Spotify testa a nova Storyline similar às Stories do Instagram
O Spotify está a testar a sua própria versão das Stories ou histórias do Instagram. O formato popularizado pela rede social Snapchat vê agora uma nova adaptação, estando igualmente presente no Facebook, YouTube, bem como no WhatsApp. Com efeito, é rara a plataforma ou rede que não tenha uma vertente mais social.
Do streaming de música, aos podcasts e agora à partilha de histórias?
Caso seja utilizador da plataforma de streaming Spotify, então fique atento à possível chegada da Storyline ou linha temporal. Aí, poderá começar a ver atualizações de estado partilhadas pelos artistas. Detalhes como a inspiração do dia, frases que reflitam as tendências atuais de determinado criador, entre outros temas.
Do Instagram ao Spotify
Ainda que o formato tenha sido criado pelo Snapchat, foi com o Instagram que atingiu o pico de popularidade e agora, migrará para o Spotify. Contudo, para já é uma função que está a ser testada, não estando ainda globalmente disponível. Note-se ainda que já existia algo similar, o Behind the Lyrics" na aplicação.
Já ao contrário da função supracitada, o Storyline não lhe apresentará cartões pop-up sincronizados com a reprodução da música. Em vez disso, terá que carregar na nova implementação, tal como consulta as Stories na rede social Instagram. Desse modo, o utilizador já saberá exatamente o que fazer dentro da aplicação.
Nesse sentido, vemos um novo tipo de conteúdo, acessível através de um simples toque e com as barras que nos mostram a duração do mesmo, além de nos dar a possibilidade de saltar entre as histórias. Note-se, a propósito, as linhas horizontais no topo do Storyline, tal e qual as bem conhecidas Stories do Instagram.
O Spotify como plataforma de streaming e rede social
Com o intuito de envolver os utilizadores e dar-lhes um pouco mais de perspetiva sobre os seus artistas favoritos, o Storyline estará ao dispor dos criadores de conteúdo. Tudo para que desse modo possam passar algo mais sobre a sua mensagem, inspiração ou estado de espírito a quem os segue e/, ou ouve.
Em seguida podemos ver um dos primeiros exemplos disso mesmo. Neste caso, a publicação da vocalista da banda Paramore, citando o Spotify e a sua nova implementação. No caso concreto, a inspiração que deu aso à música "Hard Times" poderá agora ser clarificada pela própria artista através da nova função.
it’s really me and i’m still confused about how i feel about it...
if @genius would just fix the Behind The Lyrics for “Hard Times” on @Spotify then my coming back to twitter will feel completely justified. https://t.co/Qsg4aYvEBp
— hayley from Paramore (@yelyahwilliams) April 24, 2019
Ao mesmo tempo, para o utilizador isto significa a chegada de mais conteúdo original. Além disso, poderá obter assim atualizações mais personalizadas e criadas pelo próprio autor / responsável pela música em questão. A propósito, acima vemos também as queixas face à implementação anterior com informação alheia.
Informação divulgada pelo próprio artista no Spotify
A premissa é simples, o artista terá assim uma nova janela de comunicação. Desse modo, será o próprio a escolher a mensagem, justificação ou simples partilha que quer divulgar. Já para o Spotify, cria-se assim mais uma possibilidade de divulgação dos artistas, equipas de gestão e possíveis parceiros comerciais.
Neste momento o Storyline está a ser testado em ambas as plataformas móveis, Android e iOS. Os utilizadores do Spotify via computador terão ainda que esperar um pouco mais, tampouco sabemos quando é que será feita a distribuição global desta nova implementação.
Por fim, reiteramos que esta função, divulgada primeiramente no Reddit, estará apenas acessível para os artistas / responsáveis pelo conteúdo. Não há qualquer indicação que sugira a sua fruição pelo utilizador comum da plataforma.
Stories na rede social Instagram e Storyline no Spotify
Já de acordo com as declarações do Spotify à TechCrunch, a plataforma está testar a Storyline junto de um grupo restrito de utilizadores, além de confirmar a função. "Estamos sempre a testar novas formas de criar novas experiências para os utilizadores", afirmou um dos porta-vozes da empresa sueca.
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: AndroidPolice
Fonte: Reddit
Neste artigo: instagram, rede social, Spotify
Inútil. Dão-se ao trabalho de desenvolver isto, mas uma coisa tão simples como visualizar quem segue as nossas playlists não é possível…
Com uma diferença, o Instagram é gratuito.