Facebook excluiu 1,27 mil milhões de contas falsas em seis meses
Algumas pessoas usam e abusam do direito de "liberdade de expressão". Usam vários subterfúgios para usar o pseudoanonimato que a Internet proporciona para dizerem o que não conseguem dizer frente a frente. Tornou-se rotina criar contas falsas no Facebook para tudo o que não é lícito.
Nesse sentido, na audiência perante o Comité de Inteligência do Senado dos Estados Unidos, Sheryl Sandberg, atual diretora de operações do Facebook, afirmou que, durante um período de seis meses, a rede social teve que excluir 1,27 mil milhões de contas falsas.
De acordo com a declaração de Sandberg, a operação foi conduzida por métodos manuais de revisão, bem como com a ajuda de métodos de revisão automatizados, como a aprendizagem automática (machine learning), visão computacional e inteligência artificial.
O processo de manter o número de contas falsas sob controlo permite que o Facebook descubra atores malévolos que aproveitam a plataforma para possivelmente espalhar notícias falsas e distorcer a opinião pública, para que ela corresponda à sua própria agenda.
Nós mais do que dobramos o número de pessoas a trabalhar na segurança e proteção e agora temos mais de 20.000. Revimos os relatórios em mais de 50 idiomas, 24 horas por dia. Melhor tecnologia de aprendizagem automática e inteligência artificial também nos permitiram ser muito mais pro ativos na identificação de abusos.
Referiu Sandberg.
Inteligência artificial e aprendizagem automática para proteger o utilizador
Ainda que muitos casos tenham sido removidos, a verdade é que o Facebook é lento, é rígido e não tem em consideração algumas regras sociais mais basilares, o que tem gerado grandes conflitos ao ponto de muitos casos chegarem à barra dos tribunais. Isto muitas vezes tem a ver com a forma "artificial", automatizada, robotizada usada pela rede social. Tudo isso é apontado à gigante das redes sociais.
Durante a audiência perante o Comité Selecionado de Inteligência, a representante do Facebook mencionou que a rede social também trabalha na remoção de conteúdo de spam da sua plataforma, com um número surpreendente de 836 milhões de peças de tal conteúdo sido removidas apenas no primeiro trimestre de 2018.
As redes de contas criadas para enganar e desinformar os utilizadores também são alvo dos processos de revisão manual e automatizada do Facebook, e essa categoria de ameaça pode incluir contas reais e falsas.
Também vale a pena notar que, como afirmou Sandberg durante sua audiência, "o Facebook tem uma equipa de segurança dedicada a entender como os maus atores atacam indivíduos e redes, criando defesas contra esses ataques e reagindo rapidamente para mitigar possíveis danos".
Com a ajuda desta equipa de especialistas em segurança, o Facebook quer impedir a disseminação de conteúdo malicioso aos seus utilizadores, enviar alertas personalizados automatizados para as pessoas afetadas por vários tipos de ataques cibernéticos, bem como garantir que as contas não sejam visadas por invasões artificiais, técnicas baseadas em inteligência artificial.
Em resumo...
O Facebook tem mesmo de agir, de se responsabilizar pelos danos à sociedade sob vários pontos de vista, várias formas, algumas vezes cruéis, que hoje são tidas como "arma fácil de arremesso". Como afirmou há uns anos Umberto Eco, "As redes sociais deram voz aos imbecis"!
Este artigo tem mais de um ano
oops…
Têm a certeza que é mil milhões?
Sim.
Mas isso é mais de metade
We block millions of attempts to register fake accounts every day. Globally, we disabled 1.27 billion fake accounts from October 2017 to March 2018.
Não consigo aceder à minha conta anónima… joking.
Mas eles sabem as contas que tenho, têm a opção para variar entre contas numa mesma máquina.
Mas o estranho é que somente contas de conservadores da direita foram excluidas !
Conheces a identidade de 127 mil milhões de contas? Deveriam fazer o mesmo com os futebololeiros que criam contas falsas só para se armarem em mauzões.
Fernando Neto a espalhar fake comments?
É por na visão dos liberais, conservadorismo é atraso de vida, tal qual é o esquerdopatismo crônico.
Ai o qui eu fasso, excluiran mia conta no faicebuque pessoar. Mim ajudem!
Quase todas as semanas tenho pedidos de amizade de supostas mulheres norte-americanas com contas acabadinhas de criar. Faço report a todas elas. São certamente esquemas para sacar dinheiro a alguns incautos.
Bom, mas mesmo muito bom, seria acabarem de vez com esse Facebook. É pior esse vicio, do que os cigarros. Facebook, é um flagelo, para a nossa Juventude, e não só.
E certamente ainda são poucas…
Fiz uma investigação sobre o assunto, e coletei um conjunto de regras a cumprir para não ter a conta bloqueada por suspeita de ser falsa.
– No início da conta não agregar rapidamente uma grande lista de amigos
– Mesma regra sobre interações com grupos, posts e comentários
– Permanecer com atividade moderada durante as primeiras semanas após a criação da conta
– Não colocar nada que possa ser alvo de report por 3ºs nas primeiras semanas
Eu sou da opinião que toda a gente deve ter direito à sua privacidade e opinião.
As praticas dos bots do Zuck são mais uma ferramenta de censura do que uma para “proteger” o utilizador, toda a gente possui um cérebro e, por isso, em vez de se usar bots para filtrar o que é falso ou verdadeiro acho que toda a gente é mentalmente capaz de fazer tal juízo, basta investigar as fontes um pouco e tomar tudo com uma pitada de ceticismo e não partir na primeira carreira que lhe para á porta.
“toda a gente possui um cérebro e, por isso, em vez de se usar bots para filtrar o que é falso ou verdadeiro acho que toda a gente é mentalmente capaz de fazer tal juízo,”
Isto da internet deve ser uma coisa nova para ti certo?
De possuir a usar ainda vão uns quantos.
E não te preocupes percebo mais de internet na ponta dum dedo que tu no corpo todo, o suficiente para saber que não quero uma net repleta de A.I.’s a censurar tudo e todos em prol de gigantes dos media, todos com a sua agenda politica, enquanto os pequenos são esmagados pelo politicamente correcto quando tentam mostrar o outro lado da moeda.
Contas “Falsas” ?
FALSAS ?
Mas eu tenho algum dever de lealdade ao facebook ? Eu tenho alguma obrigação identificativa para essa pagina de bonecada ? Eu crio a conta que quiser com a identidade que eu quiser !
Confesso que as teorias do Facebook estão cada vez mais cómicas para não dizer estúpidas. Tanto é que esta rede de 3 em 3 semanas decide “bloquear-me” a minha conta. É a teoria do telemóvel (que decidi integrar nesta rede social) para receber os códigos de confirmação de utilizador, é por causa da minha foto real (já sei que sou giro segundo diz a minha esposa) e recentemente decidi criar uma página nesta rede e no espaço de 10/15 minutos o FB “decide” de novo bloquear-me o acesso para “proteger” os meus dados privados. Ora como eu pouco ou nada mesmo partilhei na rede fico a pensar “quais dados”. Decidi que o meu perfil ficaria “isento” de amizades (não tenho amigos associados nesta rede), apenas interagiria com pessoas de 3 a 4 grupos que me interessam, meia dúzia de páginas que “gosto” e umas quantas participações nesses mesmos grupos e fotos dos jogos que jogo online. Por isso “estranho” porque razão o FB decide (de novo) barrar-me o acesso. Aliás pediu-me uma foto para verificação. Até ver (com a desculpa da minha privacidade) estou impossibilitado de voltar ao FB. Se me faz falta esta rede? Só mesmo por causa dos grupos com quem eu dedilho uns tópicos de conversação…
Enfim…