Conhece a tecnologia Light Peak [Thunderbolt]?
Ligue discos, dock stations, leitores blu-ray… a alta velocidade !
Tal como havíamos noticiado em 2009 (ver aqui) e na sequência da apresentação da Linha MacBook Pro e Mac OS X Lion que efectuamos neste artigo ficamos a saber que uma das novidades é a adopção da nova tecnologia Thunderbolt (adaptação da tecnologia Light Peak). A tecnologia Light Peak foi desenvolvida pela Intel e segundo a empresa, esta tecnologia permite taxas de transmissão na ordem dos 10 Gbps (o dobro da tecnologia USB 3.0 que possui uma velocidade de comunicação máxima na ordem dos 4,8 Gbps) quando utilizada em cabos de fibra óptica.
A tecnologia Light Peak será provavelmente a tecnologia a usar no futuro das ligações, uma vez que é considerada a mais rápida para transmissão de dados até ao momento através de um simples cabo. Esta tecnologia foi desenvolvida pela Intel (adaptada recentemente pela Apple e baptizada com o nome de Thunderbolt), e como já referido permite velocidades de transmissão na ordem dos 10 Gbps, com potencial de no futuro atingir os 100 Gbps.
A título de exemplo, se usarmos a tecnologia Light Peak a 10 Gbps é possível transferir a informação um filme em Blu-Ray em apenas 30 segundos ou por exemplo fazer o backup de 1 ano da reprodução continua de ficheiros MP3 em apenas 10 minutos.
Esta tecnologia permite usar conectores mais pequenos e cabos mais longos e flexíveis do que os usados nas tecnologias actuais. A tecnologia Light Peak suporta múltiplos protocolos em simultâneo, e permite ligar os mais diversos dispositivos (ex. Discos, Blu-ray, monitores, etc), substituindo todas as interfaces do computador.
Resumo das características da tecnologia Light Peak
- Múltiplos protocolos I/O em simultâneo no mesmo cabo
- Possibilidade de usar conectores mais pequenos, comparando com as tecnologias actuais
- Suporte para cabos mais longos
- Maior largura de banda
- Bidireccional
- Compatível com dispositivos DisplayPort
- Suporte para cabos ópticos ou eléctricos
- Baixa latência
- Suporte para Power over cable
Conheça melhor esta tecnologia
Em Resumo…
A questão que se coloca neste momento é se a tecnologia Light Peak [Thunderbolt] será adoptada por outros fabricantes nos seus produtos. As características desta tecnologia dão um grande avanço a “concorrência” e é impressionante as velocidades máximas de transmissão conseguidas. A outra questão é: a definição Thunderbolt virá para ficar ou irá manter-se o nome original para outros fabricantes?
Artigos relacionados
- Intel quer acabar com standards de periféricos
- Apple com novidade na Linha MacBook Pro e Mac OS X Lion
Homepage: Intel Thunderbolt
Este artigo tem mais de um ano
Agora sim já sei o que é!
Obrigado 🙂
Boas, estamos cá para ajudar 🙂
2 x 10 Gbps é um bocadinho mais que o dobro de 4,8 Gbps
[ o Thunderbolt é bidirecional ]
10 Gbps na atual versão sobre cobre
sobre fibra ótica vai atingir 100+ Gbps
a designação Thunderbolt é da Intel
poderá, diz-se por aí, voltar a utilizar a designação Light Peak quando lançar a versão sobre fibra ótica
O USB 3 tb é bidireccional! Contudo parece ficar aquém na performance real.
como é que ainda não tinha lido nada sobre tão importante melhoria em relação ao USB2 ?
estranho.
bem..
já aprendi qualquer coisa, hoje 😉
mas
as velocidades devem ser como no USB2 vs FireWire
*até* 480 Mbps vs 400 Mbps
o USB é bidireccional também.. se os queres comparar, fá-lo na mesma moeda:
LightPeak: 10Gbps
USB 3.0: 4.8Gbps
ou entao
LightPeak: 20Gbps
USB 3.0: 9.6Gbps
Axo eu.. LOL
Fabulástico !
“permite taxas de transmissão na ordem dos 10 Gbps … quando utilizada em cabos de fibra óptica”
O Thunderbolt já permite os 10 Gbps (teóricos) com os cabos sem ser em fibra óptica! A fibra óptica só irá ser necessária para poder evoluir até aos 100 Gbps – para tal será igualmente necessário evolução nos chips da placa.
Aliás a capacidade do Thunderbolt é 10 Gbps bidireccional por canal, havendo 2 canais por porta! Tal leva algumas pessoas a pensar que permitirá suportar 20 Gbps para um conjunto de aparelhos ligados à mesma porta – este dilema ainda não está inteiramente esclarecido.
“Thunderbolt virá para ficar ou irá manter-se o nome original para outros fabricantes?”
Thunderbolt é uma marca registada pela Intel, e esta apenas se refere ao LightPeak como tendo sido um nome de código para a tecnologia
http://www.intel.com/technology/io/thunderbolt/index.htm
Já há alguns fabricantes a adoptar a tecnologia para periféricos. Provavelmente só daqui a algum tempo é que irão aparecer periféricos com preços mais convidativos – quando houver um número suficiente de computadores que suportam. Há que ter em conta que o suporte tem que ocorrer ao nível da placa mãe.
Discos LACIE com Thunderbolt – http://www.lacie.com/us/technologies/technology.htm?id=10039
Pena não darem o preço!
Os testes depois irão mostrar até que ponto vai a performance usando os dois canais! Se no conjunto conseguirem ultrapassar os 10 Gbps (reais) seria ainda mais impressionante.
Não creio que o USB 3 consiga sequer chegar aos 5 Gbps no conjunto dos periféricos ligados
O preço dos Macs em que já foi usado vai de 1500 a 2000 e qualquer coisa.
??
perguntava pelo preço do disco!
Os Macbook começam nos 1199 euros!
Em computadores a Apple está com exclusividade até 2012 porque tiveram um trabalho conjunto na tecnologia mas depois vai ser sempre a abrir, espero que isto vire um novo standard em tudo o que seja perifericos, pcs, portáteis… etc..etc..
O pessoal aficcionado pelas “Lan-Houses” é que já deve andar maluco… aposto que esta tecnologia nessa area tem muito pra dar.
Tanto se falava no USB3.. mas afinal.. o que é isso mesmo? 😀
“Tanto se falava no USB3.. mas afinal.. o que é isso mesmo? ” é retrocompatibilidade com os antigos aparelhos com USB, isso tambem conta, nao se pode enterrar assim uma interface !
Bom qto a cena de exclusividade da Apple nao sabia, mas é mà jogada, devido que qtos menos fabricantes adoptarem a interface menos aparelhos sairao com a tecnologia.
Quanto a comparaçoes sobre a velocidade, isso nao é tudo, lembram-se USB x Firewire em que firewire era superior mas devido a adopçao dos fabricantes PC ao USB, talvez devido ao 1$ de royaltie da Apple.
A questão com o Firewire não foi tanto da royaltie (pois essa até acabou por se reduzir à insignificância em valor), mas dos componentes serem por natureza mais caros – eram mais complexos. E com o aparecimento do USB 2 para muitos simplesmente deixou de haver justificação pois a performance já seria suficientemente boa.
Este caso vai ser diferente. Apesar de se esperar que os componentes sejam mais caros inicialmente, o facto é que a tecnologia permite suportar tanta coisa e com tanta largura de banda que o preço poderá compensar para muitos fabricantes.
Não será complicado o aparecimento de pequenas hubs ou de docking-stations para ligar dispositivos USB e/ou FireWire, resolvendo o problema da retrocompatibilidade.
Mentira. A Apple não tem exclusividade sobre a tecnologia Thunderbolt.
Nop… a Apple não tem exclusividade nenhuma… apenas foi pioneira na adopção da tecnologia….
“At a press conference earlier this morning, Intel offered additional information about its new Thunderbolt interconnect technology being pioneered by Apple in its latest batch of MacBook Pros, noting Apple will have a year long head start in deploying the technology.”
http://www.appleinsider.com/articles/11/02/24/intel_details_thunderbolt_as_exclusive_to_apple_until_2012.html
O head start significa avanço na adopção da tecnologia, não exclusividade! A própria Intel desmentiu a exclusividade, apenas comentando que só agora é que outros fabricantes irão ter acesso aos primeiros kits de avaliação.
Em termos práticos significa que muito provavelmente a Apple será a única com a tecnologia nos próximos 6 ou mais meses
Então foi um erro de comunicação por parte da Intel, pois deram a entender que a Apple por ter trabalhado em conjunto com eles iria ter um ano de avanço (como quem se referia a exclusividade)
Contudo e se assim for como dizes, melhor ainda. Esta tecnologia quando mais depressa virar standard melhor.
De relembrar que a porta é a mesma que o MiniDisplay, tecnologia essa da Apple em que há coisa de ano e meio, dois, a Apple abriu como “open-standard” para quem quisesse, a poderia adoptar sem pagar qualquer valor pela patente.
@a Friend
“De relembrar que a porta é a mesma que o MiniDisplay,”
O encaixe é o mesmo? Um monitor com displayport é só ligar a esta nova porta thunderbolt? Isso é porreiro.
@RCS
Sim é precisamente o mesmo, o seja, aquela porta que outrora era apenas VGA/DVI/HDMI agora tem mais funções 😀
E pode-se ligar tudo ao mesmo tempo através de um hub/adaptador.
Lol…. belo argumento…
Não há exclusividade para a Apple. O que há é um grande avanço, pois só agora é que vão ser disponibilizados os kits aos fabricantes para avaliarem. Dado os processos de engenharia demorarem sempre algum tempo, é bem possível que não apareçam outros computadores antes do final do ano – mas nisso a vontade e investimento terão a sua influência. Quem quiser mesmo muito conseguirá pôr um computador cá para fora dentro alguns meses… não terão é muitos para vender!
A intel já desmentiu isso! Qualquer um pode adoptar. A Apple só tem a vantagem de o já ter implementado, os outros fabricantes precisam de tempo.
http://www.engadget.com/2011/02/24/intel-refutes-apple-exclusivity-for-thunderbolt-i-o-lacie-and-p/
Agora só falta existirem discos rígidos que acompanhem essa velocidade estonteante. Se os há, desculpem lá a minha ignorância….
Tens toda a razão, mas estas tecnologias têm de ser desenvolvidas, para ser possível avançar com tecnologias novas seja em discos (HDD, SSDs) ou noutros dispositivos.
Além disso, esta tecnologia tem como objetivo criar uma única interface para todos os protocolos existentes (entre dispositivos), logo menos fios diferentes para o utilizador final, o que é sempre bom.
RAID…. é a resposta.
Para o user comum isso ainda continua a ser um mata moscas.. mas para as grandes empresas é algo altamente banal.. 😀
Ainda não está à venda mas foi um dos produtos apresentados com o Thunderbolt
http://www.lacie.com/us/technologies/technology.htm?id=10039
performance não lhe falta
Isto é tudo muito giro e tal mas… com os discos actuais não serve para grande coisa, só com ssd se tira mais partido disto mas os preços continuam muito altos.
Não diria isso! A maior largura de banda e a própria natureza da tecnologia permitirá retirar toda a velocidade possível do disco – tal como se vê o aumento de performance face ao USB 2 quando se usam discos externos com USB3.
Aliás até é fácil imaginar criarem um sistema RAID caseiro de alta performance simplesmente ligando vários discos externos (não muito caros) pela mesma porta.
Muito bom. Agora é esperar para ver o que outros fabricantes irão fazer de novo com base nesta tecnologia. A uniformização de vários tipos de cabo para um só é realmente uma excelente ideia e terá com certeza futuro.
A questão que me surge é se o HDBaseT não será mais versátil/barato para uma infraestrutura que queira estar implementada numa única tecnologia (mesmo considerando que transferência poderá ser menor).
cumps!
Disco à altura:
OCZ Z-DRIVE R3 P84 PCI-EXPRESS SSD
http://www.ocztechnology.com/ocz-z-drive-r3-p84-pci-express-ssd.html
Read: Up to 1000MB/s
Write: Up to 970MB/s
Sustained Write: Up to 900 MB/s
Mas também só assim. Nem faço ideia quanto este brinquedo custará 😛
“Conhece a tecnologia Light Peak [Thunderbolt]?”
É Pena o Thunderbolt ser em cobre e não em fibra.
A fibra irá aparecer eventualmente! Contudo teria a desvantagem de não ser directamente compatível com os ecrãs com DisplayPort, nem poder servir de fonte eléctrica para alguns dispositivos, como discos externos
Já se fala disto há algum tempo, a primeira demonstração da intel foi feita ainda em labratório 😉
Existe um video no youtube disso…
Quero só dizer que as velocidades do ThunderBolt são de 10GBs, sim, mas é bidireccional em dois canais! Vejam melhor: http://www.lacie.com/imgstore/technology/thunderbolt_performance.gif (tirado do site http://www.lacie.com/us/technologies/technology.htm?id=10039)
Sim! Daí se pensar que a largura de banda total possível é 20 Gbps (teórico), tendo mais do que um periférico ligado. Acho que no entanto o assunto ainda não foi bem esclarecido.
Provavelmente tal ficará mais claro há medida que apareçam mais periféricos e se façam reviews. Até é possível que com o cabo actual haja limitações quanto ao que é possível alcançar.
Por exemplo, tb ainda não ficou claro qual o número máximo de periféricos suportados em cada porta. Apenas indicaram que não consegue ter mais do que 6 aparelhos ligados em série. Como é que será com uma hub!?
Mas então, sendo assim, teria-se uma taxa de transferência total de 40GB/s! 2*10GB/s num canal + 2*10GB/s noutro canal…
Isso de ligar os n aparelhos é outra coisa que não percebo. O cabo vai ter bifurcações? Como é que, com um cabo, transfiro a imagem pro meu monitor e ao mesmo tempo gravo dados em…2 discos diferentes, por exemplo? Eles dizem que não é preciso hubs, por isso é que ainda não percebi…
a velocidade do Thunderbolt é de 2x 10 Gbps.
10 Gbps em cada sentido.
os 6 periféricos que se podem ligar a uma porta Thunderbolt são ligados em série.
esses periféricos têm duas portas, uma que liga ao computador (ou periférico anterior) e uma que liga ao periférico seguinte.
se procurares discos externos FireWire é provável que encontres um com duas portas…
Acho que falar em 40 Gbps pode levar a más interpretações, pois não corresponde à capacidade de transferência de dados – largura de banda!
Quanto a ligar os aparelhos é relativamente simples, no entanto, depende dos aparelhos. Cada aparelho necessita de duas portas – uma serve de entrada do lado do computador e a outra serve de saída para o periférico seguinte (portas de entrada e saída não são específicas). Isto é ligação em série, que tb é possível em Firewire – acho que no USB isto é pouco comum e leva a problemas devido à forma como comunicam os periféricos com o computador!
Acho que esta será um atecnologia interessante. Como se diz na giria alguém de se chegar à frente. Agora vamos ter de ver como será a sua aplicação. Acho que poderá pegar rapidamente ou não. O USB 3 tem sido muito falado mas na realidade não se vê a sua aplicacção em massa. Dirão os mais “espertos” mas os gajos da Apple já têm disso… sim mas nem todos têm dinheiro para investir em Macs. E mesmo que alguns que aqui estão têm dnheiro para em breve terem nas mãos um novo MacBook Pro será sempre um nicho de mercado. Não adianta dizerem-me isto e aquilo porque na verdade as máquinas Apple são caras. Eu comprei uma mas não vou actualizar tão depressa.
Por outro lado espera-se que esta nova tecnologia comece a ser aplicada. Talvez lá mais para o fim do ano veremos por aí material com essas opções. A mesma coisa se aplica para acesso internet com mais largura de banda. Veremos até onde se pode ir… Enquanto for novidade isto vai ser caro e poucos “investidores” vão aderir depois quando a tecnologia for mais divulgada os preços vão descer e falaremos melhor do assunto assim que se justifique
Andei a ler ontem umas coisitas sobre o Light Peak e tinham logo de vir a colocar um artigo no dia seguinte. Copiões 😀
bom dia ,
Parabéns a Apple e ao Steve Jobs pela sua capacidade de antecipar o que já deveria ter acontecido a algum tempo e que todos nós nos equacionava-mos o porque da USB 3.0 se já existiam outras tecnologias que permitiam a rectrocompatibilidade com as já existentes e que eram bem mais eficientes que a actual , mais uma vez o Steve deu cartas , era bom que este homem resistisse a sua doença e nos acompanhasse durante mais alguns anos .
Cumprimentos
Serva