Tesla vai começar a atualizar os carros mais antigos com o chip FDS no final do ano
Ao longo dos anos a Tesla tem melhorado os seus carros, em especial o hardware. Procura torná-los totalmente autónomos e seguros conseguindo assim libertar os condutores da tarefa de conduzir.
Para esta sua ideia, a Tesla criou um chip próprio, dedicado à condução autónoma. Este está já nos carros novos, mas irá em breve ser colocado também nos modelos mais antigos. Esta troca será gratuita.
O novo chip FDS da Tesla
Este novo chip é, segundo as palavras de Elon Musk, “the best chip in the world” e está já nos Model S e Model 3 há algum tempo.
O seu poder é 21 vezes superior ao da Nvidia, que era antes usado, e fica 20% mais barato de construir. Não se limita a ser um simples chip e tem sistemas redundantes para garantir que é imune a falhas e a problemas.
Anyone who purchased full self-driving will get FSD computer upgrade for free. This is the only change between Autopilot HW2.5 & HW3. Going forward “HW3” will just be called FSD Computer, which is accurate. No change to vehicle sensors or wire harness needed. This is v important. https://t.co/lICMpT7xnX
— Elon Musk (@elonmusk) March 29, 2019
Elon Musk quer atualizar os carros gratuitamente
Esperava-se que a Tesla limitasse a utilização deste novo chip apenas aos novos carros que fossem vendidos. Esta era a opção mais óbvia, mas a empresa de Elon Musk parece ter uma opinião diferente.
De acordo com um tweet de Elon Musk, este novo chip FDS vai também ser instalado nos modelos mais antigos. O custo será nulo e a substituição irá ser feita pela própria marca.
End of Q4, most likely
— Elon Musk (@elonmusk) July 8, 2019
A mudança começa no final do ano
A novidade agora é que este novo chips vai começar a ser instalado já no final deste ano. Desta forma a Tesla começa a preparar-se para cumprir a sua meta de ter uma frota de robôs táxis já em 2020.
Claro que esta informação requer ainda confirmação e, tal como Elon Musk referiu, esta é a data provável para o início destes trabalhos. Recordamos também que esta troca será feita apenas nos carros que têm o kit de condução autónoma completo.
Os planos prometem que os Tesla vão ser ainda melhores
Os planos da Tesla e de Elon Musk são ambiciosos. Sem recorrer a qualquer hardware adicional, a marca pretende conseguir criar carros autónomos. Vai fazer apenas uso recorrer à computação e às 8 câmaras presentes nos carros.
Ainda mais curioso é ver como a Tesla abrir assim a atualização de modelos mais antigos. Ao fazê-lo sem qualquer custo, mostra que está principalmente disposta a fazer evoluir os seus carros.
Este artigo tem mais de um ano
Ora aqui esta um facto (a confirmar-se esse upg livre de encargos para os donos antigos de Tesla) muito fora do normal na industria automóvel.
A Tesla esta de parabéns nesse ponto!
+1
Mas espera só para vir os anti-updates a destilar odio.
Apple e Tesla os favoritos aqui. Os outros as notícias são raras.
Crítica gratuita…é feio…verdade?
Que upgrade/evolução conhece do Jaguar iPace (tem um bom produto tb)?
Mesma pergunta para os ZOE, Leaf ou do (quase defunto) i3…
Que outras marcas, sequer, têm automóveis eléctricos? Onde pára a VW e afins?
Fica o repto…avance com notícias… bora lá! 🙂
Vá não sejas injusto… o novo Audi e-tron tem um recall gratuito… por risco de incêndio!
Eu já tenho um veiculo a muito tempo que tem condução autónoma e muito mais barato.
Condução autónoma nivel 4 = sem intervenção do condutor, do inicio ao fim. não há ainda nenhum veiculo no mercado autorizado/homologado para tal.
Ele refere-se à carroça! É que o burro já sabe o caminho para casa… daí a condução autónoma.
Pensei o mesmo lol
Isso com o Burro já é outro nível. muito mais a frente .
Taxi , condução autónoma a muito tempo e barato.
Correcção! Não é gratuita! Quem comprou um Tesla e desembolsou (mais de) 5000€ pela opção FSD (Full self driving) sem ter acesso a essa funcionalidade durante estes anos todos, sim, terá o update “gratuito” porque na realidade o hardware 2.0 não suporta a computação. sendo assim, a Tesla está a colocar hardware novo para uma funcionalidade adquirida que ainda não foi usada por quem já pagou adiantado 5000 (ou mais).
De salientar que essa opção será apenas possível para os veiculos com Hardware 2.0, os que têm câmaras no pilar B.
Correcção à correcção: FSD é uma designação que não existia até Março deste ano. Até então o que era vendido era o EAP (Enhanced Auto Pilot) que ficou disponível no momento da aquisição por parte dos clientes. Ninguém ficou, portanto, anos há espera por algo que pagou e não teve.
Quem comprou o FSD como extra a partir de Março e tinha um carro sem o novo computador FSD, recebe o upgrade gratuito de hardware.
Black mirror…
Chip FDS?!?!?!? Deve ser de FoDaSsssss CuCarroÉLiiiiindo!!! 🙂 🙂 🙂
o chip designa-se por FSD, Full Self Driving, ou seja Condução Inteiramente Autónoma… Corrijam lá isso sfff