquer associação a bancos centrais. A tecnologia Blockchain (que permite a circulação de informação em blocos, fortemente encriptada, à vista de todos e que tem servidores tão dispersos para garantir a sua autenticação que não é possível falseá-la) é usada pelas criptomoedas mas também pode ser usadas noutros cenários.
Por isso, não me cheira que a China lance uma criptomoeda. Vou mais pelo renmimbi (RMB, a moeda chinesa) com suporte digital. Na lógica da luta da China contra o dólar. Portugal já emitiu dívida pública em RMB.
A China está em todas, com uma estratégia global. Só para quando o “comunismo chinês desenvolvimentista”, sorrateiramente, se tornar o sistema político e económico dominante.
Certo..as criptomoedas nao tem qualquer associação com bancos centrais nem governos mas na própria noticia diz que a China tem o maior numero de farms de mineração. E no fundo nao ‘e a mesma coisa que um governo controlar o dinheiro como ja esta a fazer?
‘E por esta e por outras que as criptomoedas nunca irão funcionar.
Na matéria não diz que a China vai lançar criptomoeda e sim moeda digital. Se você ler com mais atenção irá entender.
Adiantaste muito 😉
É o RMB em suporte digital ou é o quê?
Acabou a liberdade!