TDT: Afinal quais serão os dois canais que estão em falta?
A TDT (Televisão Digital Terrestre) chegou a Portugal em outubro de 2008, em emissão experimental, a partir do retransmissor de Palmela. Depois de ultrapassadas várias barreiras tecnológicas e de mercado, a TDT chegou aos portugueses em 2012 e hoje estão disponíveis sete canais: RTP 1, RTP 2, RTP 3, RTP Memória, SIC, TVI e o Canal Parlamento... mas faltam dois.
Saiba quais serão os dois possíveis canais que poderão fazer parte da grelha do TDT (no imediato).
São sete os canais que fazem atualmente da grelha do TDT. Como já é do conhecimento público, o 5G em Portugal vai obrigar a mudanças no serviço.
A libertação da faixa, que deve começar no último trimestre de 2019 e decorrer até 30 de junho de 2020, implica que haja uma migração da televisão digital terrestre para uma nova faixa de frequências – Saber mais aqui.
Novos canais da RTP poderão fazer parte da TDT
Não está fácil a decisão para encontrar os dois canais em falta para completar a grelha do TDT. O processo parece não estar parado, e a RTP Açores e Madeira poderão ser os dois canais escolhidos para encaixar de imediato na grelha da Televisão Digital Terrestre (a nível nacional)... até para cumprir o que foi prometido pelo Governo.
No entanto, poderão ainda existir propostas dos privados, sendo que tudo está em aberto tanto ao nível comercial como ao nível técnico.
A televisão digital terrestre ou TDT veio substituir a televisão tradicional. O sinal de televisão passou a ser transmitido de forma digital, em vez da forma tradicional (analógica), continuando a ser captado por uma antena exterior ou, em zonas de melhor receção, por uma antena interior.
Que canais gostaria de ver naTelevisão Digital Terrestre?
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Já ouço falar em TDT há mais de 20 anos…
que seca!
pelo vistos nem ao privados interessa estar na TDT. ;( LOL
Mais canais da rtp que ninguem vê mais vale estarem quietos!!!!
Tvi 24 e sic noticias
Mais 2 canais que são lixo…
Olhem para a tdt de Espanha e comparem com a nossa vergonha da tdt…
Tirar RTP 1, RTP 3, SIC e TVI. Não valem nada.
Há que manter o povo sedado com novelas e reality shows. Enfiar m***a na cabeça das pessoas é a melhor forma de as manter sossegadas, não vá o povo acordar para a realidade.
Tirar todos os canais de TV e rádio publicos e deixar de pagar a taxa de audiovisual
Vai ter de ser a CMTV, que estão a tentar ser uma mistura de TVI com Sic Radical.
Sim, a CMTV a excelência de conteúdos e do jornalixo.
E k tal em 1º lugar fornecer 1 sinal de TDT em condições como em Espanha, p/exº ?
Antes da merda da TDT , via perfeitamente os canais disponíveis.
Desde k fomos obrigados a mudar p/ a TDT (pagando os descodificadores do nosso bolso), nunca + se viu tv em condições ; E não me refiro a localidades do interior,refiro-me a zonas citadinas,tipo, Porto e Matosinhos p/ exº !
Foi para esta bosta k paguei do meu bolso o equipamento de recepção do sinal TDT ?
Se não me fornecem 1 serviço minimamente capaz e satisfatório, pk é k me cobram tx de audiovisual ??
Isto não é uma tx , é usura , é gozar na cara dos cidadãos e a ANACOM é cúmplice pk sabe de td e faz de conta k “no pasa nada” !!
Em Espanha não é assim como diz. Nalgumas províncias só estão disponíveis 12 canais, da grelha de 38. É que cada operador é responsável pela colocação de emissores e retransmissores para cobrir cada área que lhes interesse.
E há a parte que a TVE subsidia 50% dos custos de instalação desses equipamentos, com fundo públicos, aos operadores privados.
Uma das vantagens dos espanhóis é que a “febre do telemóvel” só é válida nos grandes centros urbanos. O que facilita a instalação de 11 muxs, ao contrário cá de Portugal, onde as operadoras querem 98% dos canais digitais para usarem para serviços móveis.
Canales:
RTP África e Canal Panda.
Metam a CMtv
Não há canais que valham alguma coisa. Televisão serve apenas para jogos politicos, para influenciar e estupidificar a carneirada. Deixem de ver TV!
E passem a ver o CAIXOTE DO LIXO que são as redes sociais ou os “super youtubers” que conseguem fazer um vídeo de 60000 horas a promover uma marca de roupa? Bom futuro…
Que canais gostaria de ver na Televisão Digital Terrestre?
Antes de responder a pergunta, vamos pensar sobre outro assunto. Olhando para outros países, eles dão prioridade à língua. Ou seja, em Espanha tem canais todos em espanhol, estejam estes convertidos na língua do pais ou legendados.
Dizem que “a RTP Açores e Madeira poderão ser os dois canais escolhidos para encaixar de imediato na grelha da Televisão Digital Terrestre”. É o mesmo que atirar areia aos olhos dos portugueses.
Primeiro porque na Madeira apenas acrescenta um canal(rtp Açores) e vice versa.
Um segundo aspecto é o facto de apenas acrescentar 2 canais (a nível nacional) que pouco trazem de novo pois como são regionais, logo há muitas retransmissões da RTP 1.
Ou seja, é o governo “faz de conta”, onde parece que fazem algo, estão a sacudir-se todos e depois vamos a ver, nada! E onde estão SEMPRE a lançar as culpas aos outros. Na saúde tem muitos utentes acamados? a culpa é do povo, muito idoso. Na educação um professor leva uma tareia e não se faz nada, “Deixa lá que isso passa! Não digas nada a ninguém.” Mas se aquele professor quiser defender-se, CUIDADO QUE ELE/A é VIOLENTO/A!
Acrescentar estes canais vai ser o mesmo. Se alguém reclamar, a culpa é das regiões que nao apostam em variedade na programação.
Agora, que canais gostaria de ver na Televisão Digital Terrestre?
SIC está cheia deles! TVI com mais alguns. Fora os canais da FOX e AXN que tem muito conteúdo traduzido para português. Mas claro, as operadoras nao querem nada disso. Resumindo, aqui não se oferece qualidade, apenas se dispõe de algo no famoso circo do “faz de conta”
Mais valia meterem a RTP Internacional que transmite um jogo dos três grandes em sinal aberto para a comunidade portuguesa no estrangeiro, mas os tugas de segunda que moram em portugal não podem ver, se querem, que paguem, o que é vergonhoso…
A RTP é uma farsa é paga pelos contribuintes e só apresenta lixo como os outros, não é que a bola me preocupe porque até nem é o mesmo desporto preferido, mas se é o povo que a paga a RTP deveriam transmitir um dos jogos que apresentam a RTP internacional.
Eu tb já não vejo nenhum dos 4 canais (rtp,rtp2,sic,tvi) a tanto tempo que já nem sei quando foi a ultima vez , e ja agora aquele que consegue ultrapassar estes 4 em lixo é a CMTV é um autentico atentado a inteligência.
Peço desculpa pelos erros ,mas não é facil no smartphone
deves achar que se a RTP Internacional estivesse no TDT, irias ver o jogo da liga aqui em sinal aberto. achas mesmo? durante essa 1h30, irias ver uma mensagem”por razoes de direitos, nao pode ver este programa”
Verdadeiramente os Portugueses deviam recusar pagar a taxa audiovisual usando a mesma receita , por razão de não usufruto não se paga.
Se fosse para seguir a tua lógica do “não usufruto não se paga”, Portugal nem avançava um metro. Imaginas quantas coisas que nem usas e pagas a mesma? A comunidade portuguesa lá fora é imensa, logo tem muita gente a ver dito canal. Se tivéssemos de usar essa tua lógica, mais valia que apagassem Portugal do mapa, pois lá fora nem íamos sem anunciados…
“mas os tugas de segunda que moram em Portugal não podem ver” – É sempre a mesma mania do “portugues de segunda”. O que dizes é falso pois nós também podemos ver esse canal sem pagar. para isso basta teres o equipamento adequado para a recepção via satélite.
A TDT é uma vergonha nacional só possível num país a onde a corrupção manda. Se esta muito calor falha, se esta mau tempo falha, mas falha mesmo a sério. Já para não falar da miséria da oferta que tem. Pelo menos no sistema antigo era muitoooo raro ter problemas.
Sic Noticias; SportTV+; SicMulher; CMtv; Disney; Panda; Canal Q
Metam o canal Playboy 🙂
+ 1
Boa!
+1
Vão ao Brasil aprender como se faz tanto transmissão em “frequência digital” quanto conteúdo televisivo que seja independente de recurso estatal.
O Estado aqui controla até quantos canais serão transmitidos, o que chega a ser uma piada. Uma vergonha!
sim, porque a tv zuca é uma maravilha…
Kuriakos TV
Pelos menos é diferente , e tem programas muito bons, por exemplo “a Rota”, “a conversa com” até a informação é diferente.
Italia, estamos um pouco melhor… com TDT apareceram mais canais (da RAI, da Mediaset e locais) e também existem pay-per-view and e on-demand através do TDT. Vai haver agora também uma mudança de “protocolo” para poupar banda, primeiro para MPEG4 e depois para DVB-T2.
No fundo há 30/40 canais, alguns em HD, alguns para crianças, alguns de noticias, alguns de series criminais, etc… um pouco de tudo para todos.
Eu fico-me pelo Netflix/Prime Video porque vejo o que quero quando quero….
“Que canais gostaria de ver na Televisão Digital Terrestre?”—»sem dúvida a Sic Notícias e a CMTV.São os 2 melhores canais do momento,mas de longe.
Espero que estejas a ser irónico, a CMTV é um canal feito por atrasados mentais para atrasados mentais…
então não o veja, não deve é gostar de alguns assuntos reportados ….
CMTV um dos melhores ?
esse canal é uma diarreia em direto .
Bom, já agora outro tema pertinente. Canais em HD. Quando começamos a ver canais em HD na TDT ?
No cabo tem melhorado, a RTP está cada vez mais em HD, agora até a RTP2, SIC já em HD, mas a TVI é uma miseria. Como é possivel ainda estarem sem HD. Os conteúdos que ainda vão ganhando como a LCampeões deveriam proibir transmissões em SD. Esta TVI é mesmo uma miséria. Enfim é o que se vai tendo neste pais de aldrabões e corruptos.
Os principais operadores europeus estão a recuar na utilizado dos canais HD, fora dos operadores pagos. É que a banda usada é 4 a 5 vezes superior à do canal em SD, sendo que o preço não compensa a sua utilização. Até já existem operadores franceses que removeram os canais HD do serviço da TNT, criando novos canais SD, para compensar o valor do contrato.
Há uns anos houve uma consulta publica acerca da TDT em que a CMTV e a globo/record (não me lembro qual deles) mostraram interesse.
Por isso temos:
CMTV
globo/record
EURONEWS
EUROSPORT
Um canal regional por distrito
– Podia ser entregue à universidade/politécnico do distrito
– Tinha como obrigação cobrir todo o distrito
– Podia servir como ensaio a pequenas produçoes (séries/filmes portugueses) que dependendo da
qualidade seriam comprados pela televisão pública
Um canal alternativo, que passaria as séries eventualmente compradas aos canais regionais
E um canal de desenhos animados
Só assim seriam mais 7 canais.
Para além disso também é possível existirem operadores pagos de TDT
Não venham com tangas que só há um mux. Criem outro. Ou vão-me dizer que os 38 canais espanhóis são comprimidos até a imagem parecer lasanha, para caberem todos no mesmo mux?
Na Espanha a TVE tem 3 Mux´s e há 7 entregues a 7 empresas privadas de media. A TVE paga 50% do custo de instalação de transmissores e retransmissores das empresas privadas. Daí que existem muitas comunidades que tem de pagar, os restantes 50%, para poderem ter acesso a todos os operadores.
Cá em Portugal a PT (agora Altice) ficou com 4 muxs e 2 para serviços pagos. Devolveu os 2 pagos e pendurou os 3, pois adquiriu equipamentos, vindos de França, que só permitem a emissão de 2 mux´s. Para abrir mais, seria necessário investir 40 a 60 milhões de euros… algo impossível, pelas ideias da Altice.
Eu honestamente preferia ter algo como o canal História ou o National Geographic
Retirar os canais da RTP e extinguir a RTP. Depois, meter na TDT todos os canais da SIC e da TVI. 5 da SIC + 4 da TVI + canal parlamento dá 10. DEpois noutro mux meter mais 20 canais internacionais gratuitos. Ficaria uma grelha com 30 canais. EStá feito.
E pagavas tu os 600 milhões para isso acontecer certo?
E a única saída limpa deste governo para a TDT antes do fim da legislatura.
Já se percebeu há muito que os privados não querem saber da TDT para nada , resta a RTP encher o resto do espaço do mux A com mais 2 canais neste caso a RTP Açores e a RTP Madeira, pelo menos as comunidades açorianas madeirenses em Portugal continental ficam bem servidas.
Agora a TDT fica praticamente toda pública e apartir de 2023 ninguém saberá o que irá acontecer.
E pena que tantos lobys tenham acabado com a TV em sinal livre em Portugal, outros seguiram o caminho inverso, Itália , Alemanha , França entre outros.
Para cumprir isso, agora temos o Onze (da FPF) e vender um lugar para que os operadores privados façam uma oferta. Era para ser um canal de notícias, para fazer concorrência à RTP 3, no entanto, abram a todos os interesses. Existem canais infantis das operadoras privadas de televisão livre (e de várias empresas de média) que podiam comprar o espaço para emitir os seus conteúdos, aproveitando para promover os seus patrocinadores.
Desde já Miguel Costa obrigado pela explicação. É bom ler comentários efectuados por alguém que sabe do que escreve. Continuo a bater na questão HD. Então porque em Espanha a TDT está toda em HD e som Dolby Digital? Em Portugal devíamos ter seguido o mesmo caminho… É uma miséria a qualidade da imagem e já agora do som… A TVI sem evoluir mesmo no Cabo não irá a lado nenhum. Qualquer operador tem de emitir em HD aos dias de hoje.
Os 2 canais podiam ser muito bem a TVI24 e (canal11 ou tvificção).
Alguém sabe dizer-me porque a TVI não dá som. Apenas tenho uma antena, todos os outros canais tem som, menos o da TVI.
Falta alguns canais ,pode tar tbm na grelha a Sic noticias,TVI 24 ,Sic radical ,Sic mulher e SIC K