PplWare Mobile

Revolucionário dispositivo pode trazer energia solar e água limpa para milhões

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Imagem: Naaju

Fonte: The Guardian

Autor: Vítor M.


  1. Zé Duarte says:

    Mais um destes dispositivos milagrosos que não passam de um desumidificador com um painel solar?
    Existem dezenas de dispositivos iguais a este em sites de crowdfunding com o mesmo paleio de que vão revolucionar o mundo mas na prática não funcionam.

  2. PGomes says:

    Porque é que o Pplware anda a promover burlas?

    • Quim says:

      É só estudos da arabia saudita, recentemente…

    • Vítor M. says:

      Boas. Os terraplanistas tudo o que não percebem dizem que é burla, banha da cobra, etc…

      • Miguel says:

        Comparação parva. Quem acredita que a terra é plana não percebe do assunto. É o não saberem do que falam que os faz acreditar naquilo que lhes apetece. Estas invenções maravilhosas estão fartas de ser desmascaradas por cientistas, pessoas que percebem do assunto. É exactamente o oposto do teu exemplo. Se este artigo fosse sobre a terra ser plana, o teu comentário seria a mandar a baixo os cientistas que provam que é esférica. Ninguém está a dizer que isto não funciona, apenas que não é viável. Toda a gente sabe que a condensação é real, mas usar o calor do sol que bate nos paineis solares para condensar água suja, é imprático, por mais calor que faça.. quanta água conseguem por dia, por painel? O suficiente no fundo de um copo para dar um golo? Nem falem de números por causa disso. Não achas que se algo tão simples funcionasse, já não teria sido feito há mais tempo? Aqui ninguém está a inventar tecnologias novas.. Se dizem que funciona de x maneira, porque não demonstram? Mas enfim, o que importa é fazer artigos.

      • pgomes says:

        Estas a trocar as coisas. Quem esta a criticar este artigo são pessoas que sabem as leis de termodinâmica. Não são pessoas que acreditam em teorias de conspiração.
        O que è triste é ver que este tipo de burlas aparece todos os anos, nunca funcionam na realidade, mas mesmo assim certos jornalistas continuam a cair no mesmo erro.

        • Vítor M. says:

          Não, estás enganado. Não são burlas, se fossem não eram tidas no meio cientifico como credíveis. Logo, o que dizes, não é verdadeiro nem faz sentido. De forma leviana e sem responsabilidade acusas algo que não tens provas (é um argumento puramente terraplanista), isso é errado, até do pronto de vista ético quando puxas pelo galardão “expert em termodinâmica”. Acho que percebes. Aliás, sei perfeitamente que percebes.

          Abraço pgomes.

          • pgomes says:

            Mas não são vistas no meio cientifico como crediveis. Apenas porque algo é publicado num jornal cientifico não significa que esteja certo. Uma das partes mais importantes é a validação por terceiros. Apenas 25% dos estudos publicados são validados.
            O que não falta são criticas, com os calculos de termodinamica, a contrapor estas coisas de tirar àgua do ar. O conceito base realmente existe, mas a quantidade de àgua que é possivél retirar é minuscula e a quantidade de energia necessària é enorme. Isto não é ima questão de tecnologia, mas sim de leis da fisica.
            Há mais de 30 anos que este tipo de burlas aparece e falham sempre na realidade.
            O único motivo pelo qual ainda há pessoas que acreditam nisto é porque existe um ponto de verdade no conceito, mas o resto não funciona. E como a maior parte das pessoas, incluindo jonalistas, não percebem de termodinamica, acabam por acreditar neste tipo de burlas.

          • Vítor M. says:

            O problema maior é que este tipo de dispositivos tem base de sustentabilidade. Como disseste ele funciona não obstante de ser ou não caro, pode estar dentro dos 25% que são validados. Desta forma, sendo, como dizes, uma permanência desde há 30 anos para cá, no meio académico, tu não podes dizer que estes investigadores e científicos que apostam na tecnologia desde há 30 anos para cá sabem menos que tu e como outros experts em termodinámica. Está bem que te valorizes 😀 mas não exageres ok?

            Abraço.

  3. Marco Antônio Passos Brandão says:

    Tem profeta para tudo.
    A sorte é que quem está pagando pelo milagre é a Arábia Saudita.

  4. Tania Regina Cinack says:

    Onde a gente consegue esse aparelho pra colocar na minha casa.

  5. José Gonçalves Pires says:

    Creio que num futuro próximo, esta tecnologia estará sendo melhorada e muitas comunidades ao redor do planeta estarão usufruindo deste benefício.

  6. Rui says:

    O mesmo dispositivo com um cooler de pelltier é muito mais eficiente na produção de água potável. Capaz de produzir bastante mais.

  7. Miguel says:

    Banha da cobre já bastante discutido em vários sites…

  8. Arvoredo says:

    Adorei os comentários. Continuem assim pessoal!

  9. JOSE FRIAS M MOTA says:

    Não tem nada de revolucionário no dispositivo. É simplesmente um painel fotoelétrico convencional para produzir eletricidade. Aproveitando o aquecimento do mesmo, faz-se a destilação de água salobra ou mesmo a agua do mar e coleta-se a agua destilada para consumo humano, irrigação, etc.

  10. Eduardo Monte says:

    Faltam números nessa notícia. Quantos litros de água por dia são condensados ? Quais os custos de 1 litro de água ? Qual o nivel de pureza da água ? O que será feito dos resíduos tóxicos da dessalinização ?

  11. TU-SABES-QUEM says:

    um painel solar carailhe?

  12. nuno says:

    Há os que tentam fazer alguma coisa pelo planeta, e depois há os tugas espertos que só sabem falar mal daqueles que tentam! Comentários construtivos..? Todos eles! Alguém aqui a tentar fazer melhor? Ninguém! Triste..

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.