O Facebook colocou um ponto final à sua controversa VPN para dispositivos Android
A rede social de Mark Zuckerberg, o Facebook, conta com várias empresas sob a sua alçada, sendo a Onavo apenas um dos vários exemplos. Contudo, desde 2017 que este serviço de VPN tem sido alvo de um pesado escrutínio perante as suspeitas de recolha dos dados de utilizador, seja em dispositivos Android ou iOS.
Entretanto, vimos a Apple a solicitar a remoção desta VPN da sua App Store. Agora, a rede social coloca também um ponto final à versão para dispositivos móveis Android.
Ainda que por norma uma VPN (virtual private network) seja utilizada com o intuito de proteger a nossa privacidade, a oferta da rede social acabava por recolher demasiados dados do utilizador. Assim, não tardaria em ser removida da loja de aplicações para dispositivos iOS.
O golpe de misericórdia para a VPN Onavo
Agora, sucede o mesmo com a versão da VPN Onavo para dispositivos móveis Android, presente até então na Play Store, a loja d conteúdos da Google. De acordo com a imprensa internacional, a VPN Onavo Protect rapidamente caiu em descrédito. Sobretudo depois de ter sido descoberto que a mesma recolhia os nossos dados, mesmo quando estava desligada.
Tendo sido considerada mais uma ferramenta de vigia e recolha de dados pela rede social, a mesma subsistiu até hoje na Play Store. Oferecendo um serviço de conexão encriptada à Internet para proteger a nossa ligação e os nossos dados, as suas intenções pareceriam honestas.
Relembro que este tipo de aplicações (para Android, iOS e Web) atuam como um intermediário entre o nosso dispositivo e as páginas Web. O propósito da sua utilização varia conforme as intenções de cada utilizador. Seja para assegurar a sua privacidade, ou para aceder a conteúdos e páginas restringidas numa determinada localização.
A VPN da rede social Facebook ainda estava disponível para Android
Tendo gradualmente perdido a confiança dos utilizadores, a VPN Onavo caiu em descrédito. Assim, é com naturalidade que encaramos o seu encerramento. Nem outro desfecho era possível para um serviço que dizia servir de garante à nossa privacidade. Tudo isto enquanto registava os nossos dados.
Foi utilizado pela rede social Facebook para reforçar as suas bases de dados. Um apetite que continua a revelar-se demasiado tentador para a empresa de Mark Zuckerberg. Felizmente abundam alternativas sólidas, tanto para Android como para iOS.
Chegou a utilizar a Onavo no seu Android?
Este artigo tem mais de um ano