Lojas da Xiaomi em Espanha partilhavam informações de utilizadores sem saberem
Depois de conquistar os mercados asiáticos, a Xiaomi virou-se para a Europa e têm-se implantado de forma lenta, mas firme, principalmente em Espanha. Foi precisamente no nosso país vizinho que um insólito aconteceu.
Duas das lojas da Xiaomi estavam a partilhar dados seus e de clientes através dos smartphones de exposição, sem que dessem por isso, através de uma app tão simples como o Gmail.
Pode parecer uma situação insólita, mas a verdade é que 2 das várias lojas que a Xiaomi tem em Espanha estavam a partilhar informações variadas sobre o seu negócio. Os dados podiam ser encontrados e acedidos nos equipamentos de exposição das lojas da Puerta del Sol e do centro comercial La Vaguada.
O problema, do que foi relatado, estava na configuração feita nestes equipamentos. Estes estavam a usar a conta de gmail oficial da loja, para assim terem acesso aos serviços da Google. O problema é que com esta conta, bastava algo tão simples como aceder à App do Gmail para aceder aos email enviados pelas lojas para os clientes ou para os fornecedores.
O problema é ainda maior, uma vez que através do acesso ao Drive, era também possível ter acesso aos dados de faturação das lojas, aos dados dos funcionários, às fichas de clientes e a toda a diferente informação recolhida destes.
Após esta descoberta, a Facua, uma associação de consumidores espanhola, fez de imediato uma queixa à Agencia Española de Protección de Datos, uma vez que está a ser colocada em causa a RGPD e a proteção dos dados dos funcionários e clientes. Foi pedido que seja aberto um inquérito contra a Balmore Atlantic, a empresa dona das lojas onde o problema acontecia.
A Xiaomi já reagiu a este problema e garantiu que procuram respeitar ao máximo as regras da RGPD e que assim que tiveram conhecimento da situação alertaram os seus parceiros, que gerem as lojas, para a situação, requerendo de imediato que esta fosse resolvida.
Com 7 lojas abertas em Espanha, todas a funcionar em regime de franchising, a Xiaomi está a conseguir impor-se e a conquistar mercado, tornando-se já um caso de sucesso.
Este artigo tem mais de um ano
acontece !!!
Criar uma conta para fins de demonstração dá muito trabalho, mais vale utilizar a conta da empresa…
e normal todos fazem a mesma coisa
sim sim… continua a acreditar nisso.
Continuem a não ler os artigos e fazer as vossas guerrinhas insignificantess 🙂
Para quando o teste do ppl ao Xiaomi MI8??
…. e também do MI Max 3 ???
A única marca que paga para fazer propaganda é a Huawei, então podes não contar com isso.
“da RGPD” – da Regulamento Geral de Proteção de dados? ou do Regulamento Geral de Proteção de Dados?
“DO” Regulamento.
seria “DA” se fosse Regulamentacao.
Pois… mas no artigo mantém-se o “DA”
oh … basta ir a worten e fnac que ha sempre um idiota que configura o email dele 🙂
Erros acontecem. Isto não é um erro, é incompetência.
Numa Box há uns anos lembro-me de ver em TODOS os monitores expostos (todos a mostrar a mesma imagem) um erro da app do btnext 😀
Isto nada tem que ver com a xiaomi mas sim com o responsável de loja. E claro também com a a curiosidade mórbida das pessoas, eu teria chamado a atenção e não andar a intrimeter-me no que não me diz respeito.
“curiosidade morbida das pessoas”?
nestas lojas, os dispositivos em exposicao sao para ser experimentados. Experimentamos abrimos e fazemos o que quisermos com esses dispositivos de exposicao. so assim uma pessoa pode realmente saber se vale a pena adquirir ou nao.
isso dos emails da empresa eé um problema da empresa mesmo, quer seja por terem contratado pessoas incompetentes, quer tenha sido por serem incompetentes a dar treino aos funcionarios! os funcionarios sao dessa empresa. nao trabalham por conta propria.
“You pay peanuts…” 😉
Foram logo fazer queixa… que queixinhas fdx.
as lojas da botnet a partilhar info sem saberem ahahaha
E também do redmi 5A!
Com a Huawei acontece o mesmo
iPhone, the best or noting
Lê o artigo…reflecte…e não digas asneiras.
Iphone the best or nothing
Really ? Are u sure ?
Será asneira?
No contexto da notícia? Sim. Afirmação totalmente absurda. Pode ser até verdadeira, no entanto não faz o menor sentido.
Esse slogan tem direitos de autor e não dá Apple