DroidDraw – Desenhe Layouts para aplicações do Android
Ultimamente tenho dedicado algum tempo ao desenvolvimento de aplicações para a plataforma Android. Como já tinha alguma experiência a nível de desenvolvimento em Java e alguns conhecimentos de XML, apenas foi necessário adoptar mais algumas técnicas para começar a criar as primeiras aplicações.
Apesar do eclipse ser um fantástico editor para programação, na parte da construção de interfaces gráficos penso que poderia estar bem melhor. No entanto, para facilitar a construção de interfaces para dispositivos com Android, descobri recentemente o DroidDraw.
O DroidDraw é uma aplicação para que facilita a criação de interfaces para aplicações destinadas a plataforma Android. Basicamente apenas é necessário arrastar os componentes (ex. botões, EditText, Spinner, etc) e a aplicação encarrega-se de produzir o respectivo código XML. Em seguida, apenas é necessário copiar esse código e colá-lo no eclipse para começarmos a desenvolver a parte de código.
O DroidDraw foi desenvolvido em Java e funciona online. No entanto, existe também uma versão para desktop, disponível para os mais diversos sistemas operativos.
No site do projecto existem também alguns tutoriais que ensinam como trabalhar com o DroidDraw (ver aqui) e também algum código disponível para produzir aplicações simples.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Linux/MacOS
Download: [MacOS] DroidDraw [4MB]
Download: [Windows] DroidDraw [490KB]
Download: [[Linux] DroidDraw [458KB]
Homepage: DroidDraw
Este artigo tem mais de um ano
Utilizei muito isto no ano passado para Engenharia de Software 2 ;).
Gera o XML do Layout, depois é só copiar colar.
Colar onde?
Windows[490KB], Linux [458KB] MacOS[4MB], 4MB??
O DroidDraw é bom para interfaces simples se se tiver de complicar já se tem que ir mexer no código…
Sim é verdade, são mesmo 4MB. Por norma, as aplicações para MacOS ocupam sempre mais espaço. Tenho de investigar porque tal acontece 🙂
Because Steve Jobs spies you!!!!
Kidding xD mas não resisti 😛
A App tem 940k … mas como vem dentro do “container” DMG, ocupa mais.
Depois outro factor de ter 940k e não 400 e poucos como nas versões dos outros SO’s.
Por norma, as Apps para Mac vêm em binário universal para dar tanto nos PowerPC (antigos) como nos Intel.
A juntar a esse factor de “peso” vem outro, que é ser 32-bit e 64-bit numa só App…
Resumindo: Uma App para MacOSX dá para 4 arquitecturas diferentes.
Tens aí a razão 😉
http://img130.imageshack.us/img130/9195/droiddraw.png
Não te percebi…
Vejo que em vez de tirares a limpo isso, estás a tentar vender que o “excesso de peso” dos Mac é ventajoso…
“Ser gordo é bom, porque se ficares sem comida, os magrinhos morrem mais depressa… têm menos armazenado…” -> Uffa!
Veamos ao que interessa… ainda que desse para 4 arquitecturas diferentes:
Binário Windows = 490 kbs e dá para win95 -> win7 32 ou 64 bits… (penso eu, pelo menos no site é o unico download, logo, no minimo é 64 e 32 bits, já que deu no meu Win7 x64)
Binário Mac = 4mbs… 4 arquitecturas?
Reparei na imagem… não percebo é o porque do executável ser 2 vezes maior no Mac… ocupando mais memória, etc… Nunca estudei a arquitectura do Mac, gostaria de saber…
Em termos de compatibilidade é vantajoso… ou não achas?
1. Pelo menos é o unico sistema hibrido dos 3 apresentados.
2.. não é o dobro.. quanto maior for a App, menos se sente a diferença. Porque é apenas parte do “inicio” da compilação.
3. Há programadores que em vez de compilarem em binário “universal” podem simplesmente compilar em binario Intel apenas.. ficando-se pelos 500kb … mas para quê dividir 2 compilações se se pode ter tudo numa apenas com um peso ligeiro?
Os “4MB” de download nem são da App… são do container “DMG” (que equivale mais ou menos a um “ISO” .. se eles tivessem pegado no .App e tivessem “zipado” tal como fizeram com a dos outros SO’s.. ninguem teria dado pela diferença.
Para concluir, apenas esclareci a duvida do Pedro Pinto… não vendi peixe a ninguém… se não querem estar informados ou acham que as respostas são vendidas, mal vale não fazerem perguntas.
M1ST4K3 está explicado… baralhaste tudo como havias de entender? 🙂
Ah, sorry, já entendi! 😉
Têm de dar o desconto… época de exames, etc…
Não estava de maneira nenhuma a duvidar, apenas sou uma pessoa que não gosta de “morrer parva” e queria esclarecer isso…
Thanks pela explicação 😉
Mas no eclipse também consegues fazer isto. Quando editas o main.xml do layout, escolhes a vista Graphical Layout.
Conseguir consegues…mas não é a mesma coisa. Experimenta e depois diz-me alguma coisa.
já conheço á muito, mas mesmo assim nunca utilizei…prefiro o editor do eclipse 🙂
e depois com a pratica quase que já nem faz falta ferramentas destas…
Ora nem mais.
Era porreiro era se aproveitasses o balanço e desenvolvesses uma app para o PPlware!
Não deve ser nada de outro mundo visto que http://developer.android.com/reference/org/apache/http/client/package-summary.html , não tenho tenho muito conhecimento nesta área mas sendo o pplware corrido em Apache 2.2.4 devem ter menos problemas com cliente/servidor.
Nem era exigida originalidade, uma cópia desavergonhada da app da Engadget seria perfeita.
uma aplicação como a da Engadget não é nada de complicado de fazer…poderá ter uma ou outra funcionalidade complexa, mas de resto é tudo á base de consulta de um webservice e apresentar a informação.
mas penso que uma aplicação como essa será talvez desnecessária pois basta navegar até ao pplware pelo browser….
acabei de a testar neste momento e não achei nada de complexo,até acho que faltam algumas funcionalidades básicas na galeria, e o modo de navegação poderia ser bastante melhorado.
O Eclipse é realmente muito, muito mau em termos de usabilidade. É bizarro logo o facto de apresentar um menu de contexto com umas 30 opções que as vezes nem cabe no ecrã.
O sub-menu propriedades de uma TextView tem cerca de 100 opções.
alterar as propriedades dessa maneira penso que é muito mais complicado…torna-se muito mais fácil usar apenas o editor de layouts do eclipse para introduzir os componentes que pretendemos, sendo depois todas as propriedades ajustadas directamente no xml usando o auto complete do eclipse…que tem sempre uma pequena explicação de cada propriedade…