Dica: Descubra como saber os ciclos de carga da bateria de um smartphone Android
A bateria é, hoje em dia, um dos principais elementos tidos em conta na escolha de um smartphone. Claro que depois da compra, é necessário saber mantê-la e monitorizá-la para saber da sua capacidade.
Se no iPhone é simples saber o número de ciclos de carga que a bateria tem, no Android essa informação não existe e nem está disponível. Mas existe uma forma simples de manter esta informação controlada. Saiba como pode saber os ciclos de carga da bateria do seu smartphone Android.
Um dos fatores usados para saber o estado de uma bateria são os ciclos de carregamento a que esteve sujeita. Um ciclo de carregamento ocorre quando se utiliza toda a energia da bateria, mas isso não significa necessariamente que ocorra um único carregamento.
Numa bateria, estima-se que esta comece a perder desempenho depois de ultrapassar os 300 ciclos, o que significa que após um ano começa a perder, lentamente, a sua capacidade.
Como saber os ciclos de carga da bateria de um Android
No caso do Android, e para termos acesso à informação dos ciclos de carga, precisamos usar uma app como o Charge Cycle Battery Stats, que regista e guarda todo o histórico de cargas e de descargas, apresentando os dados ao utilizador.
Para além da informação sobre os ciclos de carga, o Charge Cycle Battery Stats informa ainda o utilizador sobre estatísticas diárias e semanais, médias por dias da semana, informação da bateria - capacidade, temperatura, voltagem, tecnologia e níveis - e uma estimativa de custos por ano.
As imposições do Charge Cycle Battery Stats
O Charge Cycle Battery Stats precisa apenas que o smartphone esteja ligado quando for colocado à carga e também quando este for retirado do carregamento. Esta obrigatoriedade é apenas para que o software detete e registe estes momentos.
Pode não ser a solução ideal, até porque não tem o histórico passado de carregamentos, mas permite que possam manter um registo detalhado dos carregamentos da bateria do Android e saber o seu estado, podendo prever problemas ou até o seu fim.
Uma ajuda para a bateria do seu smartphone
Charge Cycle Battery Stats
Este artigo tem mais de um ano
Interessante, obrigado pela dica.
Pena não poder “descobir” o número de ciculos, antes de ter sido instalada.. Mas presumo que o android não guarde essa informação..
Pensei no mesmo e desinstalei logo a seguir.
Não deixa de ser uma app interessante.
instale a aplicação Phone INFO, pelo menos nos samsungs desde o 4 aparece os ciclos desde nevo
Bom dia
Tenho um Moto G6 e ele tem tipo um app da Motorola msm que é o Moto Ajuda e lá dá pra fazer testes de hardware por exemplo verificar se a vida da bateria e a temperatura.
Não vejo interesse em tal App:
– fica permanentemente ativa a controlar os carregamentos e só conta desde que está instalada
– que me interessa saber se a partir de agora fiz 150 carregamentos se a bateria já levar 300 em cima?
Normalmente as baterias tem um pequeno controlador onde contém tal informação mas habitualmente nem o SO consegue aceder a tal info por não ser do interesse do fabricante… Mesmo o Windows controla os ciclos mas só desde a última instalação. Se já tiver sido atualizado ou feito reset, volta a zero e não tem interesse. Há uns anos alguns fabricantes deixavam ler tal informação mas como obtiveram reclamações por haver baterias “novas” com muitos ciclos ou baterias desgastadas após poucos ciclos, desligaram o acesso…
O Programa está abandonado, não vale a pena, e não funciona em todos os celulares.
Escreve-se smartphone ou telemóvel… Em português por favor!
sys/class/power_supply/battery/charge_full_design
sys/class/power_supply/battery/battery_cycle
/sys/class/power_supply/battery/cycle_count
Tanta trapalhada com baterias, não era muito mais simples e mais eficaz se pudessemos trocar a bateria do telempovel abrindo com uma simples tampa? antigamente era assim e quanto a mim andámos de cavalo para burro 🙁 não quero saber se é à prova e agua ou se é mais fino, queria era poder usar o telemovel ao longo do dia sem preocupações depois de o telemovel ter 1 ou 2 anos. Devido à evoluçao do resto dos componentes não precisava que durasse 5 anos, mas pelo menos 2 anos devia ser obrigatorio estar assegurado que.
Os consumidores deviam-se unir e fazer força para que na lei fosse obrigatorio os fabricantes trocarem a bateria obrigatoriamente de 6 em 6 meses até fazer os 2 anos. Talvez assim pensassem que era melhor terem a opção de baterias substituíveis pelo utilizador.
Mas as baterias têm 2 anos de garantia tal como os telemóveis… Não percebo qual é o problema com a lei…
Se tiveres uma bateria com problemas, eles têm de trocar em garantia com a lei actual.
Como é que sabes se a bateria tem problemas? Tu dizes que sim e o fabricante diz que nao. E depois metes a versao de software que vinha de fabrica, com as apps que usavas na altura que compraste o telemóvel fEs um factory reset e só consomes conteúdos da altura e ves se aguenta o mesmo que aguantava quando era novo… E se aguentar 75% do que aguentava em novo tem problemas?
Sim, abaixo dos 80% se não me engano é passível de troca.
E há aparelhos de 5€ ou menos que numa carga completa te dizem exactamente quantos mAh a bateria acumula…
De resto, é como tudo. É a palavra de uns contra a de outros. Eles é que te têm de provar wie a bateria não está má.
Já troquei 2x de bateria num telemóvel da BQ e eles nunca me levantaram problemas…
Mas se manda-te vir um telemóvel de outro país não é muito fácil estar a enviar para lá e para cá para te dizerem que a bateria está boa ou má, e tens de limpar os teus dados e ficas sem telemóvel por uns tempos e tens custos de envios, etc. A bateria amovível era muito mais simples.
Miguel, as baterias não têm tampa mas trocar uma demora 10 minutos com um kit de ferramentas de 2€ e um secador de cabelo…
De resto, tive 5 telemóveis diferentes desde 2011 e só 1 precisou de bateria nova por vir com uma de fraca qualidade…
O problema é esse.
Além disso, um telemóvel com bateria amovível sai mais caro, é mais frágil, e está mais sujeito a avarias por pó, humidade ou líquidos…
E em relação a comprar noutro país não é problema.
O bq de que te falo vai e vem a Espanha na mesma semana ou em pouco mais que isso. E sem sair de casa nem gastar 1 tostão!
Aproveitando o balanço, como é que vejo a quantidade de ciclos no iPhone?
Tens aqui como fazer: phonearena.com/news/How-to-check-how-many-battery-cycles-is-your-Apple-iPhone-battery-on_id69150
As baterias são consideradas consumíveis e como tal, o normal é apenas terem 6 meses de garantia
Errado. De lei não são consumíveis já que são carregáveis.
Está no guia do centro europeu do consumidor…
No galaxy s7 diz os ciclos que ja carregou. Deve ser dos poucos modelos que guarda historico e apresenta na app logo ao dia 1 de estar instalada.
Bom dia Pedro. Pode-me indicar como e onde posso ver isso dos ciclos da bateria do Samsung s7?