PplWare Mobile

Portugueses criam sistema que prevê a duração dos materiais de aviões e carros

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. dc@dd.c says:

    Como vivemos em tempo de obsolescência programada, quem comprar é para fazer os seus produtos durarem menos, para tornar o consumidor impotente perante a opção de ter de ser obrigado a fazer uma nova compra!

    • Filipe says:

      Podem parecer teorias da conspiração, mas já vivemos há muito tempo na altura da obsolescência programada. Tudo começou desde que alguém viu que isso dá mais dinheiro.

      • Ze says:

        A obsolescência programada é um problema, mas não a raiz do problema. A raiz é mundo capitalista que vivemos orientado a bater recordes de lucros ano após ano.

        O que interessa é o granel, o resto que se lixe.

        • João M. says:

          quem cria um produto tem de fazer dinheiro com ele. Se alguém cria um produto que vai durar anos então lucro, e dinheiro a entrar, vai ser menor cada vez que as pessoas comprarem mais o produto; isto sem contar com a concorrência. Não sou especialista em economia mas diria que a empresa iria chegar a um “plateau” de vendas ao fim de algum tempo. Por isso as empresas tentam inovar e melhorar o produto mas, do ponto de vista do consumidor – “para que é que vou comprar um novo com uma melhoria x ou y quando o meu ainda vai durar bom tempo?
          Faz-me lembrar a história do aumento de vendas de uma pasta de dentes… para aumentar as vendas apenas se aumentou o bocal, de saida de pasta, em 1-2mm, fazendo que cada vez que apertas sai mais = acaba mais depressa.

          Claro que para um consumidor é fácil culpar o capitalismo; no entanto, foi o capitalismo que nos trouxe das melhores inovações. Ao obrigar as empresas a ter de inovar e sempre a criar algo novo, faz com que empresas como Tesla, Apple, Huawei, Samsung, Amazon, Google, etc… viessem a existir e a criar (algo que os anti-capitalismo esquecem-se) – milhões de empregos!! Tambem veio criar a possibilidade de hoje, estarmos aqui neste forum a mandar umas postas de pescada sobre o “quão mau é o capitalismo”…
          O problema não é o capitalismo.. o problema é o que fazemos dele. Há quem faça coisas boas e há quem faça coisas más … MAs isso até no oposto do capitalismo existe (aka, a utopia do comunismo… que NUNCA deu certo )

  2. Napoleon Bonaparte says:

    Eu já ouvi falar disso. É chamado o sistema Pal pitche.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.