5 dicas para escolher o domínio perfeito para o seu site
Na hora de escolher o domínio perfeito para o seu website deverá ter em atenção um conjunto de pormenores. Afinal de contas, será esse o nome quer marcará a sua presença online, correspondendo à sua identidade digital.
Hoje apresentamos 5 dicas para quem precisa de escolher e comprar um domínio.
Um domínio é composto pelo nome do domínio e pela extensão (TLDs – top-level domains). Poderá optar pelo nome da empresa ou do projeto relacionado, ou por algo mais criativo: A escolha é sua e a única limitação é o facto de esse domínio já poder estar reservado.
Antes de mais, é muito importante que, ao longo do processo de escolha do seu domínio vá testando as ideias destes nomes para verificar se os mesmos ainda estão disponíveis. Poderá ter uma ideia brilhante para o domínio da sua preferência, desenvolver todo o conteúdo e, quando for registar, ser surpreendido pelos piores motivos: o domínio encontrar-se indisponível.
Para saber se o domínio que pretende está livre, aceda aqui. Vá testando os nomes que vão surgindo durante o brainstorming e, se o nome estiver disponível, não perca tempo, registe logo!
#1 - Opte por um nome curto e simples
Assim, irá permitir que o mesmo seja facilmente memorizado pelos utilizadores e clientes. Evite criar um domínio demasiado longo ou complexo.
#2 - De fácil compreensão e de fácil digitação
É importante ter em mente que o endereço deve ser percetível e fácil de pronunciar. Se um Cliente ou Colaboradortransmitir o seu contacto é importante que o mesmo seja sonante e fique na memória.
Não se esqueça que os clientes não chegam até a si apenas por pesquisa na Web. Por outro lado, quanto mais simples for a sua digitação, mais fácil será encontrá-lo. Quantas vezes, não lhe aconteceu não perceber bem qual o domínio e não conseguir encontrar a referência? Evite nomes demasiado complexos, um potencial cliente pode desistir de o encontrar perante estas dificuldades.
#3 - Evite utilizar números ou hífens
Evite ao máximo recorrer ao uso de números ou de hífens, podem ser prejudiciais. Quando se trata de números, os utilizadores tendem a ficar sem perceber se o número será utilizado como numeral ou por extenso (cinco ou 5?). Quando utilizamos hífen, na altura de o digitar, os utilizadores também poderão ficar confusos (o hífen é antes ou depois do de?).
#4 - Deve estar relacionado com o tipo de negócio ou projeto
É importante que o nome do domínio esteja relacionado com a área do negócio, nicho ou projeto. Assim, o utilizador cria logo a associação mental desejada. Por outro lado, também é importante que contenha a(s) keyword(s) para contribuir para um melhor posicionamento orgânico nos motores de busca.
#5 - Escolha a extensão indicada
Estão disponíveis mais de 900 extensões e a sua escolha deverá ser efetuada com base naquele que é o seu mercado. No entanto, é altamente recomendável que registe o seu domínio nas diferentes extensões, de forma a evitar que venha a ser registado pela concorrência.
Exemplos de extensões e respetiva finalidade:
- .com: Utilizado por empresas, tem finalidade comercial;
- .org: Utilizado por organizações não comerciais e sem fins lucrativos;
- .net: Ideal para websites com conteúdos relacionados com a internet;
- info: Direcionado para websites de cariz informativo;
- .biz: Para utilização corporativa ou comercial, como é o caso, por exemplo, de um projeto de e-commerce;
- .me: Utilizado em websites de cariz pessoal, por exemplo, em CVs ou em blogs.
Esperamos que estas dicas sejam úteis para que possa encontrar o domínio perfeito para o seu website ou projeto.
O Pplware agradece à PTISP pela produção deste conteúdo.
Este artigo tem mais de um ano
Mais 5 + 1 Dicas grátis (só para complementar as indicadas):
01. Registar um domínio por vários anos, tem vantagens.
Fica mais barato e transmite uma mensagem clara de continuidade.
Os spammers costumam registar só por um ano (sabem que esse nome vai ficar queimado),
02. Convém considerar os domínios nacionais em .PT
Hoje em dia, são muito mais baratos e acessíveis a toda a gente.
03. Escolher uma empresa de registos (registrar) em Portugal, ajuda
a economia nacional e na hora do apoio é na língua local.
04. Quando for registar o nome escolhido – Procurar um Código Promocional – assim pouca alguns euros.
05. Pesquisa primeiro, referências sobre a empresa escolhida, não pelo preço praticado, mas por questões mais técnicas, se há más problemas relatados, etc.
06. Se houver alguma promoção de domínios, pergunta qual será o valor a pagar APÓS o acabar a validade da promoção (normalmente um ano).
E domínios ocupados, são vitalícios? Existe maneira de ficar com o domínio pretendido?
Pode contactar o proprietário e fazer uma proposta de aquisição. Mas se for uma empresa grande, ou consolidada há algum tempo, pode ficar difícil…
Não,para ter uma ideia, há uns tempos alguém conseguio comprar um domínio que pertencia à google e que tinha acabado de expirar. O que aconteceu foi a google fazer uma proposta de compra ao tipo que o comprou.
Não querendo fazer publicidade gratuita, esta é uma ferramenta que também pode ajudar à inspiração no nome do domínio: https://namelix.com/