Veículos Elétricos: Mais 100 postos de carregamento rápido em Portugal
É verdade que os veículos elétricos estão na moda! Tal mudança não aparece só porque se tornou um hype, mas sobretudo porque são Veículos Zero Emissões (VZE), menos nocivos para o ambiente.
Como sabemos o Governo Português tem estado empenhado nesta "nova mobilidade elétrica" e anunciou que vai avançar com novos incentivos para a instalação de mais 100 postos de carregamento rápido.
Para que esta nova era dos veículos elétricos funcione na perfeição, é fundamental que exista um bom ecossistema! Nesse sentido, é preciso ter uma boa rede de carregamentos e, se possível, que estes postos sejam de carregamento rápido.
José Mendes, o secretário de Estado da Mobilidade, adianta em declarações à Antena 1 que a oferta há condições para criar 100 novos postos de carregamento rápido em Portugal a partir de 1 de abril (o que significa triplicar o número de pontos da rede de carregamento).
Carregamentos pagos dos veículos elétricos já em 2019
O secretário de Estado acrescentou ainda que o carregamento ser pago em todos os postos é algo inevitável e que poderá estar em vigor ainda em 2019. O governante revelou ainda que o carregamento de veículos elétricos passará a estar disponível também nos parques de estacionamento, por exemplo, em grandes superfícies.
José Mendes revelou à RTP que, relativamente ao plano de incentivo do Governo para os postos de carregamento rápido, se aguarda pela publicação de um aviso do fundo ambiental que vai disponibilizar uma verba de 1,5 milhões de euros para apoiar 50% a fundo perdido a instalação destes pontos de carregamento.
Portugal é, neste momento, o quarto país com maior percentagem de veículos elétricos vendidos.
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Este artigo tem mais de um ano
“criar 100 novos postos de carregamento rápido em Portugal a partir de 1 de abril”
Até parece mentira…
100? Acho pouco. Dividindo pelo pais nao da assim muito…
também querem tudo….nunca estão bem com nada, típico de português.
Com calma as coisas se vão compondo.
Tem sempre que se começar por algum lado…
Talvez para o ano sejam mais 200?
a primeira, e única para já, vez que carreguei um veículo elétrico num posto público rápido, depois que estes começaram a ser pagos, deu uma linda fatura de 14,50 euros para 29kw. resumindo: 0,50 cêntimos por kw!!!
é assim que se estimula acmobilidade elétrica? com preços muitíssimo mais elevados do que carregar em casa?
no que me diz respeito foi a primeira e a última. só se tiver uma emergência
Aqui para os leigos do kw, traduz para isso para kms.
Depende do carro que ele esteja a falar da mesma forma que 1litro de gasolina/gasoleo nao tem uma correspondencia em KM.
Por exemplo num model X P100D estou a fazer uma média de 350wh por milha… dá 0.35kwh…
Mas tudo depende de vários factores, tais como o que tens ligado no carro, velocidade, aceleracao etc etc… basicamente como acontece num carro a combustao…
Mas só para ter uma ideia, quanto custa encher a capacidade de carga de um carro eléctrico (o que antes se chamava “encher o depósito”)? Mesmo considerando que há carros com capacidades diferentes, estamos a falar entre que valores?
Depende do carro e da capacidade das baterias claro.
Eu vivo no UK, e no meu contrato de eletrecidade pago £0.11/kwh.
Como tenho carregamentos grátis para a vida nos Tesla superchargers e a maioria dos pontos de carregamento aqui por perto sao também grátis é muito raro ter o carro a carregar em casa.
Mas um carregamento total pelas minhas contas dá a volta de £15, para 370milhas.
Isto dá a volta de £0.04 por cada milha ou £0.025 por cada km.
£2.5/100km, o que á taxa de cambio actual (1.16Euro = £1) sao arredondando 3Euros para cada 100km.
Ou o equivalente a 2.5Litros de diesel (Diesel em Portugal a volta de 1.20Euro/litro).
Em casa pagas cerca de 0.16€/kw num contador de tarifa simples. Na rua cobraram-lhe 0.50/kw. Quase 4x mais, é disso que ele se está a queixar. Para um governo que diz estar a incentivar, não lhes ficava mal terem preços mais interessantes na carga de um veículo elétrico.
Quantos Km fazes com isso, ou seja o consumo, é uma métrica muito menos interessante, até porque depende de muitos fatores como num carro “convencional” (que carro tens, como conduzes, etc).
Mas estavas à espera de quê ? Há que aproveitar a moda e extorquir o máximo possível a coberto da suposta vantagem ambiental. Eléctrico, é só moda. Não é este o sistema de que precisamos.
Então qual é o sistema que precisamos ?
No meu entender, baseado na realidade do nosso sistema de distribuição de combustíveis, acredito que os veículos, tanto ligeiros como pesados, beneficiariam com o sistema de células de hidrogênio.
Amigo do ambiente, porque são veículos elétricos, e com a autonomia que a rede de distribuição permitir.
Basta que os lobbys do petróleo o deixem…..
Stress de abastecimento, já ouviste falar? É esse o problema.
“Amigos do ambiente”?
+1. A frase deveria ser mudada para “menos nocivos para o ambiente”.
Digamos que “menos maus para o ambiente”.
Amigo do ambiente é andar a pé e sem calçado mas isso esta fora de questão
Era bom que arranjassem os que estão avariados, já ajudava muito
sim, la isso é verdade.
Há muitos postos de carregamento avariados e que assim ficam durante semanas a fio.
Não existe um sistema de monitorização pro-activa dos postos? É preciso alguém queixar-se para o posto ser reparado?
Quando existirem umas centenas de milhares de carros eletricos a circular, penso que convem criar postos de carregamento com capacidade para carregar pelo menos uns 40 ou 50 carros em simultâneo.
Com carros que demoram mais de 24 horas a carregar totalmente, quando ligados à rede “normal”, convem aproveitar o fim de semana para andar a pé…
Mais de 24H quando carregados na rede normal? acho melhor começares a ler e falar mais com quem tem veículos elétricos… Para mentires assim, vale mais ires para o intendente…
Ok…carregas 80% de um Leaf em 1 hora num posto rápido…e 7,5 horas numa wallbox…agora diz-me lá quão prático é isto e admitindo que o Carlos exagerou.
Vê se logo que a maior parte deste pessoal não tem carro elétrico e não percebe patavina de carregamentos e só falar á taxi
Então? E a tua explicação é…?
Será estes 100 carregadores que a Nissan Vai oferecer?
https://automais.autosport.pt/destaque-homepage/nissan-vai-oferecer-100-carregadores-rapidos-a-portugal-ate-final-de-2020-num-investimento-de-2-milhoes-de-euros/
Certos estudos recentes, afirmam que feitas as contas só o fabrico das baterias é mais poluidor, que um veiculo “dito convencional” durante todo o seu período útil de vida toda, diz por exemplo IVL (Instituto Sueco de Pesquisa Ambiental).
Mais ainda… numa altura em que já se pensa nas células de combustível (refiro-me ao hidrogénio), em que todos os fabricantes e não só, dão como adquirido um futuro a hidrogénio, com previsões que em 2030 a quase totalidade de carros produzidos esteja equipado com este tipo de tecnologia, é estranho ver o governo investir e promover uma tecnologia já condenada.
Isto é só moda. Vais ver enquanto passa, tal a pouca aplicabilidade num cenário de massificação. Não é possível massificar. Cria-se o nicho, não tenho duvida, mas massificar este sistema ? Não há condições nenhumas.
Nao digo moda mas sim politica em que se tira a poluicao das cidades e se passa para a periferia.
Nim.
Se considerares que a maioria dos carros são carregados à noite e que nesse período uma boa, senão a maior parte da energia produzida é de energia eólica então sim estas a contribuir para um melhor ambiente.
Se carregares durante o dia aí a avaliação é mais complexa, pois nesse período a fonte de energia é muito mais diversificada e inclui energia electrica oriunda de centrais térmicas.
Sim, precisamente… além de não ser possível equipar todo parque automóvel com baterias pois os recursos para o fabrico das mesmas é muito limitado.
Ao contrário do que pensa o ministro que condenou os veículos a gasóleo ao desaparecimento, penso que quem investir num carro com baterias, pode vir a assistir a uma quase completa desvalorização do seu investimento, devido à nova alteração do paradigma.
Mas o importante é ter muitos sendo que manter os mesmos a funcionar já não interessa muito para as estatísticas.
O país tem 308 Concelhos! 100 carregadores é uma fartura!
90 vão ficar em Lisboa, 5 no porto, 2 em Coimbra e o resto no algarve. Não me vou enganar 🙂
Claro, tens razão.
Mas também são as eleições!!!!
Uma pergunta: qual é a duração, ou ciclo de vida, das baterias de uma carro eléctrico? Accontecerá o que acontece por exemplo aos telemóveis, que com os ciclos de carregamento, vão começando a perder capacidade de carga?
Hoje em dia, uma bateria vulgar consegue fazer 1500 ciclos (antes de descer até cerca de 70% da capacidade original). Dependendo da autonomia do carro, isso pode significar 450.000km num carro com 300km de autonomia, ou 750.000km num carro com 500km de autonomia. Não queria usar o exemplo da Tesla, mas não há como fugir: há registos de Teslas com mais de 600.000km e ainda com quase 90% da capacidade original (e a maior perda foi nas primeiras dezenas de milhar).
Depende daquilo que comprares, da mesma forma que existem telemoveis com baterias excelentes e que pouca capacidade perdem, também o há para os carros.
Eu tenho 2 em casa, um Model S de 2014, já conta com mais de 200k km, e está com a capacidade da bateria acima de 80%.
Tem também em consideracao que as baterias vao perder mais capacidade inicialmente e que depois vao graudalmente perdendo menos no mesmo periodo de tempo.
Pesquisem sono motors