Apple Arcade pode custar mais de mil milhões de dólares a Cupertino
De acordo com fontes próximas da Apple, a gigante de Cupertino está a investir vários milhões de dólares no seu serviço Apple Arcade. O relato foi publicado este fim de semana pelo Financial Times, refletindo o empenho da tecnológica no seu novo serviço de streaming e acesso a vários jogos da sua esfera.
O Apple Arcade é o póster mais famoso da "nova" Apple, empresa agora também dedicada aos serviços online.
Ainda de acordo com a mesma fonte, a cifragem total pode superar os mil milhões de dólares investidos no serviço dedicado aos jogos. Entretanto, a empresa prepara esta nova plataforma de subscrição para acesso a vários títulos, muitos deles ainda em desenvolvimento. Será também um sério fomento para os programadores.
"Jogos que redefinem os jogos" - Apple Arcade
Ao mesmo tempo, a Apple está também a desenvolver a sua plataforma de streaming de filmes e séries, o TV+, além da plataforma agregadora de notícias, o News+. Também estes serviços receberão um forte investimento de Cupertino, porém, numa escala consideravelmente inferir à do Arcade.
Continuando com o relato do Times, mais de 100 novos jogos estão planeados para este serviço. O custo de desenvolvimento dos mesmos colocar-se-á em vários milhões de dólares. Pelo menos esta é a estimativa da empresa, que estará a dedicar uma quantidade inusitada de fundos para garantir o sucesso da plataforma.
Aliás, de acordo com algumas fontes, será um investimento desproporcionado. Nesse sentido temos o público alvo, programadores indie e estúdios independentes. Portanto, fontes que talvez nem carecessem de um investimento tão exacerbado. Já, por outro lado, são valores normais para a indústria dos video-jogos.
Um investimento necessário
Mais uma vez, de acordo com o relato desta fonte, o serviço da Apple passará mais pela entrega e disponibilização de jogos, mediante uma subscrição mensal, do que pelo streaming de jogos propriamente dito. Assim sendo, ainda que partilhe alguns pontos com o Stadia, terá uma abordagem mais conservadora.
Focando-se o Apple Arcade na entrega de jogos aos utilizadores, terá que primar pela diversidade. Portanto, o investimento chorudo prenderá precaver isso mesmo. A necessidade de existir uma grande variedade de títulos, com ênfase nos jogos para dispositivos móveis. Esta é a fórmula de Cupertino para o seu Arcade.
Vemos assim a empresa a celebrar contratos muito gratificantes para os programadores de jogos. Aqui com o intuito de os fixar na sua plataforma, e fomentar o crescimento da mesma, sobretudo na fase embrionária. Por outras palavras, o Apple Arcade tem que ser bem-sucedido. Ou se falhar, não será pela falta de investimento.
Serviço de jogos exclusivos para iOS e MacOS
A Apple ainda não revelou quanto é que cobrará mensalmente pelo seu serviço Arcade, nem mesmo pela plataforma TV+. Contudo, segundo os analistas da HSBC, as receitas geradas pelo Apple Arcade devem crescer de 370 milhões de dólares em 2020, para 2,7 mil milhões de dólares em 2022. Aliás, em 2024 esta cifra já deverá estar nos 4,5 mil milhões de dólares.
Por essa altura, de acordo com estas previsões, a Apple deverá ter mais de 29 milhões de assinantes mensais, cada um pagando 12,99 dólares. Assim sendo, o Arcade gerará mais receitas do que o TV+, ou mesmo o News+. Ainda assim, estes deverão gerar 4,1 e 2,7 mil milhões de dólares nas perspetivas para 2020, respetivamente.
Por fim, a Apple estará a competir com o Stadia da Google, este mais focado no streaming de jogos. Ao mesmo tempo, deveremos ter ainda uma solução d Microsoft voltada para o mesmo mercado. Por conseguinte, a gigante de Cupertino terá que se diferenciar das concorrentes.
O Apple Arcade estreia-se no final de 2019 e já pode consultar a sua página.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Financial Times
Neste artigo: Apple, Apple Arcade, Arcade
Prefiro pagar 15€ por mês e ter acesso a jogos realmente bons que possam ser acedidos em qualquer dispositivo que me apetecer (até na porta de um frigorífico que tivesse acesso à internet e um ecrã daria para jogar, bastando instalar a app), em vez de estar limitado a “meia dúzia” de dispositivos “overhyped” e “overpriced” com jogos medíocres que também eles vão ser “overhyped” e muito possivelmente “overpriced”.
+1
Pensei que a Apple iria fazer o mesmo que a google, o hardware estaria do lado da google, do outro lado qualquer hardware com acesso rápido de internet.
O que a Apple faz é o mesmo que ter os jogos de iOS mas com “tarifa plana”. Ou seja, obriga sempre a ter hardware caro.
O que eu mais desejo é jogar na porta de um frigorífico…
Em geral, o que interessa é ter o processamento centralizado numa mega corporação. Isso é que é mesmo bom e nada perigoso. Mas como as consequências nocivas disso só se verão daqui a um bom par de anos o que é bom é tapar os olhos até lá. Viva a Google.
Boa! Depois podem pegar nessas receitas e doar esse dinheiro para caridade, investigação e em necessidades estruturantes na vida humana.
1000 dolares na simples conversao para 4 mil reais, caro demais para um console, apesar de ser lancamento
Estou curioso para ver qual a será a resposta da Google, ou seja, se o Stadia vai ser a bandeira para tudo o que é gaming da Google, ou se vão lançar algo específico para Android.
“Serviço de jogos exclusivos para iOS e MacOS”
LOL… com quotas de mercado tão baixas vão criar exclusividade para “meia duzia de pessoas”?!?
Ok… boa sorte
“Contudo, segundo os analistas da HSBC, as receitas geradas pelo Apple Arcade devem crescer de 370 milhões de dólares em 2020, para 2,7 mil milhões de dólares em 2022. Aliás, em 2024 esta cifra já deverá estar nos 4,5 mil milhões de dólares.”
Podem-me indicar onde consultaram esta informação, por favor?
Com certeza, excerto do Times:
“Apple has not said how much it will charge subscribers for Arcade or TV+, but analysts at HSBC have estimated that Apple Arcade revenues will grow from $370m in 2020 to $2.7bn by 2022 and $4.5bn by 2024, by which time HSBC predicts it will have 29m users paying $12.99 each month. Those figures are greater than its revenue estimates for Apple TV+, at $2.6bn by 2022 and $4.1bn by 2024, and Apple News+, which it predicts will generate $1.7bn and $2.7bn respectively.”