Facebook: a falha na rede social revelou os segredos da sua IA
O império de Mark Zuckerberg voltou a tremer ontem (4), expondo detalhes cruciais da rede social. O Facebook, Instagram e WhatsApp voltaram a deixar os utilizadores preocupados perante a falha dos vários serviços. Já, por outro lado, graças a este infortúnio, ficamos a conhecer alguns segredos da plataforma.
Se, tal como milhões de utilizadores, sentiu problemas nas imagens do Facebook, não foi o único!
A falha transversal ao Facebook, Messenger, WhatsApp e Instagram escondeu as imagens de milhões de utilizadores. Ao mesmo tempo, acabaria por expôr a verdade da rede social. Isto é, a forma como as nossas fotografias são categorizadas pela empresa. Para todos os efeitos, uma informação não para os nossos olhos.
A falha no Facebook, WhatsApp e Instagram
Graças à supracitada falha geral, os utilizadores da rede social viram apenas uma legenda e a moldura das imagens. Algo que se sentiu um pouco por todas as plataformas e serviços da rede Facebook. Isto é, vimos uma pequena descrição, atribuída pela empresa, às imagens submetidas nas várias faces da rede social.
O busílis da questão reside no facto de estas etiquetas não terem sido atribuídas pelo utilizador. Ora, isto diz-nos como é que a rede social classifica esse mesmo material. Aqui, ao que tudo indica, são os algoritmos de inteligência artificial (IA), que tratam dessa mesma indexação e atribuição de legendas.
Oh yeah! I forgot Facebook uses machine learning to tag our photos with what it sees in the picture.
To be fair, "one person, beard" is pretty much a spot-on description of me. pic.twitter.com/fCpydUxtpz
— Zack Whittaker (@zackwhittaker) July 3, 2019
Em síntese, é assim que o Facebook nos vê. É este o modus operandi interno e que procede à catalogação do material visual. Ao mesmo tempo, este cenário foi visto também no Instagram, com milhões de imagens a serem substituídas por molduras brancas, bem como a legenda automaticamente atribuída.
Os "segredos" da IA e dos bastidores da rede social
Há ainda a referência à identificação de rostos. Algo que não nos surpreende no Facebook, tendo em conta os seus mecanismos de reconhecimento facial. Isto é, de forma automática a empresa sabe que está na presença de um rosto, algo que já está em vigor desde 2017, mas que foi crescendo deste então.
Atualmente, o Facebook analisa as nossas fotos, captando os traços mais salientes. Assim, é já capaz de identificar os sexos (aproximados), bem como traços faciais. Veja-se, por exemplo, à referência à barba no rosto, ao número de pessoas, bem como aos cenários de natureza e ar-livre, ou interior.
FB's broken AI photo recognition tool left one person out. It's either me or Judas pic.twitter.com/L7bB4uC7tZ
— Ruben Salvadori (@ruben_salvadori) July 3, 2019
São vários detalhes que podem ser utilizados para diversos fins. Entre eles, temos a descrição das imagens para utilizadores com dificuldades visuais. É através destes filtros de IA e outros mecanismos de software, que a rede social consegue dar mais detalhes a quem não consegue ver, ou o faz com dificuldade.
A IA analisa as fotos no Facebook e Instagram
Ainda que o mesmo não tenha sido associado ao WhatsApp, no Instagram e Facebook isto é uma realidade. É, ao mesmo tempo, uma forma de organização e um método para colher informação. Detalhes que, em seguida, podem ser utilizados para aprimorar a escolha de publicidades que nos são apresentadas, por exemplo.
O ponto a reter é simples. Foi exposta uma forma de recolha de informações e, para todos os efeitos, não temos perfeita noção do seu propósito. Aliás, não sabemos sequer para que fim é estes dados são recolhidos, nem como são utilizados em seguida. Sabemos apenas que há um algoritmo que o faz automaticamente.
Ai Facebook, não estás nada bem... pic.twitter.com/QruQQhKZs0
— Ricardo Rodrigues (@ricardojsilvar) July 3, 2019
Para os utilizadores da rede social e seus diversos serviços, isto passa completamente despercebido. Aliás, não fosse a falha recente e poderíamos nunca ter visto tal "máquina" em ação. Foi uma oportunidade incrível, para os mais curiosos (grupo no qual me incluo), de ver um pouco dos bastidores do Facebook.
Leia mais...
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: @ruben_salvadori
Fonte: @zackwhittaker
Neste artigo: Facebook, rede social
Uma questão, teoricamente o whatsapp é encriptado de ponta a ponta, o que torna impossível a leitura das imagens pelos algoritmos do facebook. Se realmente existem etiquetas nas fotos enviadas através do whatsapp, cai automaticamente a teoria de as comunicações do whatsapp são encriptadas. Ora, na minha opinião, isso é gravíssimo….porque a empresa está a publicitar algo que não cumpre (se cumpre ou não, eu acredito que não, mas até que se prove o contrário…e esta era uma prova óbvia ).
A encriptação Whatsapp ser encriptada ponta a ponta é um termo enganador.
A implementação deles torna isso irrelevante, no mau sentido.
Além disso, levam as pessoas a achar que estão encriptadas por defeito, quando não estão.
No Messenger e no WhatsApp não faz essa classificação de imagens, que eu ontem mandei uma série de fotos por ambos e no Messenger simplesmente aparecia só o espaço vazio onde devia estar a imagem, e no WhatsApp eu via as fotos mas a outra pessoa não as recebia.
Mas depois o backups na Google Drive não são encriptados
Ter uma conta no Facebook é tão vergonhoso e ultrapassado como anda de cuecas sujas
Deixa a vida das pessoas em paz, e fica-te na tua sem facebook. 🙂
Sempre podes voltar para a caverna de onde saiste… Estes millennials sempre com a mania que são gente…
Os Cegos e as suas Apps agradecem. É muito bom ter uma IA a descrever as fotos.
A utilização desta ferramenta chamada “automatic alternative text” começou oficialmente em 2016. Podem saber mais detalhes no seguinte endereço:
https://code.fb.com/ios/under-the-hood-building-accessibility-tools-for-the-visually-impaired-on-facebook/
Oficialmente, destina-se a pessoas com problemas de visão, no entanto, deve dar um jeitão para outras coisas eventualmente não tão positivas.
Para quem tiver algum tempo, está aqui uma explicação de como funcionam no geral estes sistemas:
https://www.youtube.com/watch?v=40riCqvRoMs
Abraço.
Não entendo bem a novidade! Mas que segredo foi esse? Não tem segredo nenhum, apenas foi exposta de forma bem visivel como a IA analisa as fotos. No firefox experimentem clicar sobre a vossa foto de perfil com o botao direito, depois vao a ” inspecionar elemento” e aparece algo como isto.
– img class=”_11kf img” alt=”a tua foto de perfil, A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e fato” src=”http…..
Já fiz isto algumas vezes a varias fotos e era tudo identificado tal e qual como na foto.
exato, acho que até já vi isso noutros sites
já agora o Captcha desde as palavras à imagem é uma ferramenta espetacular no que toca à aprendizagem e catalogar tudo
“[…] não fosse a falha recente e poderíamos nunca ter visto tal “máquina” em ação. Foi uma oportunidade incrível […]”
Quando sua internet apresenta lentidão, acontece a mesma coisa. Não foi por causa dessa instabilidade que isso isso tornou público.
Não foi exposto nada que não se soubesse, muito menos o mecanismo, apenas o resultado (que já era possível obter), continua sem se saber ao certo como chega lá, continuamos apenas a suspeitar.
Confio mais na IN (Inteligencia Natural)
isso é muito simples! se imaginarmos que nas tags de uma fotografia pode dizer:
– Contem uma pessoa e uma Arma
– Ou pode conter uma pessoa, barba e uma arma, já agora um turbante!
– Contem objecto fálico
o que o facebook pode posteriormente fazer com essas tags, deixo à vossa imaginação!
Mas só agora se aperceberam? Eu já consegui ver, ainda que por fracção de segundos, essas legendas nas fotos, enquanto a página carrega
SLOW INTERNET FOR THE WIN
….desde o inicio do ano, senão antes!
Expôs foi uma falha do Pplware: quantidade primeiro, qualidade depois. Infelizmente cada vez mais tenho visto isso. Fizeram de algo absolutamente simples, normal e sem segredos, levantando dúvidas sobre o objetivo que a empresa já anunciou logo na altura: a acessibilidade para pessoas cegas. Aliás, o motivo pelo qual ainda permitem que se possa aceder via computador pelo m.facebook.com. O que se passa convosco, Pplware?
Segredo? nunca foi segredo, o HTML permite ter um texto alternativo caso a imagem não esteja disponível. Esse texto alternativo, sim, é gerado por I.A., como já foi publicado anteriormente em vários sites.
Onde está o segredo? também não é segredo que agora a moda é usar títulos sensacionalistas. E também não é segredo que os trolls e spammers continuam por cá, mas este comentário provavelmente não dura muito tempo online.
Calma geração Y, já percebemos que o conceito K7 e caneta é demais para ti…
Não percebo o espanto do segredo… desde 2016 que está documentado e bem escarrapachado no HTML das páginas que qualquer um pode ver. Há muita gente que não consegue é ver nada…
O PPLWARE esta a começar a parecer o correio da manha, aos anos que se sabe que o facebook faz isto, e eis que temos um site de tecnologias, a dar uma noticia com frases como:
” Aliás, não fosse a falha recente e poderíamos nunca ter visto tal “máquina” em ação. ”
Shame on you. Espero que daqui a pouco nao apareça o Vitor a defender o indefensavel.
Que artigo mais ridículo. O pplware parece o cm da tecnologia