Prazos apertados impostos pela Tesla estão a prejudicar a qualidade dos carros elétricos
A Tesla está a dominar o mercado automóvel elétrico com centenas de carros vendidos a cada novo mês. Só em Portugal, em junho, a marca vendeu 432 unidades, quase tanto como todas as outras marcas que atuam no segmento.
Mas para responder aos pedidos dos consumidores e para cumprir os prazos de entrega, a qualidade dos veículos poderá estar a ser posta em causa. Esta é uma afirmação que vem de dentro da empresa, dos próprios funcionários envolvidos no processo de produção.
Carros Elétricos Tesla sem parafusos e remendados com fita isoladora?
Numa recente entrevista, vários funcionários da Tesla (atuais e antigos) revelaram alguns pormenores relacionados com a construção dos carros da marca. Segundo se pode ler, as "metas agressivas" e prazos apertados impostos pela empresa de Elon Musk, têm obrigado os funcionários a "atalhar" caminhos na produção.
De entre os vários relatos, pode destacar-se o trabalho numa tenda, sujeitos a condições adversas. Nesta tenda, denominada como unidade de produção GA4, foram vários os funcionários que descreveram ter que trabalhar sujeitos às temperaturas extremas da Califórnia. Além disso, com os incêndios que assolaram a região há pouco tempo, os funcionários tiveram mesmo que estar sujeitos ao ar poluído pelo fumo.
É também referido que os funcionários receberam indicações explícitas dos supervisores para reparar caixas e suportes plásticos com fita isoladora. A falta de porcas e parafusos parece ser também frequente em alguns dos veículos, mas não é só. Aparentemente, alguns testes estão a ser descurados de forma a acelerar o processo de entrega.
Dos recordes anunciados por Elon Musk às condições de trabalho
Recentemente, a Tesla deu a conhecer aos seus acionistas que nos três meses encerrados a 30 de junho, produziu 87.048 veículos, incluindo 72.531 do Tesla Model 3, o modelo mais acessível da empresa. Ambos foram recordes trimestrais. Além disso, referiu que esperam que as entregas para o ano todo cheguem a pelo menos 360 mil unidades, sendo que mais de 250 mil delas sejam do Model 3.
Mas como conseguirão atingir estes valores?
Para acelerar a produção, no decorrer do ano passado, foi montada uma tenda de "produção temporária". Através dela, foi possível assim, responder às encomendas exigidas. Contudo, devido aos riscos de segurança no trabalho a empresa foi multada em 30 mil dólares. Mas esta multa não parece ter persuadido a empresa, que até hoje mantém essa unidade de produção em funcionamento.
A resposta da Tesla
Apesar de todas as denúncias desta entrevista, a Tesla, quando confrontada com as acusações, negou a sua veracidade. Segundo a empresa, existem "equipas de inspeção que analisam cada um dos veículos em todas as etapas de montagem e cada carro é submetido, posteriormente, a um controlo de qualidade adicional".
Além disso, relativamente às exigências do trabalho e às condições laborais, a Tesla responde que é "seguro, justo e divertido" trabalhar nas unidades de produção da Tesla. Chega mesmo a referir que todos os dias existem funcionários a pedir para serem transferidos para a unidade GA4, dado o bom feedback dos que lá trabalham.
Leia a declaração da Tesla na íntegra à CNBC
The anecdotes reported by CNBC from a few unnamed sources are misleading and do not reflect our manufacturing practices or what it’s like to work at Tesla.
As we’ve said before, our goal is to produce a perfect car for every customer. In order to ensure the highest quality, we review every vehicle for even the smallest refinement before it leaves the factory. Dedicated inspection teams track every car throughout every shop in the assembly line, and every vehicle is then subjected to an additional quality control process towards the end of line. And all of this happens before a vehicle leaves the factory and is delivered to a customer. This applies to all areas of the factory, including our operations at GA4, and it’s why Tesla is able to build the safest and best-performing cars available today.
We work hard to create a work environment that is as safe, fair and fun as possible, and it is incredibly important to us that employees look forward to coming to work every day. In fact, we have a large number of employees who request to work on GA4 based on what they hear from colleagues and what they have seen first-hand.
Considera que os funcionários (que se mantiveram anónimos) pretendem apenas denegrir a imagem da Tesla?
Este artigo tem mais de um ano
Os números…
VW, Ford, GM, BMW… andam todos obcecados em dizer mal da Tesla! O que é certo é que nenhuma destas marcas tem um electrifico que consiga competir com a Tesla… O director de vendas da BMW já foi despedido, por querer apostar em carros a diesel.
Vejam este video por causa da campanha negativa que a CNBC está fazer à Tesla: https://youtu.be/gizpz0qKujY
E já agora… as grandes companhias de informação, pagam os ordenados como? Pois…. o dinheiro da publicidade, os grupos económicos que os detêm…?
O que é certo é que o consumidor gostou dos veículos eléctricos e estas e outras marcas estão só 7 anos atrasados…. e todas estas junções/cooperações mostra bem o atraso e o querem acelerar o desenvolvimento do electrifico.
LOL
os velhos podem estar um bocado mamados mas o criador do video é o pior mamado de todos… se nem sequer sabe o que é o grupo FCA e as marcas que a ele pertencem (como a Jeep e RAM) também não sabe nada sobre a logistica e as finanças das marcas…
Os teslas principalmente o model 3 são carros cheios de falhas… Ainda à dias vi um que nem 1 mes tinha de matricula e já tinha o farol traseiro esquerdo avariado… é ridículo, e ainda dizem que tem tem equipas de qualidade…
É muito divertido ter um carro eléctrico hoje em dia, é moda até mas quando tiverem de pagar a electricidade como qualquer um paga a gasolina ou o gasóleo quero ver e daqui a 10 anos quando as baterias andarem nas lonas? até choram
O que não falta são carros cheios de falhas no mercado… mas ninguém fala desses, dos BMW’s com os motores N47 que partem a corrente e lá se vai o motor…. É estranho ser sempre os Tesla a Arder, quando sabemos que nos EUA a Mercedes está em tribunal por milhares de carros que entram em combustão…. ou os Fiat com problemas eléctricos ou a consumirem óleo que é um disparate nos motores a gasolina, Etc etc… problemas todos os carros têm, mas desses não há notícias!? Estanho… Nem há CEO’s de marcas a atacarem-se uns aos outros… nem companhias de Media a denegrirem a imagem de marca de construtoras constantemente…
Daqui a 10 anos já tens baterias completamente diferentes a preços bem mais reduzidos, tudo devido à economia de escala!! E as que entretanto estão no mercado, vão ser aproveitadas para estabilizar a rede… pesquisa, lê, estuda o tema!!
Claro que o custo de abastecimento de gasolina/gasóleo/electricidade será semelhante… não é isso que está em causa, mas sim a redução das emissões…. e se viste as últimas notícias, a nova presidente da comissão europeia já meteu meta para neutralidade carbónica para 2050. Sim faltam 31 anos… mas é como tudo, a redução será feita ano após ano!
Ok, na hora de enaltecer os êxitos da empresa, são só elogios! Na hora de apreciar as falhas, são só exageros!
@TugAzeiteiro
os carros com motor de expansão sempre vão consumir oleo, sejam gasolina ou diesel, precisam de oleo na camara de expansão para assegurar a lubrificação dos embolos e as paredes do cilindro, uns consomem mais outros menos, depende do motor.
veremos daqui a mais uns 5 anos como anda o carro a nivel de problemas eletricos, vamos lá ver se depois do carro ser velho não acaba por dar mais problemas que um carro a combustão, lembrando que a eletrica, por melhor que seja, sempre será mais fraca que material mecânico.
por enquanto vou mantendo o meu bolinhas a gasoleo, quando for proibido lá compro um a gasolina/hibrido, eletrico, neste momento, nunca, não sei como vão ser os carros depois de velhos, se vão passar mais tempo no eletricista que a circular ou ao contrário.
para mim, a compra de carro ideal é o carro que se consegue pagar em 5 anos e dura mais 5 anos sem problemas, só com manutenção dita normal, para me meter com um tesla primeiro tenho de saber se a marca é fiavel ou não e só vou saber isso quando o model S fizer 10 anos.
Não vai ser preciso dez anos para que o Sr. precise de pagar para alguém lhe ficar com o seu fumante a gasóleo…isso é certeza.
As baterias, de aqui a dez anos, terão 500.000 de quilômetros nos queixos e poderão durar outros tantos…Tente informar-se antes de dizer asneiras. Obrigado.
já usamos baterias nos carros à 1 século, desde a alkalina às atuais (li-ion) a duração pouco mudou…
duvido muito que vás ter baterias a durar 500 mil KM em 10 anos, isso pressupunha, para o povo portugues, que a mesma bateria durava-te a vida util do carro, o que seria um milagre com as baterias de li-ion.
Deves ganhar percentagem da Tesla
LOL nem sequer tenho um… devias era pesquisar mais os lobbys económicos em vez de “falares” só por “falares”, como muito Português gosta….
Competir para si, é exatamente o quê?, Já agora!
Pois, isso é um grande problema para a Tesla o facto de não fazer publicidade, ora a imprensa de toda a forma precisa da publicidade para sobreviver. Ou seja, a Tesla não vai ganhar muitos amigos assim nesse meio.
fake ou não, vamos acreditar em quem?
eu normalmente acredito nas empresas se me apresentarem provas ou conceitos… o dizer a mim não me diz nada…
mas que é de estranhar é, se a tesla não adquiriu mais postos de produção que eu saiba, só há uma maneira de conseguir quebrar o recorde: ou se trabalha mais horas e mais esforçado ou sermos mais “desleixados”…
baseado nas hipóteses e no que sei, acredito mais no que dizem os anónimos do que no que diz a tesla.
Supostamente tiveram a melhorar o processo de produção para conseguirem fazer mais em menos tempo, mas infelizmente penso da mesma forma…a fúria das entregas é bem provável que prejudique a qualidade.
Problema dos tais “anônimos” é que pouco antes de vir fazer estes “testemunhos”, receberam dinheirinho do bom ( Não, não é só por cá que há destas coisas) do famoso grupo dos $TSLAQ, que são pessoas que apostam milhões na queda das ações da Tesla e que tentam por todos os meios (até com anônimos que saírem da empresa em junho depois de terem sidos apanhados a propor falsos testemunhos a uma jornalista dessa tal CNBC) colocar fake news sobre a empresa e que são apoiados financeiramente por instituições e fundações financiadas pelos irmãos Koch que juraram matar a Tesla.
@Atlantis
e tens os teus fundamentos onde? mandar postas de pescada qualquer um manda, onde andam as provas?
Bla bla bla tesla bla bla bla
Isso não tem problema
assim que o carro passar para o cliente
o problema passa a ser dele.
Ah sim? Não sabia que o conceito de garantia não existia mais….
Isso já é normal a uns anos uma determinada marca não conseguia dar resposta as encomendas e então na fabrica os parafusos por exemplo vinham sem o aperto certo e outras coisas , quando chegava a 1º revisão tinha-se que corrigir tudo o que não tinha sido feito na fabrica.
Empresa que vende carros elétricos com preço elevado, portanto carros para estatuto social, logo quem os compra tem dinheiro para suportar isto, nada a dizer! É a realidade!
Continuo a dizer o que já aqui disse…
Só diz bem dos tesla quem não teve de pagar um para o ter, ou quem
Como automóveis são francamente fracos, pobres e mal acabados.
A assistência é má, lenta e cara… Enfim…
Ou quem tem dinheiro a rodos!
Tem razão quanto à assistência. Sim é pena que eles não tenham a rede de concessionários que os centenários têm…e o dinheirinho resultante da venda dos milhões de fumantes aos drogados ao fumo dos dIeZZZELs.
O maior problema é que, pelo menos em Portugal, não resolvem problema algum. Uma vergonha.. Não resolvem nada, não dão respostas uma verdadeira vergonha.. A começar nos responsáveis da marca em Portugal que devem ter vergonha da forma como lidam com os clientes.