Portugal: Estado vai dar 250€ para compra de bicicleta elétrica
De acordo com dados do Governo, em 2018 foram atribuídos apoios para a compra de 1.170 novos veículos elétricos. No entanto, o Estado já fez saber que vai deixar de apoiar a compra de carros elétricos acima de 62 500 euros.
Das novas regras de incentivos à compra de veículos elétricos fazem agora parte as bicicletas. O Estado tem 250€ por cada contribuinte.
Estado incentiva compra de bicicletas elétricas
Pela primeira vez em Portugal, a compra de bicicletas elétricas vai passar a ter apoio do Estado. De acordo com a Antena 1, este apoio cifra-se nos 250 euros a cada contribuinte até esgotar o valor previsto para esta medida.O incentivo será distribuído por ordem de chegada de cada candidatura.
Para se candidatar a este incentivo, o Secretário de Estado Adjunto da Mobilidade, José Mendes, refere que existe apenas uma regra, "o contribuinte terá de entregar a fatura que justifique a compra e também uma declaração do vendedor que refira que se trata de uma bicicleta elétrica para meios urbanos e citadinos, e não uma bicicleta destinada ao desporto (por exemplo, uma bicicleta de montanha com suspensão integral)".
3 milhões para apoiar compra de VE
Segundo José Mendes, o Estado tem 3 milhões de euros para quem pretender adquirir veículos elétricos, sejam carros, motas e também bicicletas. Para os particulares, o apoio pode chegar aos 3 mil euros e para as empresas mantém-se nos 2250 euros por veículo, mas para um máximo de quatro veículos e não de cinco como era até agora.
Como referido, só são considerados os veículos com preço inferior a 62 500 euros. Neste caso, o Estado considera que não são "veículos utilitários" e tendo em conta as verbas para o apoio à mobilidade elétrica é preferível canalizá-las para veículos de custo mais baixo.
Aumento considerável na compra de VE
De referir que as vendas de veículos elétricos registou em Portugal um salto de 148% de 2017 para 2018. Com os novos incentivos, o Estado tem pretensões para apoiar até 1000 carros.
Para as motas a fasquia do Governo baixa para as 250, devido à pouca procura. No caso das motas o inventivo é de 20% do preço total até um limite máximo de 400 euros. Relativamente aos híbridos não há alterações.
Este é um dos incentivos à mobilidade elétrica previsto nas novas regras que vão ser publicadas nos próximos dias.
Este artigo tem mais de um ano
Não entendo porque é que o incentivo não é para a compra de bicicletas na generalidade, tendo apenas a limitação que devam ser bicicletas destinadas à mobilidade e não ao desporto. Podia comprar uma bicicleta urbana de qualidade a cima da média por 500€ e sou “obrigado” a comprar uma bicicleta eléctrica de qualidade duvidosa pelo dobro para ter um incentivo de 250€.
Há mais de 10 anos que a bicicleta é o meu meio de transporte preferencial em Lisboa e nunca senti falta de uma bicicleta eléctrica. Quando é a subir vou um pouco mais lento, nas calmas.
Não és obrigado a nada, se queres uma bibicleta dita “normal” não podes utilizar fundos destinados a mobilidade eletrica. Faz parte do bom censo comum.
Não há “bicicletas de desporto” eletricas, o que existem são bicicletas de BTT eletricas.
Carlos existem bicicletas eléctricas de BTT mas também existem de estrada como por exemplo esta https://www.wiggle.co.uk/cube-agree-hybrid-c62-sl-disc-e-bike-2019/
Estou confuso, se não entendeu quando eu escrevi “obrigado” (assim mesmo entre aspas) como é que quer que eu entenda quando escreve “normal” com as mesmas aspas.
Estou confuso, se não entendeu quando eu escrevi “obrigado” (assim mesmo entre aspas) como é que quer que eu entenda quando escreve “normal” com as mesmas aspas.
Realmente seria preferível dar incentivos para bicicletas normais do que elétricas.
São muito mais amigas do ambiente e mais amigas do exercício físico.
Também ajudava que houvesse mais fundos para construir vias para ciclistas, que separem e protejam quem anda de bicicleta.
Infelizmente estamos em Portugal e este tipo de medidas é apenas reflexo da mediocridade doas políticos que temos.
Pois eu não acho que se devam criar mais vias destinadas a ciclistas. Quando o fazem, ve-se o que acontece: são usadas por peões a correr, a andar, a passear, a namorar, a parar para pegar no telemovel,…
Todo o dinheiro destinado à mobilidade sustentável (em especial às bicicletas) devia ser usado em campanhas de sensibilização!
Outdoors, publicidades, acções de formação nas escolas, policiamento preventivo… isso sim, muda mentalidades. Agora, oferecer dinheiro/benefícios?! bah!
Portanto uma bicicleta normal que só precisa do esforço da pessoa não tem incentivo. Uma bicicleta de bateria que implica produção de baterias (que são nada ecológicas) tem incentivo.
A pergunta que se devia colocar é: Qual é o amigalhaço do governo que ganha com isto?
Tá certo. Este país é uma comédia.
Comentário mais correcto do que este não existe.
Claro que existe um lobby grande, vamos ter que esperar mais 5 anos para saber um pouco mais, e mais 10 anos em tribunais para depois não dar em nada!
+5
Agora sim … tocaste no ponto.
é verdade, há-de haver por pelo meio algum amigalhaço a querer despachar determinado tipo de bicicletas 😀
tb acho injusto estarem a limitar o tipo de bicicletas e não ser generalizado
clap! clap! clap! clap! clap!
Se não fosse eletrica toda a gente ia comprar e ocupar as vagas para compra, só mesmo para ter em casa só porque sim.
Quem vai comprar uma eletrica, devido ao seu custo, é mais certo que comprem para uso.
Porque uma Bicicleta Elétrica funciona como opção para deixar de usar o automóvel. Quem gosta de bicicletas convencionais já as usa. Com incentivo ou sem incentivo.
e os €3.000/carro?
também é coisa de amigalhaço?
O ministro do ambiente provém de uma empresa de, se não me engano, baterias elétricas ou carros eléctricos. Algo relacionado com isto. O lobby é este. Simples, nada escondido. Quanto aos incentivos para tudo o que é elétrico, nada mais falacioso, pois a nossa produção elétrica ainda é muito dependente do carvão, logo poluente. O futuro não passa pelos veículos eléctricos mas a pilhas/baterias de hidrogénio. Essas sim, energia limpa, mas ainda falta algum tempo. A evolução vai ser feita rápida pois as grandes marcas já estão a investir nisso.
porque tirar o H de H2O
é só soprar e já está …
E como podemos requerir esse suplemento? Não é o mais importante da noticia?
A resposta à sua questão está no artigo, deve entregar-se fatura da bicicleta mais declaração do vendedor onde esta explicito tratar-se de uma bicicleta eléctrica,o que não foi esclarecido é onde deve ser entregue a documentação? Se alguém tem informação por favor coloque por aqui..
O link para o formulário de candidatura on-line será publicado na seguinte pagina:
https://www.fundoambiental.pt/avisos-2019/incentivo-pela-introducao-no-consumo-de-veiculos-de-baixas-emissoes-2019.aspx
Olá Claudio. o link dá erro. Será que ainda está disponivel?
Pelo que me parece tem de criar registo, e depois deverá ter acesso aos passos necessários….
Meus caros, não sejam assim. Qualquer incentivo que faça com que hajam menos carros na rua é bom.
Eu uso uma bicicleta electrica desde 2014, e optei por uma electrica para não chegar ao escritorio a suar como o Armstrong.
Faço 16 kms por dia e nem um euro de electricidade gasto por mês.
Acordem Portugueses, temos bom clima só falta é investir em infraestrutura.
Alguem que tenha juizo na cabeça e não pensa apenas em criticar. +1
Não é uma questão de criticar só porque sim.
Ninguem está contra a ajuda mas sim darem as eléctricas e as outras não que trazem mais vantagens para todos desde a saúde até a pegada ecológica.
Se não consegue perceber isso, algo vai errado!
Sim meu caro mas imagine agora o estado a dar incentivos a TODOS que querem comprar
Uma bicicleta. Até uma criança que aprende a andar de bicicleta vai receber até um senhor de idade que quer dar duas voltas ao parque da cidade por ano. Não é alguém onde o público alvo é efetivamente puxar as pessoas que andem de carro para um transporte mais amigo do ambiente não só a nível de consumo lá (eléctrico vs combustíveis) mas também ao nível da poluição sonora entre outros. Então quero uma bicicleta e vou a decathlon ….um que tenho incentivo. Porreiro. Dou duas voltas ao parque da esquina farto/me e volto a minha vida de carro. Nak é a estas pessoas que se quer dar incentivo.
por essa ordem de ideias, deviam ter incentivos tb para skates, patins… ate para sapatilhas…
lolololol
Nem todas as pessoas têm saúde ou idade para puder pedalar numa bicicleta normal, mas se for uma bicicleta eléctrica estas pessoas podem na mesma pedalar e fazer exercício físico na medida da sua capacidade ficando o resto do esforço para o motor da bicicleta.
Amigo a bicicleta eletrica nao anda sozinha, serve so par auxiliar, tem que dar ao chenell da mesma. , pedal.
E em planícies… porque em cidades com subidas a pique – como é o caso da maioria da A.M. Porto – esquece lá isso.
Engraçado, eu vivo no Porto e a minha “giga” electrica é sempre a 30! Não falem sem saber.
Qual a sua bike?
woosh sirocco
Ninguém diz que não consigas ir a 30. mas o facto de referires que optaste por uma eléctrica para não chegares a “Suar como um Armstrong” já diz muito quanto ao relevo da cidade… Assim, tal como num carro, as subidas consomem mais recursos e portanto o consumo energético é mais elevado e as autonomias de 50km/100km desses veículos são reduzidos drasticamente.
Para mim, que faço 40 km diários – e por vezes uma ou outra deslocação ocasional – não dava para mim.
Para além disso, ainda esta semana esteve frio e portanto o factor clima nem sempre favorece.
faço , em média , 35km/dia
em bicicleta sem motor
basta não ser murcão
40 kms por dia são “peanuts”, sabes que podes carregar a bateria enquanto estas a trabalhar certo? É claro que não dá para toda a gente, mas dá para mais de 80% das pessoas que conheço que só usam o carro para fazer nem 30 kms por dia… Quanto ao tempo, nem que chovam canivetes. ÉpacartarÉpacartar
subidas a pique? onde?
ainda não encontrei nenhuma
Se fores da Ribeira até à Sé é tudo plano queres ver…
Mete isso a andar na Rua D. Pedro V e se os travões funcionarem a electricidade ainda vais parar ao rio.
ah
os 10.000.000 de pessoas que sobem da Ribeira à Sé
subo a D Pedro V
com bicicleta sem motor
para subir com motor
é assim :
https://vimeo.com/266870385
Discordo!
O Armstrong com as vitaminas nem chegava a suar. Parecia uma bicicleta com motor de 800cv.
É pena o incentivo não abrangir motores como complementos para bicicletas já existentes. O meu pai tem uma boa bicicleta de montanha. A única razão pela qual não a usa para ir para o trabalho é exactamente o mesmo, ia chegar lá a transpirar rios portanto. Eles falou me estes dias que estava a considerar meter um motor elétrico mas está com algumas dúvidas e não é um sistema particularmente barato. Fazia muito mais sentido o incentivo também se aplicar à compra do motor do que apenas a uma bicicleta nova elétrica mas muito mais fraca. Se já tens uma coisa muito melhor…
É um bom incentivo, as bicicletas eléctricas são muito boas para a malta que não é tão desportista ou não está em forma, mas concordo que deveria ser para todo o tipo de bicicletas.
Mas pronto, medida em tempo de eleições, soa-me a esturro…
Como emigrante (silencioso) na Holanda, não posso deixar de sorrir tristemente com uma notícia destas… Sempre o caminho errado… primeiro os Magalhães para o amigo Chávez, agora as biclas eléctricas para um país que nem vias para bicicletas tem… E não, os ciclistas não têm que andar junto dos carros, isso é só estúpido!
Só para fazer uma leve comparação com 2 casos da “Europa para onde nós estamos a convergir”:
– Na Holanda, qualquer empresa pode deduzir no IRC comparticipações de compras de bicicletas por parte dos seus trabalhadores até €750. E todos o fazem. Sim, uma boa bicicleta (NORMAL!) custa facilmente €2000. Ninguém em PT sabe o que é realmente uma bicicleta infelizmente; sabemos o que são bicicletas chinocas de montanha…porque temos imensas montanhas nas nossas cidades… E os holandeses não aderiram às bicicletas eléctricas já agora, dizem que são muito caras (wink wink) para o que realmente fazem;
– Em França, o governo vai dar vouchers de €500 aos jovens que fizerem 18 anos para gastarem em… CULTURA. E não tem que ser museus, livros na Fnac também serve p.ex.;
É a diferença…
Holanda e Alemanha são os principais mercaods europeus para Bicicletas Elétricas.
Como emigrante na Holanda, não sabe o que se passa cá pelo nosso Portugal, se acha que somos atrasados, desengane-se, cá sabe-se o que são bicicletas de 2000€, aliás, até se compram bem mais caras e são poucos os ciclista assíduos que não tenham gasto mais do que isso em uma bicicleta.
Quanto ao Magalhães, mais uma vez se percebe que fala sem saber, milhares de crianças tiveram acesso ao seu primeiro computador através desta iniciativa, alguns de forma gratuita outros através de um valor quase simbólico.
Se os holandeses não aderiram poderá ser por não terem a mínima noção. Muitas cidades aderiram e incentivam aos uso da bicicleta elétrica. Já agora, informe-se bem, Holanda tem programa de bicicletas elétricas e promovem o seu uso. Se está na holanda e se necessitar, até posso dar-lhe a informação sobre como e onde se pode dirigir para tratar de ter uma.
Teve azar de encontrar por aqui alguém que. Aí tem família e se desloca mensalmente, em trabalho.
O TS foi bem claro naquilo que mencionou e parce estar bem ciente das duas realidades. Se o caro Barra já esteve na Holanda há de ter constatado que em PT somos de facto MUITO mais atrasados no que toca a mobilidade. Concorda comigo ? De facto não há sequer comparação possível. A Holanda aos anos que priveligia efectivamente outros veiculos, têm infraestruturas para os mesmos assim como vários incentivos fiscais ( não exclusivos a veiculos elétricos). Eu batia palmas a esta medida portuguesa se fosse realmente abrangente e coerente. Mas não é. Muito menos será amiga do ambiente pois as bicicletas movidas apenas c\ a força humana (energia verdadeiramente limpa!) estão excluidas deste apoio. Como tal é apenas mais uma medida para atirar areia para os olhos dos portugueses, que só seve para benefeciar o lóbi elétrico
E relativamente à iniciativa do governo de socrates chamada “Magalhães”… bem…da minha parte , seria uma perda de tempo estar a discutir este assunto , com quem acha que a humanidade foi benefeciada com isso!
Quanto á mobilidade, claro que concordo, aliás, nem preciso ir à Holanda para constatar esse facto. Basta ir ao nosso país vizinho, cidade de Bilbao, e provavelmente até a própria Holanda ficaria envergonhada. Desde transportes públicos, sistema de transporte eléctrico como plataformas de uso de bicicletas elétricas dentro da própria cidade, partilhadas e com custos de irrisórios, até elevadores, passadeiras e escadas rolantes em plena via pública.
Concordo plenamente consigo nessa questão.
Quanto ao Magalhães, trabalho na área da educação e projetos europeus com várias escolas em diversos sistemas educativos, estamos atrasados também aqui em relação a muitos países europeus mas todos elogiaram a medida e implementaram situações similares e adaptadas as suas realidades
Boa noite então o sr também só ouviu falar das estatísticas! Deram Magalhaes aos miúdos mas os profs não sabiam trabalhar com eles! Depois compraram routers cisco sem Wi-Fi e apenas com 4 portas! Dava apenas para a impressora e 3 pcs da escola!!! Ninguém tocou nos Magalhaes amigo! O mesmo exemplo que o sr da Holanda lhe disse!! Primeiro criem infraestruturas e depois ofereçam as bicicletas!!! Acorde!
Sim a holanda o pais sem problemas e farol da boa gestao!!!
Nao aderiram porque a geografia e topografia nao exige…
Do magalhes mais vale investigar do que cuspir para o ar, alias medida muito elogiada por varios paises ditos evoluidos
Os portugueses nao sabem o que sao bicicletas???ridiculo enfim fala para n estar calado pode voltar a ser silencioso nao s perde nada
Aonde posso encontrar bicicletas eléctricas ? sites? como adquirir obter o incentivo?
google.com
A minha dúvida é, quais as melhores ofertas?
Fiquei sem perceber concretamente o que é que faço à factura de compra …vai para o IRS ? Espero que os vendedores me esclareçam melhor ….
Para os menos informados, poderiam deixar aí um ou dois links de sites confiáveis que vendam bicicletas elétricas. E até um pouco mais de informação sobre como proceder para requerer o tal apoio. Deixo aí a dica 😀
Manda aí, quero ver bem que seja só por curiosidade.
Penso que essa é mesmo a questão. Colocar uns sites de confiança, já agora a bons preços, para podermos todos usar o tal apoio. Fica o desafio para o “grande” PEOPLEWARE!
Pardilhó FTW!
Bruno F, por acaso não és tu o “amigalhaço” de quem criou este apoio !??
Nao e por nada, nem costumo andar de bicicleta, mas estou tentado a investir caso a bicicleta venha acompanhada pela moça.
😛
Tinha pensado exactamente no mesmo… Aparenta ser um belo de um negócio 😉 😛
O mais importante de tudo: o contacto da menina da foto!!! 😀 😀 😀
A fazer a pergunta mais importante 😀
Onde se pode fazer a candidatura?
Há limite de preço máximo para compra da bicicleta? E mínimo?
Obrigado
a minha bicicleta anda a sandes de torresmos e minis. será que consigo algum incentivo?
reduzir a barriga e colesterol provocados pelos torresmos e minis devia ser incentivo suficiente. 😉
E a miúda da imagem? Ninguém comenta?
Bem gira 😉
Pplware como podemos fazer depois o pedido?
Este programa também abrange trotinetes elétricas?
não Mike. abr
Como refere o ultimo paragrafo serão publicados as regras e formulários nos próximos dias, serão no seguinte sitio da internet:
https://www.fundoambiental.pt
Acho bem
Mas primeiro deveriam arranjar condições de segurança para a circulação de bicicletas e outros…
Também estou interessado. Uma Xiaomi ficava a um preço fantástico!
Eu a pensar que ja podia trocar a minha velha de alumínio por uma em carbono… LOL
E é isso mesmo! Podes sempre trocar por uma de carbono “zero”. Mas, com baterias, consumo eléctrico e importadas por uns gajos porreiros, muito amigos dos nossos governantes 😀
Essa desculpa de que a bicicleta vai tirar carros de combustão das ruas é a maior das piadas!
Está-se mesmo a ver que isto é mais uma daquelas medidas (“à medida”) para uns amigos que estão a importar material da China, tal como foi aquela dos Vistos Gold para os amigalhaços do mercado imobiliário 😀
Correcção: onde diz “bicicleta”, leia-se “bicicleta eléctrica”
Onde diz “amigos” e “amigalhaços” leia-se isso mesmo, os próprios legisladores, familiares, vizinhos e todos a quem estavam a dever algum favor 😀
as bicicletas tiram carros das ruas em toda a Europa civilizada
este incentivo existe há anos para compra de carros
há dois anos passou a incluir motas
este ano passa a incluir bicicletas
“(“à medida”) para uns” quêêê??
Gosto especialmente da parte de que primeiro compras, depois candidatas-te ao subsídio e rezas para estares nos primeiros contemplados.
As trottinette da xiaomi fazem parte? pelo artigo não só bicicletas, mas também carros eléctricos.
tenho ideia que de acordo com a lei as trottinette electricas são considerados velocípedes.
mas talvez haja algo para elas também.
alguém pode esclarecer?
A preocupação ambiental deve fazer parte cada vez mais da nossa vida, os argumentos de cada um e até as picardia nos comentários são saudáveis, o que não entendo é a escrita que deixou de ser em português correcto e passou a ser em mixordês… Életrica… É coisas do género….
palhaçada! o que é uma biciclete de cidade? e porquê eléctrica? custa muito dar ao pedal? é só negociatas pra enganar os pategos!
Alguém sabe se as trotinetes elécticas estão também abrangidas?
Alguém sabe se os monocliclos elécticos estão também abrangidos?
Até 62500€ é considerado utilitário? Ganha-se bem neste país…
Bom dia. Estive a ver no outro dia este modelo e parece-me interessante, que acham? Preço qualidade? https://www.norauto.pt/produto/bicicleta-electrica-wayscral-e-drive-powered-by-michelin-quadro-alto-cor-preta-bateria-incluida-_58525.html?CatalogID=48229&CatalogCategoryName=48275
A Norauto tem lá outras, mas esta tem o motor e controlador juntos.
A Decathlon também tem uma série delas: https://www.decathlon.pt/C-1631734-loja-de-bicicletas-eletricas
boas . , eu acho muito bem aquilo que o nosso governo esta a fazer nas grandes cidades , devíamos de evitar a poluição nas cidades.
PARA ME CANDIDATAR AOS 250 EUROS, A QUEM ME DIRIJO?
passo prévio:
não grites
Ao site do fundo ambiental, onde tem de criar uma conta, e fazer a candidatura online.
https://www.fundoambiental.pt/avisos-2019/incentivo-pela-introducao-no-consumo-de-veiculos-de-baixas-emissoes-2019.aspx
Caramba… se o estado ajuda, reclamam… se o estado não ajuda, reclamam. Talvez por isso sejamos tão pouco ajudados… já pensaram na possibilidade de ajudar agora com as eléctricas e posteriormente sem serem eléctricas ?! Não há paciencia realmente.