Supercomputador de 11 milhões de euros vai ser instalado em Portugal
Portugal, e a maioria dos países, não constam do TOP 500 que possuem as máquinas mais poderosas do mundo.
Aliás, Portugal nem sequer tem um supercomputador, mas em breve vai receber um supercomputador, que custará 11 milhões de euros, e que será instalado num centro de computação no Minho.
Portugal foi um dos países escolhidos para instalar um dos oito novos supercomputadores europeus, que vão dar a investigadores e à indústria acesso a capacidade de processamento para projetos em áreas como a medicina e a inteligência artificial.
Supercomputador, a máquina para a investigação
Com um investimento total de 840 milhões de euros, a União Europeia quer também recuperar terreno face aos EUA e à China, que lideram a corrida da supercomputação, revela o Público.
Além de Portugal, os restantes sete computadores serão instalados na Bulgária, República Checa, Finlândia, Itália, Luxemburgo, Eslovénia e Espanha.
Segundo declarações de Nuno Rodrigues, vogal da FCT, ao Publico...
As ferramentas de investigação geram dados em massa, e só através destas máquinas se consegue atingir resultados relevantes na perspetiva de ciência. Sem estas ferramentas, ficamos completamente arredados
Este supercomputador tem uma capacidade de memória de 266 terabytes e a capacidade de armazenamento ronda os dez petabytes.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Mas corre Crysis?
Deve rodar 1000 Crysis, pelo tamanho do indivíduo.
Claramente perdeste o autocarro da piada -.-‘
Espero que corra Minecraft e notepad …
Será que tem memória suficiente para o Google Chrome?
+1
Lol
Estava a ler a notícia e estava a pensar como o INL não tem um. Espero que este possa servir também para isso
Penso que será um dos propósitos… Tenha essa ideia (se a memória n me falha) quando ouvi falar deste “Pc”
Talvez se passassem mais tempo a observar a realidade, em vez de brincarem no virtual, provavelmente seríamos poupados a muita asneira, e pouparíamos muita massa! É que dar uma lupa a um cego, não lhe dá necessariamente mais vista!
Gostei.
sabes para que é que serve um supercomputador?
se é ‘super’ deve ser da apple de certeza, já que na boca deles não há melhor… [cof cof]
isto é que vai ser uma festa a minar BITCOIN e outras cripto-moedas!
Mais uma filial da Skynet
bom para correr o word, excel e paint!!!!
Que desperdício de recursos para Portugal que para variar não irão tirar partido dele. Daqui a uns 6 meses vão apanhar os responsáveis a jogar tetris e pacman nele.
Acho piada aos comentários que vejo aqui escritos, de pessoas que claramente não têm conhecimento suficiente para os fazer. Este computador é para, entre outros propósitos, ser utilizado por alunos da universidade do Minho para desenvolvimento de competências que poderão aplicar no mercado de trabalho. O pessoal que fala em “jogar” claramente não tem conhecimento nenhum em termos técnicos na área da informática porque, caso o tivessem, saberiam que este tipo de hardware não tem caraterísticas para ser usado em jogos.
O computador não é para os alunos da UMinho. É um computador para a comunidade científica Portuguesa e vai ser instalado no Minho (apenas isso). Para o Pedro – em Portugal há imensos cientistas a lutar por tempo de processamento. Isto acontecem porque não temos capacidade suficiente instalada cá e precisamos de produzir ciência como de pão para a boca.
Vamos é por o “bicho” a funcionar e avançar com o país. Velhos do Restelo como o Pedro em nada ajudam o país.
Pedro ainda bem que há pessoal como tu para me dizer a mim, aluno da UMinho e que já teve garantias que estes computadores vão ser parcialmente disponibilizados aos alunos do perfil onde me insiro, que não vou poder usar o supercomputador.
Talvez tenha escrito mal. Não é para uso *exclusivo* da UMinho. É para a comunidade científica da qual fazem partes das universidades, institutos de investigação, etc. Não é só da UM. Alunos, investigadores e docentes do IST, IPG, UÉvora, etc. todos eles o vão poder usar. Só isso. Vai ser excelente!
Lamentavelmente é uma pena ver o desconhecimento que algumas pessoas têm, para fazer certo tipo de afirmações.
No Univ. Minho e noutras instituições faz-se investigação do melhor que há no mundo e que têm necessidade destas máquinas.
Quem faz-se este tipo de de afirmações da inutilidade de um sistema destes anda mesmo muito distraído, lamentável.
Somos mesmo um país com algumas bestas como alguém muito estúpido, disse mas é verdade.
Nestes comentários: ignorantes que nem entendem o propósito de um super-computador de um lado e chorões do IST porque foi para o Minho e não para Lisboa do outro lado. Haja pachorra 🙂 🙂
E mais preocupante ainda, é que, quem faz este e outro tipo de comentários que se podem ler aqui no site, também vota.
Ainda bem que vem 1 para Portugal e, ainda melhor que seja instalado no Minho…