TOP 20 – Linguagens de programação mais populares em agosto de 2018
Mais um mês e mais um TOP das linguagens de programação mais populares feito pelo site TIOBE. Apesar de não existirem alterações significativas face ao último TOP lançado, há linguagens de programação que têm vindo a crescer no que diz respeito à popularidade.
Vamos conhecer quais as 20 linguagens mais populares da atualidade.
De acordo com o site TIOBE, o Java continua a ser a linguagem de programação mais popular. O resultado não é estranho, pois não fosse o Android o sistema operativo móvel mais usado em todo o mundo.
Na segunda posição encontramos a linguagem de programação C, a linguagem criada por Dennis Ritchie (que morreu em 2011). C++ ocupa a terceira posição.
Destaque para a linguagem de programação Python que tem vindo a crescer bastante e aproxima-se do TOP 3.A fechar o TOP 20 encontramos a linguagem de programação PL/SQL usada no Oracle.
Popularidade das linguagens de programação desde 2002
De acordo com o relatório de agosto de 2018, a linguagem de programação Java tem-se conseguido manter no topo ao longo dos anos, apesar da linguagem C ter conseguido alcançar essa posição em alguns momentos.
No site da Tiobe podem ver outras informações interessantes como, por exemplo, o historial, em termos de posições das linguagens de programação mais importantes. É também possível consultar as linguagens “do ano”, desde 2003.
Apesar de hoje em dia a aposta ser mais forte em linguagens como o Javascript, a verdade é que a linguagem Java continua na liderança da popularidade e irá manter-se certamente por mais alguns meses.
Este artigo tem mais de um ano
Java—»sempre em primeiro lugar !! Porque será ?? E tanta gente diz tão mal desta linguagem da Oracle.Vá lá saber-se o porquê…. 🙂
Académico + Android fazem grande parte da percentagem
Não será mal da linguagem em si, mais do “peso” que uma aplicação em Java causa ao correr em Windows. Por norma a maquina virtual de Java consome muitos recursos do sistema.
Não sou perito na materia mas parece-me que nos cmts estão a misturar linguagem java com tecnologia java da oracle.
Todos dizem mal por causa do plugin do Java pra navegadores, totalmente inseguro e muitos sites ainda utilizam desse linguagem arcaica. Precisamos de mudanças!
Java é tudo!!
Java é tudo…. de pior que existe
Xiii Visual Basic .net passou à frente de C# .net… que estranho!
Como é que C# desce tanto? A linguagem é uma maravilha!! Desde que mexi em .net, não sai de lá mais ainda por cima agora com .net core.
Java estar em primeiro é perfeitamente compreensível, devido a ser uma linguagem bastante usada nas universidades e faculdades.
Python também tem roubado algum mercado ao C#. Não entendo é como VB .NET está acima de C#, isso juro que não entendo. E também estou surpreso por JavaScript não estar mais acima.
Sim, o facto de VB.NET estar acima é um caso estranho. Sim, Python está ai em força e sempre ouvi dizer que é uma linguagem fácil de perceber para quem está a iniciar no desenvolvimento, nunca utilizei, por isso não posso falar mais sobre Pyhton 🙂
Maravilha porque? O que torna C# superior a Java por exemplo.
Vejo sempre a ser referido o uso do Java a nível de universidades quando provavelmente é mais usado o C.
Depende do curso. Java é bastante usado nas universidades.
Atenção, que não disse que era superior, maravilha != superior. Digo maravilha, para mim, porque escrevo menos código para atingir o mesmo resultado, um dos exemplos que posso dar é criação de POCO para criação de POJO.
Acredito que Java tenha melhorado, lembro-me de var, mas continuarei a preferir C#, não se trata de uma questão de melhor ou pior, é apenas preferência 🙂
Vê-se que não sabes do que falas. O pessoal de Java mataria para utilizar LINQ por exemplo
… — … — … — … — …… — … — … — … — …… — … — … — … — …… — … — … — … — …… — … — … — … — …… — … — … — … — …… — … — … — … — …… — … — … — … — …… — … — … — … — …… — … — … — … — …… — … — … — … — …… — … — … — … — …… — … — … — … — …… — … — … — … — …… — … — … — … — …… — … — … — … — … melhor liguagem de todas, so os fortes entenderao!
mantiveste-me entretido durante 10 minutos para nada
Se isso é código Morse, com certeza não é melhor do mundo. E a web já bagunçou tudo pois faz “-” virar travessão.
Traduz aí:
-.-. -.. .. –. — / — — .-. … . / -. — / / .- / — . .-.. …. — .-. / .-.. .. -. –. ..- .- –. . — / -.. — / — ..- -. -.. — -.-.– -.-.–
Morse
Eu tenho pena dos caras que programam, deixam de fazer sexo, namorar e viver pra ficar a digitar infinitas linhas de código.
Devemos agradecer a estes deuses.
Só deixas de fazer o que quer que seja se assim o quiseres, como em qualquer outro trabalho/hobby. Se passares 24h por dia a inspecionar o motor do carro, também não arranjas moça.
Olha eu pino bué!
É graças a eles que podes fazer estes comentários, senao a esta hora estavas a olhar para para uma parede vazia
“Popularidade” não quer dizer que seja popular no meio empresarial. Se quiserem ser contratados em Portugal não liguem muito a esta tabela… No norte, as empresas que mais contratam programadores é, em grande parte, C#, Javascript, Typescript, Angular e SQL (embora não considere SQL em si uma linguagem de programação)…
Faz uma pesquisas pelos sites de ofertas de trabalho que vais ver como Java é mais requisitado que as restantes.
Os pedidos para Java ou C#, estão “ela por ela”,. Há coisa de 2, 3 anos via muito mais ofertas para Java do que .Net/C#, no entanto agora as coisas andam mais ou menos equilibradas.
A sério? VB.net passou à frente de c#? Isso vai completamente contra a tendência e tudo o roadmap da Microsoft. Para quem se encontra no ramo sabe perfeitamente que só por este facto todo esta estatística fica desacreditada.
Pelo que já percebi, estes resultados são feitos em função das questões colocadas em fóruns e das pesquisas.
Isto é um ponto que devemos ter em conta, porque VB.Net passar C# é impossível assim como JavaScript estar tão a trás.
Nunca liguei muito a estas estatísticas, gosto de ver porque acabam por mostrar as novas linguagens que estão a vingar no mercado, mas em termos de realidade percentual acho muito duvidosa.
Acredito que não exista uma correlação com o mundo real em termos de percentagens, mas é preciso entender que existem outras realidades além da percepcionada pelos engenheiros informáticos/software.
Não podemos esquecer que o Assembly, C e C++ são muito usadas na área de electrónica.
É curioso que as linguagens que menos gente domina estão á frente e as que todo o rookie usa estão atrás. O universo TI está cheio de wanabees!!
Separar o C do C++ é absurdo. Só o faz quem não conhece nenhum.
Porquê, é por ser uma evolução? e em qualquer circunstância? análogo a separar versões de uma mesma linguagem? mas normalmente uma das versões cai em desuso, o que acho que não acontece com C, que seria a versão anterior. e se pensar naquilo que tem em comum relativamente ao significado gramatical, parece que também há pequenas diferenças de acordo com esta antiga questão https://stackoverflow.com/questions/3646161/what-are-the-differences-between-using-pure-c-with-a-c-compiler-and-the-c-part . Não percebo C / C++ o suficiente, mas pelo menos uma coisa absurda de tão óbvia que é, queria perceber.
Obrigado.
O C e o C++ apesar de o segundo ser uma continuação são muito diferentes em termos de performance e espaço ocupado. Basta pensar nos microcontroladores para compreender estes constrangimentos.
E os compiladores de C++ não suportam o C todo.
“The ratings are based on the number of skilled engineers world-wide, courses and third party vendors. Popular search engines such as Google, Bing, Yahoo!, Wikipedia, Amazon, YouTube and Baidu are used to calculate the ratings.”, portanto se eu, como rookie curioso for procurar coisas sobre C / C++ sou um wanabee? Tens alguma coisa contra o melhoramento pessoal? 😛