Portugal: Produção eólica diária bate recorde histórico
A produção eólica diária em Portugal continua a bater recordes. De acordo com a informação publicada pela gestora da rede elétrica nacional, o Sistema Elétrico Nacional registou, no dia 23 de janeiro, o máximo histórico de produção eólica diária com 101,9 GWh, acima dos 99,6 GWh do anterior máximo de 11 de março de 2018.
A produção eólica verificada correspondeu a 61% do consumo diário (167 GWh), colocando Portugal à frente da Europa em share de energia desta origem. Cerca de 13% (24 GWH) da produção nacional foi destinada a exportação. Este foi também um dia de recorde em Espanha, com a produção eólica a atingir os 367.697 MWh, um incremento de 0,6% face ao anterior máximo histórico, representando 43,2% do consumo diário em Espanha.
Atualmente, estão instalados nas centrais eólicas 5150 MW, que em média abastecem cerca de 25% do consumo nacional.
Em 2018 a produção renovável abasteceu 52% do consumo nacional, mais saldo exportador, repartida pela eólica e hidroelétrica, ambas com 23%, biomassa com 5% e fotovoltaica com 1,5%.
Via REN
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Assim como o preço da eletricidade bateu na última década!
Quando não percebes que o preço é ibérico e é conforme oferta e procura!
quando não percebes que é intolerável continuar a pagar por energia extremamente cara, que por si só é um bem essencial, e sempre que o “zé” tenta colocar produção de energia para auto consumo é imposto taxas e mais taxas. o negocio é sempre o mesmo não interessa de onde vem a energia.
Pah em Espanha é mais barata e aqui no Luxemburgo chega a metade de Portugal!
Vamos todos apostar também nas energias renováveis e ser independentes energicamente das industrias da energia…Assim ganha o ambiente e a carteira de cada um…e por muito esforço que se lute pela dependência a verdade é que essa será a realidade de futuro…
O ambiente fica a ganhar sim. Já essa da carteira duvido muito que algum dia aconteça.
Infelizmente não é nada uma boa notícia. Apenas a EDP e restantes chulos do mW/h garantido ficam contentes. Graças aos maravilhosos contratos da equipa do grande 44 de Évora, este aumento custa-nos os olhos da cara
entretanto temos a EDP a aumentar o preço da electricidade porque os objectivos nao foram alcançados.
Não vejo nenhum aumento. Vi uma diminuição de 3,5% neste ano:
https://observador.pt/2018/12/21/edp-vai-baixar-precos-da-eletricidade-em-35-para-a-maioria-dos-clientes-em-2019/
Falas sem saber.
Tá certo… Condiz exactamente com a factura ao final do mês. Sempre a subir!!!
Pagas o que gastas. É simples. Aqui em casa só pago 40€ a 60€ por mês. Não passa disso nunca.
Ainda bem que tens um agregado familiar reduzido 🙂
Continua a colar links com diminuições de preços por parte da edp, como se isso reflectisse um equilíbrio naquilo que o consumidor português paga ao longo das últimas duas décadas .
Das duas uma.. ou és funcionário da edp, ou tens um bom ordenado ( e se o tens parabéns por isso).. mas não sejas cínico e gozes com a realidade de quem recebe o ordenado mínimo ou pouco mais, e todos os meses lê a mensagem de corte porque assim é obrigado
achas que as pas eólicas foram de graça ne? ou a edp pediu te dinheiro para as por? entao agr queres desconto porque ? nao pagaste para as por. Eu tambem nao tenho desconto por o meu vizinho ter posto painéis solares e pagar menos que eu
somos um povo feliz, temos vento ,sol e água para produzir energia cara. não percebo nada disto..
somos um povo feliz, temos vento ,sol e água para produzir energia cara. não percebo nada disto..
Se isto continuar assim os anti-carros elétricos começam a perder argumentos
Mas o que é que isso tem a ver com as eólicas? Ainda não percebeste que os elétricos, no modelo atual não funcionam? Só na Noruega onde os lucros do petróleo permitem subsidiar brutalmente esses mamarrachos.
Os elétricos têm mais de 100 anos. E nunca foram uma alternativa. Porque será?
Simples, porque só agora a tecnologia de baterias e carregamentos rápidos permitem que estes sejam alternativa. E à medida que o nosso conhecimento vai aumentando e as nossas tecnologias vão melhorando, estes serão cada vez uma melhor alternativa. Claro que a indústria petroleira não fica muito contente com esta alternativa.
com a evoluiçao das energias renováveis daqui a medio prazo podemos viver completamente limpos, livre de carvao e petróleo quando toda a energia renovável der para alimentar todas as casas e carros de cada pessoa do pais, nao é difícil fazer isto numa casa é difícil fazer isso num pais inteiro, nao era assim tao difícil de perceber pois nao? para mim nao vejo qualquer problema nos elétricos chegas a casa ligas o carro a tomada sais de casa tira o carro da tomada demora 30 segundos e fica a carregar a noite inteira as pessoas é que complicam o que é facil
moras no 6°andar? eu quando passo a extensão pelo predio abaixo e atravesso a rua com 300mts de extensão monofasica queixo me do mesmo…. esta gente so complica!!!!
claramente ai é mais complicado hj em dia quem mora num predio sem garagem é mais complicado para nao dizer impossivel mas ja muito se tem feito a volta dos eletricos montes de estaçoes de carragamento e mais esta para vir
E aqueles 13% exportados para Espanha tiveram que ser pagos. Grande negócio este onde pagamos para produzir. Só na terra do 44.
Matéria-prima na produção de energias renováveis 0% taxas para pagarmos com argumentos de advogados, (ouvimos o que dizem faz nexo,…. aprofundamos mentalmente, no que nos foi dito não faz puro cabibento.
Más notícias para a minha carteira, quanto mais verde é a energia mias cara fica