Google revela que programadores podem ler e partilhar os emails do Gmail
Foi em julho passado que surgiu a informação de que a Google estaria a permitir que os programadores externos acedessem às mensagens do Gmail e que estes estariam a extrair dados dos utilizadores, muitas vezes sem estes saberem.
Em resposta a um pedido de esclarecimentos do senado americano, a empresa admitiu agora esta situação e revelou algumas informações adicionais, que mostram as suas regras para esta utilização.
Nunca ficou clara a posição da Google na questão levantada em julho deste ano. Apesar da própria Google ter decidido não ler as mensagens do Gmail e obter informações destas, suspeitava-se que os programadores externos tinham acesso a toda esta informação, sem que os utilizadores tivessem noção disso.
Claro que, depois de todos os problemas do Facebook com a partilha de dados, esta questão levantou algumas dúvidas dentro dos legisladores americanos, que pediram explicações à Alphabet.
A resposta chegou agora e confirma o que se suspeitava. A Google permite o acesso de programadores às mensagens para que estes obtenham informações e até as partilhem com terceiros.
A declaração da Google surgiu numa carta enviada por Susan Molinari, Vice-Presidente da Google para os assuntos governamentais e políticas públicas, onde foram explicadas as formas de avaliação das aplicações que têm acesso ao Gmail.
Segundo a Google, existem mecanismos automáticos que avaliam a aplicação das políticas da Google nestas apps após a sua publicação e a empresa avalia também relatórios de investigadores de segurança sobre estas apps.
Um dos pontos mais importantes da carta da Google refere que o acesso a estes dados apenas pode ser feito após a apresentação de uma política de privacidade onde é descrita a forma de partilha dos dados com terceiros e de obter a autorização dos utilizadores.
Apesar de ter sido pedido à Google que revelasse casos de violação das regras e outras informações importantes, a empresa acabou por não revelar qualquer informação.
Provavelmente esta voltará a ser pedida numa próxima audiência no senado, que decorrerá no dia 26, onde vão estar os representantes da Google, Apple, AT&T e Twitter.
A carta de resposta da Google foi tornada pública e está disponível para consulta. Caso pretenda podem lê-la na íntegra abaixo.
Este artigo tem mais de um ano
NSA é um dos “programadores externos”!
Fonte?
Procura- Não é nenhum segredo.
Onde está? Eu até te posso chamar de ladrão, mas sem apresentar as provas, de nada vale. Aqui é a mesma coisa. Quero provas do que ele fala. Onde me mostraram? Em nenhum sitio.
Típico corno manso.
Ganda polvo parasita.
Nao me refiro quem lá trabalha, mas sim à politica de gestão, os seus objetivos e com têm lucro.
Para quando telemoveis topo de gama com SO proprietários e que se “utilizador” quiser programas, apps ou outras denominaçoes modernas para as mesmas tretas, possa usar a net.
Para quando um SO da Samsung num topo de gama, que não seja o cuscoid? Ao menos deem essa escolha. Um note 9, o melhor smartphone de todos, com um SO linux que nao o cuscoid do polvo?deixem a loja e serviços google para as ovelhas. Essas comem o que já há no pasto, deem hipoteses às ovelhas que tem uma visão mais holistica e por isso mais inconformada?
como se a Samsung fosse a Madre Teresa, deixas de ter um cuscoid e tens um cuscung. Ninguem ganah dinheiro a vender coisas a meia dúzia de ovelhas holisticas
Porque não metes mãos à obra e desenvolves esse tal SO? 😉
Se o fizeres e se converteres 1/3 das apps para esse novo SO, eu prometo que compro um note 9 (nesse momento ja deve existir o note 20) e instalo esse OS.
Achas que é pelo sistema operativo ser proprietário que essa situação melhora? Olha que é contrário
Tiveram acesso aos emails do benfica? 😀
Vem de lá a fuga
Desde que não se instale extensoes no Gmail não me parece haver problema. Por exemplo há extensoes ou aplicações de terceiros que servem para nos filtrar o spam e etc e isso naturalmente tem de ”ler o mail” para ser melhor que o comportamnto nativo do GMail, entre muitas outras coisas.
Como em tudo hoje em dia a segurança e privacidade perde o seu controlo quando passamos do produto base e completamos com ‘extras’ de terceiros.
Não se pode confiar em niguem
Comprem um domínio e sejam o vosso provedor de e-mail 😀
Pois e assim está mais seguro…
https://youtu.be/NgUPRDIwu1U
Vergonhoso!! Hoje em dia, tudo tem de passar por mail: declaração de impostos, pagamentos online, etc, etc. E esta cambada de abutres a espiar e roubar todo o tipo de dados mais do que privados! Há muito que deixei a Gmail como conta principal, e adoptei o ProtonMail. Prefiro pagar, mas ter a certeza de poder usufruir dum serviço íntegro!
bem…
isto deixa-me duas opções: protonmail (claro) e o Outlook…
é claro que, neste ultimo, certamente que a M$ também faz alguma leitura dos e-mails (penso eu), mas pelo menos não tem estado “tão” mencionada nestas “lavagens de roupa suja” que tem vindo ao de cima nos últimos anos.
Ou seja… tirando o protonmail, das grandes fornecedoras de e-mail, quer-me parecer que a M$ não é assim tão má (pelo menos não tanto como a Google…)
Alguém tem mais algumas sugestões de serviços de e-mail com prioridade na “privacidade” do utilizador?
agradecia sugestões 🙂
estas a falar da empresa que te vende um OS com keylogger e faz upload de 30mb de todo o video que gravares com a tua webcam? estas a falar dessa?
Sim sim, dessa mesma!!! LOL
A questão é que o windows tem dado muito que falar em termos de privacidade, mas em questões de e-mail não se tem ouvido de grande coisa… dai a minha questão
Pode estar a falar de uma empresa que vende software, em contraponto de uma empresa cujo corebusiness é venda de publicidade dirigida…
Boas,
“faz upload de 30mb de todo o video que gravares com a tua webcam”
Podes elaborar pf?
Break big tech.
e-mails de alguma importância, sempre protonmail.
Eu uso o CTT, e garanto-vos que nenhum hacker da NSA consegue abrir aquela caixa postal para ver o conteúdo sem ter de se meter num avião e deslocar-se aos centros de distribuição dos CTT.
Acho que é muito trabalho para ler uma carta de reclamação dirigida a NOS.
Estamos deveras entregues aos bichos….
Não sei o porquê de tanto alarmismo que a Google certamente já devia fazer isto á anos mas não é para todos em todo o mundo… é só para “alguns” se é que me faço entender…
Papel, voltem a usar papel…. e mensagens em código!
Dificilmente a google vai conseguir cuscar numa carata escrita em papel! 🙂