Atenção: Pode estar a testar as próximas atualizações do Windows 10 sem dar por isso
O tema atualizações, no universo do Windows 10 tem sido sensível, pelas razões que todos conhecem. A Microsoft não tem conseguido apresentar uma solução estável e os utilizadores é que têm saído prejudicados.
Mas o que agora se soube é que afinal a Microsoft tem usado os utilizadores para testar as suas atualizações, sem que estes saibam que estão a usar estas versões e estando sujeitos a problemas.
Todos sabem que o testar das novidades da Microsoft para o Windows 10 são feitos através do programa Insiders, onde os utilizadores estão presentes de forma voluntária e com os riscos associados bem identificados e assumidos.
Mas agora veio a público, oriunda da própria Microsoft, a informação de que as atualizações mensais são testadas pelos utilizadores finais sem que tenham conhecimento ou que lhes seja informado desta situação.
O Patch Tuesday é o momento em que as atualizações chegam, precisas e sempre na 2ª terça-feira de cada mês. A Microsoft designa estas atualizações como de tipo B, porque chegam na segunda semana do mês.
É na terceira e quarta semana do mês que chegam as atualizações C e D, que não trazem novidades no campo de segurança, mas que se focam apenas nas melhorias e em novidades que existam para ser lançadas duas semanas depois.
Ora é precisamente nas C e D que os potenciais problemas estão. Estas são novas versões de testes, e por isso instáveis, e estão a ser entregues e instaladas nos utilizadores sem que estes saibam da sua natureza e dos potenciais problemas.
Em defesa da Microsoft, esta refere que apenas são servidas aos utilizadores quando estes ativamente as procuram no Windows, na área de Atualizações das Definições do Windows 10. Mesmo nesta condição, era importante que a Microsoft desse a saber aos utilizadores desta situação, podendo estes escolher se querem ou não participar.
Este artigo tem mais de um ano
quer queiramos quer não, o cliente final é sempre uma cobaia de testes nestas situações, pois existem milhares de combinações de software e hardware nos mais diversos utilizadores de windows e depois de lançarem os ditos é que vão analisar o feedback, o que resulta muitas vezes em que uns correr tudo bem noutros começa os pesadelos…
Não me importo de ser cobaia, até hoje nunca tive problemas de maior nos vários pcs que tenho com win10.
Deve de ser uma questão de sorte, ou não!!!
Deve ser mesmo um bem-aventurado. No meu micro só tenho bugs, rejeições posteriores a programas previamente instalados, telas escuras e outras situações embaraçosas.
Pior é você instalar um atualização que toma um tempo enorme, pedir prar reiniciar, e durante a reinicialização a atualização é revertida! Basicamente não aceita e demora vários minutos pra reinicializar por completo.
Um tempo enorme ? Bem, isso depende do pc e da ligação á internet.
Bem, isso também depende do hardware instalado, o SO não pode ser o culpado de tudo.
Mas caríssimo, PC é máquina de hardware nada homogêneo, por isso quem deveria decidir quando e que atualizações instalar deveria ser o dono do equipamento.
Quem perceber o funcionamento do Windows Update, WaaS e Deployment, sabe perfeitamente que as atualizações C e D são para os seekers que cliquem em “Check Updates”, não sendo a sua distribuição feita automaticamente como acontece nas tipo B.
Os utilizadores que não as procurem, simplesmente não as recebem! Não se entende o espanto aqui ou o alarmismo!
É mais grave os problemas identificados nas tipo B que são para distribuição generalizada, do que os problemas que as pre-release possam trazer.
Quando sai a notícia no pplware que o windows lançou uma nova actualização, normalmente, o pessoal vai todo a correr clickar na opção para procurar por actualizações. Eu tenho windows 10 há menos de 2 anos mas, a primeira grande actualização por que passei, bastou para me ensinar a nunca mais votar a forçar a procura por actualizações. Tanto é que dois meses depois, ainda não recebi a actualização de Outubro. O problema é que nem toda a gente tem conhecimento que ao fazer isso, podem vir a ter dores de cabeça. O pessoal normalmente quer é ter as últimas actualizações para, em princípio, ter a máquina mais segura e estável. Eu é que já não caio nessa armadilha. 😀
*nunca mais voltar a forçar
Deve ser por isso que o meu, de um dia para o outro, nem arranca!
O hardware deve ser bom…
Eu devo ser um deles, porque não estou a conseguir reiniciar o pc
Somos 2. desde Domingo estava a trabalhar perfeitamente e na 2ª feira nem chega à parte de colocar password!
O culpado é o SO, lol.
… é por “essas e por outras” que o disco do meu ASUS entregou a “ alma o ao criador “ .
n n foi por causa de um update que estragou. foi a treta que colocas no teu disco
Sim, está-se mesmo a ver que é por causa do Windows…
Kkkk Carlos, quiseste escrever em outras palavras que o seu disco duro pifou, o meu também. Esse Windows 10 é um autêntico sacrifício aos deuses
Muda para outro SO, pode ser que um novo SO te recupere o hdd.
Há comentários tão ridículos que começo a por em causa o futuro da Humanidade.
Fogo, o meu hdd com 20 anos tb pifou e outro que deixei cair tb pifou, raio das atualizações estragam os meus hdds todos!!!
mais vale a microsoft nunca lançar versões finais.
Versão final ? Onde viste isso ?
é instalar a versão ltsc e pronto.
ltsb! e se visses o preço não flavas assim
então fica com o pro sem versão final
Porque é que será que eu num parque com 150 maquinas não tenho que entregar nenhuma delas ao criador?!?!!?
Esta situação parece totalmente irrelevante, tendo em conta que esses utilizadores já têm instalado nas suas máquinas o mais complexo e sofisticado malware da História das Tecnologias da Informação, encapotado sob a forma de um Sistema Operativo.
O resto é conversa…
Acho que o assunto do artigo não é Android!
E achas bem… O SO de que o artigo trata é mesmo o Windows 10!
Estás confuso, o Android é ao lado…
Estás no fórum errado, a Google e o Android é ao lado…
We are all tech lab rats.
E nós é que pagamos pelos erros deles.
Já fiz o teste e baixei a nova atualização do Win 10. No geral o computador ficou bem, funcionou leve, mas existe um grave problema na conexão à internet, onde o Google Chrome não acede a internet com uma mensagem na barra de status: A estabelecer conexão… o segredo é para o serviço de criptografia do Windows, remover umas chaves de registo e parar alguns processos até que uma nova atualização resolva o problema.
lol, usa o Edge ou o Firefox.
Chrome, dispenso…
um reballing na gráfica resolve!
É cada uma que um tipo fica pasmado ahahahahahahahaa 🙂 Viva o Linux Fedora 🙂
lol