Dica: 4 automatismos que deve ativar já no seu Android
Com a sua presença constante, os smartphones estão sempre disponíveis para ajudar os utilizadores nas suas tarefas mais básicas. Claro que também estes precisam de atenção para estarem sempre otimizados e prontos a ser usados.
A maioria dessas configurações podem ser feitas de forma automática, mais uma vez libertando os utilizadores para outras tarefas. Conheçam 4 automatismos que devem ativar já no Android.
Estes automatismos conseguem ajustar pequenas opções e configurações que são extremamente úteis para o utilizador, evitando que este tenha de o fazer manualmente. O Android já as traz prontas a serem usadas, bastando ao utilizador definir o "como" e o "quando".
1 - Já não precisam de desligar o som do smartphone
O primeiro exemplo que damos é usado para evitar ao utilizador ter de estar a colocar o telefone no silêncio sempre que se vai deitar ou, por exemplo, quando chega ao local de trabalho. Basta identificar o padrão de tempo e o período no qual pretendem que seja ativado.
Depois, nas Definições do Android, devem procurar a opção Não incomodar. Aí dentro devem criar um novo agendamento e definir os dias e a hora de início e de fim.
Desta forma simples, à hora definida, o Android irá desligar as notificações e colocar o smartphone em silêncio. Para situações de emergência podem definir que notificações podem interromper este modo Não incomodar.
2 - O ecrã do telefone ajusta o brilho sozinho
Porque temos de ter sempre a melhor imagem, para tirar partido dos excelentes ecrãs que temos, é importante ter definido o brilho correto a aplicar. Também aqui o Android pode ajudar o utilizador ao dar ao ecrã o brilho mais indicado.
Também dentro das Definições podem encontrar a opção Visualização e, no caso deste equipamento, encontrar logo o controlo de Brilho. A opção que querem ativar é o Automático.
Daí em diante o Android irá gerir o brilho aplicado ao ecrã, para que esteja sempre no seu melhor. Claro que na zona de notificações podem sempre corrigir este brilho, se necessitarem.
3 - Atualizem as apps do Android automaticamente
Manter o software atualizado é muito importante para evitar problemas de segurança e para ter acesso às novidades que vão surgindo. Como existem novidades quase todos os dias, pode ser complicado manter um smartphone devidamente atualizado.
Para ajudar os utilizadores, a Play Store tem uma opção que trata deste esforço de forma autonomizada. Basta acederem às definições da Play Store e procurar a opção Atualizar automaticamente aplicações.
Das duas opções que a realizam, tenham atenção que uma delas faz uso de qualquer acesso à Internet, quer seja Wi-Fi ou 4G. Escolham a que tiver menos impacto no vosso plano de dados.
4 - A proteção do Android também pode ser automatizada
Por fim, para aumentar ainda mais a segurança, a Google disponibiliza o Play Protect. Esta proteção adicional avalia as apps instaladas e procura problemas segurança. Claro que os utilizadores querem este processo automatizado, até porque pode cair em esquecimento.
Também no menu da Play Store encontram a opção Play Protect, a que devem aceder. Ativem a opção Procurar ameaças à segurança no dispositivo e entreguem ao Android a verificação automatica de apps.
Estas são apenas 4 formas de automatizar o Android, mas existem muitas outras, todas elas nativas e presentes para todos usarem. Basta que procurem nas definições do Android e vão encontrar formas de evitar estar a ativar ou desativar pequenas alterações que fazem toda a diferença.
Outras formas úteis de automatizar o Android
Este artigo tem mais de um ano
Atualizar as apps automaticamente, não acho muito recomendável. Pessoalmente, prefiro atualizá-las manualmente e por uma razão muito simples: há atualizações que trazem bugs. Primeiro, leio os comentários às atualizações e se vejo que há demasiadas pessoas que se queixam de um determinado problema, aguardo que apareçam novos comentários a referir que já foi corrigido. E o que não falta são situações dessas.
+1
Ia dizer exactamente o mesmo
Muito tempo livre ou poucas apps instaladas?
Nunca me arrependi de nenhuma atualização, os bugs são corrigidos na próxima.
Precisamente o contrário. Ao ter tantas apps instaladas a probabilidade de que algum update dê problemas é maior. E não tenho tempo para depois andar a fazer roll backs ou a voltar a fazer log in nas apps ou que a app feche quando a estou a utilizar porque instalou uma actialização. 1 vez por semana, quando sei que posso e não vou ter problemas, actualizo tudo manualmente. Demoro 4 segundos em fazê-lo. Perderia bem mais tempo se não o fizesse.
Nao sei ke apps usas mas das centenas ke tenho nunca tivr prohlemas.graves ke tenha necessidade de ter feito rollback a alguma.
ALGUMAS ate tiro o visto de atualização automatica….puta cana com os updates, algumas parece é todos os dias…pior só o windows update
Deves ser uma pessoa super ocupada para não teres tempo de ler algumas linhas e de fazer um click em “atualizar” e deixar correr, mesmo que sejam muitas. E acredito mesmo que as 500000 apps que tens instaladas tenham todas atualizações diárias…
Quanto às correções de bugs na atualização seguinte, é muito bonito na teoria, mas na prática, se o bug te craschar a aplicação assim que a abres, se te acontecesse, já mudavas a tua teoria.
Tenho 300 e tal apps instaladas, tirando as aplicações com icon packs, wallpapers, launchers e afins, uso todas quase diariamente, independentemente disso convém estar tudo mais ou menos actualizado, se perdesse tempo diariamente a ver o que tem actualização disponível, ver o changelog e procurar feedback sobre a actualização mais valia pedir a reforma e separar-me da família para me dedicar a tempo inteiro ao telemóvel.
Tens 300 apps e dizes que as usas diariamente…
Já não precisas de pedir a reforma nem de te separar mais da família…
Além disso, meia hora é apenas 2% de um dia…
@Pedro Sousa, “…uso todas QUASE diariamente…”.
De resto não percebi isso da meia hora, mas parabéns, se português não é o teu forte a matemática não está assim tão mal.
Tempo livre com certeza
+1
Muito tempo livre. 🙂
Larguem a XBox e vão ver que ganham anos de vida 😀
Faço o mesmo.
Tambem acho recomendavel nao atualizar automaticamente. Há andava eu com um Xperia Z1 compact e tendo em maos um topo de gama, de um dia para o outro o aparelho quase que ficava inutilizado devido a atualizaçao do facebook. O aparelho nao reiniciava bem, bloqueava muitas vezes, aquecia imenso e a bateria ia a vida em menos de nada.
Pensei que o aparelho se tivesse estragado…. acontece. Só que não!
Quando consegui agarrar a oportunidade em ter o equipamento minimamente funcional, desinstalei logo o Facebook (na epoca falava-se muito da app gastar muita bateria). Ainda fui ver comentários, mas ninguém falava de um problema como o meu.
A partir desse instante o aparelho funcionou normalmente e até hoje funciona…. mas sem facebook(não que faça muita falta)
Todos os outros equipamentos, prefiro ser eu em ver que apps serão atualizadas e tomar a decisão para tal. se houver problemas, ja tenho uma melhor ideia de qual app será a culpada.
Gafe na numeração. Existem dois números “4”.
Corrigido. Obrigada
Maria Inês coelho, a foto está muito pálida. Menos Photoshop e a sua beleza natural agradecia.
Se me disser que não usou “ajustes” digitais na foto, então foi a máquina/iluminação em que tirou a foto que não ajuda.
Maria Inês Coelho: como colocar velocidade da internet no canto superior direito do ecrã? É algum app?
Não sou a Inês mas, Aplicações e Notificações, Notificações e barra de estado, Velocidade da rede
O meu telemóvel tem software próprio para essas coisas