OnePlus 7: se estava à espera de carregamento sem-fios, esqueça!
A fabricante chinesa fundada em dezembro de 2013 por Pete Lau e Carl Pei já está a trabalhar no seu próximo telemóvel Android de gama alta, o OnePlus 7. Seguindo o seu calendário semestral de lançamentos, contamos com o novo produto no final do mês de maio ou, o mais tardar, durante as primeiras semanas de junho.
Agora, temos a primeira confirmação para uma das caraterísticas ausentes no tão aguardado telemóvel.
O telemóvel Android estará equipado com a plataforma móvel Snapdragon 855 da Qualcomm, um dado adquirido. Em seguida, teremos melhorias na sua câmara fotográfica, o mais recente software com a interface OxygenOS. Contudo, uma caraterística que estava em dúvida era a possível inclusão do carregamento sem-fios.
O carregamento sem-fios e o OnePlus 7
Algo que os fãs e utilizadores da OnePlus têm vindo a pedir e que eu, enquanto utilizador da marca, também gostaria de ter. Sendo os mais recentes dispositivos móveis construídos em vidro, não existia qualquer impedimento para a inclusão desta simples tecnologia. Afinal de contas, a engenharia necessária para incluir tal caraterística é relativamente simples.
Em 2018 a fabricante lançou dois modelos, ambos construídos em vidro. Assim sendo, os utilizadores começaram a acalentar esta ideia, a de eventualmente não ter que utilizar um cabo para carregar o seu telemóvel Android. Infelizmente, tal como avança a publicação Cnet, ainda não será em 2019 que teremos esta benesse.
A marca continuará a apostar no carregamento Warp Charge
De acordo com as declarações de Pete Lau, CEO da empresa, à supracitada publicação, o carregamento sem-fios não encarado como uma vantagem. "Não consideramos que valha a pena incluir o carregamento sem-fios nos nossos produtos". A confiança de Pete Lau no carregamento rápido (Warp Charge) é, assim, absoluta.
Na imagem acima, cortesia da iFixit, podemos ver um telemóvel comum, já com carregamento sem-fios. O carregamento por indução magnética carece, essencialmente, de uma espiral de cobre e um corpo em vidro ou cerâmica. Portanto, a rejeição da marca em incluir esta característica não se prenderá com os custos de produção.
Ainda que fabricantes como a Samsung tenham redobrado a sua aposta no carregamento sem-fios, ao torná-lo reversível, a OnePlus não seguirá o mesmo curso. Para esta empresa existem outras prioridades para o seu próximo telemóvel Android.
As prioridades do próximo telemóvel Android
Coloca-se assim um ponto final nas expectativas para o carregamento sem-fios no OnePlus 7. Já, por outro lado, Pete Lau não revelou qualquer outro detalhe que nos possa indicar o rumo a seguir. Frisou apenas que a marca está a trabalhar em novas formas de veicular energia sem-fios, de uma forma rápida e eficiente.
Infelizmente a marca ainda não está satisfeita com os resultados. Perante as exigências de velocidade, a transmissão de energia acaba por gerar demasiado calor, libertado como energia dissipada. Algo que também sinaliza uma eficiência longe de perfeita, uma vez que parte dessa energia é perdida (ao ser libertada como calor).
O futuro trará um carregamento sem-fios mais rápido num dos próximos equipamentos da marca, mas não será o OnePlus 7 a estrear esta tecnologia. Aliás, sobre o mesmo, Pete Lau limitou-se a negar a presença do carregamento sem-fios.
Numa última nota, merece ser dito que o pequeno stand da empresa no MWC19 apresentava um protótipo com 5G.
Este artigo tem mais de um ano
Eu sou sincero, não vejo vantagem do carregamento sem-fios e não fico “desiludido” com essa atitude por parte deles.
Não sei se sou só eu mas gosto muito de mexer no meu telemóvel enquanto carrega e se tiver a carregar sem fios vou estar sempre a “tirar e a por o telemovel a carregar”. Mas entendo que seja algo que gostassem de ver incluídos mas eu como user do OP6 não vejo vantagem nisso.
É mais uma feature… Só ganhas em a ter… Tendo agradas a gregos e troianos…
Se o carregamento sem fios fosse reversível, como se verifica com a Samsung e a Huawei, não seria uma vantagem? Vejo-me a ser utilizador de uns Galaxy Buds ou uma alternativa compatível com Android aos AirPods e, quando necessitar de os carregar, parece-me uma tecnologia que iria utilizar, certamente. Ou até mesmo para carregar parcialmente outro smartphone quando não tivesse a oportunidade de o carregar de outras formas (carregador e/ou powerbank). Pergunto a opinião porque não estou dentro do assunto de uma forma detalhada..
Carregamento sem fios é espetacular para quem não quiser saber da vida útil da sua bateria. É mais uma tecnologia que entra no lote das que fica sempre bem dizer: “o meu tem carregamentos sem fio e o teu não”. E se calhar essa pessoa nunca irá usar essa tecnologia.
Supostamente até é benéfico para a vida da bateria uma vez que carrega mais devagar
nesse caso, OP7, esquece o meu dinheiro. 🙂
Tenho o 3T, e está para as curvas (ou se está), e só quando a OP integrar o carregamento sem fios ireo comprar outro.
A desculpa que dão é esfarrapada porque o carregamento sem fios não iria ser exclusivo.
Pessoalmente vejo apenas uma grande vantagem no carregamento sem fios. Carregar o telemóvel no carro enquanto se conduz. Basta pousar e o telemóvel estará a carregar, parece-me mais prático do que ter o fio.
Sim, mas as baterias têm vida útil contada em carga, cada vez que pousas o telemóvel no carro ,por mais curta que seja a viagem, vais utilizar uma carga, sem necessidade…
É uma característica que até não se ter pensa-se que para nada serve, mas é só mesmo até não a terem, porque a partir do momento em que compram um smartphone com carregamento sem fios, não querem outra coisa. Acreditem…
+1
A mim não me convence. Simplesmente porque quer de uma forma quer da outra, isto é, com e sem fios, o equipamento fica indisponível. Aliás, com fios ainda se consegue utilizar, sem fios, não. E depois, é mais um dispositivo a adquirir, nada económico. O único ponto eventualmente positivo seria a rapidez de carga com a indução, mas que também pode ser atingida com um carregador de maior amperagem.
Existe sempre a possibilidade de ter um autocolante escondido na capa, não vejo problema! Mas pensava q era desta que o Xiaomi Mi9 ia ter um rival com Wireless charging +20w! Rivalidade é bom para o consumidor ter os melhores produtos, talvez chegue + para o final do ano com o OP7T!
No meu ponto de vista é uma feature desnecessária
Pessoalmente vejo apenas uma grande vantagem no carregamento sem fios. Carregar o telemóvel no carro enquanto se conduz. Basta pousar e o telemóvel estará a carregar, parece-me mais prático do que ter o fio.
Obviamente o automóvel tem que permitir esta tecnologia..!
Dono de OP6 aqui.
Carregamento sem fios é “over rated”. É apenas tirar o fio de um lado e colocá-lo noutro, na pratica fica-se preso à base mesmo assim.
E para além do mais o dash charge da OP é brutal. Pessoalmente não vejo isso o carregamento sem fios em ter alguma influência na minha próxima aquisicão, possivlemente OP8T ou OP9.
Confesso, não me importava de o ter, afinal de contas não é uma tecnologia do outro mundo. Mas que o Dash (Warp Charge) é bem rápido, isso claro.
Por esta amostra de comentários dá para perceber que há uma parte de consumidores com interesse. Assim sendo, e caso não exista um impedimento técnico (julgo que pelo custo não deverá haver), a OnePlus deveria incluir esta função.
A empresa costuma estar focada nos consumidores – talvez fizesse falta uma explicação mais técnica.
Carregamento sem fios é das muito poucas coisas de que sinto falta no meu 1+6 versus o meu anterior; se quero carregar o telefone no carro sou obrigado a ligar-lhe o fio em vez de ele carregar automaticamente quando o pouso na consola.
Tenho um carregador da OPlus no meu carro. E outro no da minha mulher. Por isso, carregamento sem fios é uma necessidade que não me assiste…
Entretanto, começo a ficar um pouco preocupado com o atraso na chegada do Pie ao meu OP3T. Até porque o último patch de segurança que lhe chegou é o de Novembro de 2018…
Entretanto, o patch de segurança de Fevereiro de 2019 já chegou ao OP6!
Não metem carregamento sem fios para não deixar de venderem acessórios da marca ,como carregadores, isto porque o carregador da marca só carrega rápido se for o cabo e carregador original, é tudo estrategia