CyberKnife M6: Precisão submilimétrica no combate ao cancro
O cancro é uma doença na qual as células do nosso organismo, por terem sofrido mutações no seu DNA, se dividem sem controlo e adquirem propriedades durante esse processo de divisão descontrolada de invadir outros tecidos e de não morrer. As células de cancro têm a capacidade de se espalharem pelo organismo usando os sistemas circulatório e linfático, dando origem a metástases.
Esta doença continua a matar milhões de pessoas em todo o mundo, mas em Portugal existe já uma máquina super precisa de combate o cancro. Vamos conhecer a CyberKnife.
O CyberKnife M6 é um equipamento inovador de radiocirurgia que permite tratamentos feitos de forma muito localizada e com uma precisão superior à obtida com radioterapia convencional, permitindo melhores resultados e por esse motivo provocando menores danos nos tecidos saudáveis.
Este tipo de tratamento oferece uma nova esperança, abrindo portas aos portadores de uma doença oncológica inoperável ou mesmo em alguns casos para os doentes que procuram uma alternativa à cirurgia. Com esta tecnologia é possível tratar em algumas sessões uma ou mais lesões, independentemente da sua localização anatómica.
CyberKnife - precisão submilimétrica no combate ao Cancro
A precisão submilimétrica da CyberKnife permite ainda compensar, no decurso do tratamento, as variações de posição anatómica decorrentes dos movimentos fisiológicos dos órgãos que estão a ser tratados, ou corrigir o seu posicionamento devido aos pequenos movimentos do doente durante a sessão de tratamento. Por essa razão o doente não necessita de estar totalmente imobilizado, o que confere maior conforto durante o tratamento.
Os tratamentos são não invasivos, feitos invariavelmente em regime de ambulatório, com duração de 20 a 40 minutos e sem anestesia.
Principais indicações para utilização da CyberKnife
- Cancro do Pulmão: solução extremamente adequada no tratamento de doentes com insuficiência respiratória, tendo em conta que os portadores destas patologias invariavelmente não podem recorrer à cirurgia torácica para tratar o seu tumor;
- Cancro do Fígado (primitivo ou metastático): a radiocirurgia com CyberKnife permite uma destruição precisa das metástases hepáticas, poupando o tecido hepático saudável;
- Cancro do Pâncreas: O tratamento com Cyberknife pode ser indicado para doentes não candidatos a cirurgia para remoção do tumor, como estratégia combinada em terapêutica pré-operatória, para aqueles que recusam a cirurgia ou até para doentes cuja cirurgia ou outra forma de tratamento não se revelaram eficazes;
- Cancro da Próstata: Esta técnica é mais frequentemente usada em doentes numa fase de cancro da próstata localizado, confinado à glândula. Pode ser usada sozinha ou combinada com Radioterapia Externa nos casos em que a doença já se estendeu para além da próstata.
- Tumores intracranianos (benignos e malignos)
CyberKnife M6 existe em Portugal
A CyberKnife M6 ronda os 6 milhões de euros e em Portugal e está disponível no Instituto CUF de Oncologia no Instituto CUF Porto.
Esta solução de Radiocirurgia/Radioterapia robótica veio permitir a muitos doentes não terem de se deslocar ao estrangeiro para poderem ser submetidos a esta modalidade terapêutica, bem como aos profissionais que com ela trabalham, poderem pertencer à primeira equipa portuguesa que integra uma rede de investigação e ensino dedicada a uma das mais avançadas soluções de tratamento na área Radioncológica a nível mundial.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: CUF
Neste artigo: cancro, CyberKnife M6
Pau de arco
Equinicea
Garlic
Ozonoterapia
Reishi
Shiitake
Maiitake
Colloidial silver (leiam sobre este)
Argila com cipo mil homens sobre o local do cancro mesmo externo.
Exercício físico.
Dieta anti inflamatória, comer mais curcumina, gengibre..
Fazer detox
Evitar carnes!! Quando se tem cancro não preciso de explicar porquê. Os sábios entenderão.
Sim sim é tudo muito bonito e preventivo mas ás vezes acontece e não podes fazer nada em relação a isso.
Esqueceste de escrever “Pau de Cabinda”
Fia-te na virgem e não corras que depois vês no que dá, o Steve Jobs também andou nessas coisas e foi parar 7 palmos de baixo da terra que foi um instante.
O aviso de conteúdo patrocinado também não vos ficava nada mal.
Bom dia. Isso seria estar a mentir. O conteúdo não tem nada de patrocínio nem de apoio, muito menos é publicidade. Se leres, além do título, verás que é informação muito interessante que devemos mesmo ter atenção, pois podemos entender o nível de evolução no combate ao cancro.
Além disso, como podes ver, existe uma fonte da notícia, está lá tudo.
Abr.