Carbon Copy Cloner – Guarde, Clone Sincronize o seu Mac OS X
Há dias "destruí" o Mac OS X! É verdade... mais dia menos dia eu sabia que isso iria acontecer e até já demorou um tempo bem razoável. Com tantas "experiências" em cima do sistema, com tanto "instala e remove", com uma aprendizagem contínua onde os erros são inevitáveis, não consegui recuperar o sistema de forma rápida e estável.
Embora pudesse usar outros recursos para recuperar o sistema e voltar a usar o mesmo, estava também na hora de o formatar e voltar a instalar tudo com método. No entanto gastei algumas horas quando não precisava, se tivesse usado em tempos o Carbon Copy Cloner.
Recorrendo a esta ferramenta, podemos facilmente criar um clone do nosso disco rígido e num ficheiro ter as configurações do sistema, os drivers, os programas e até os dados que depositamos no nosso computador.
Eu não produzi o clone do meu disco com os ficheiros (documentos, música, fotos, etc..) para tornar o clone mais pequeno e porque já tenho os dados guardados na Time Capsule.
Esta cópia pode ser actualizada sempre que entender, pode usar um disco externo e de tempos em tempos pode actualizar este backup.
A utilização é muito simples: do lado esquerdo da janela - que pode ver na imagem de início - estará a área que o utilizador quer salvaguardar. Pode escolher tudo, o disco completo ou pode apenas escolher algumas pastas a serem guardadas.
Depois escolhemos o local: disco externo, partição do disco criada para o efeito, ou um outro suporte, como por exemplo um qualquer outro Mac que poderá ser utilizado via endereço IP. Para usar máquinas remotas deve criar uma credencial para esta ser usada como destino das cópias.
Feito isto deverá ter em atenção uma série de outras funcionalidades como a compressão do ficheiro a ser criado, se quer ter um disco bootable (de arranque), se pretende apagar os dados na origem depois destes estarem já salvaguardados, se pretende cópias totais ou incrementais e até se pretende que essa cópia seja segura por password.
Se um dia voltar a ter o azar de perder o sistema operativo, pode facilmente recuperar a integridade do seu sistema restaurando a cópia que feita previamente.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: mac OS X 10.5+
Download: Carbon Copy Cloner 3.3.7 [4MB]
Homepage: Carbon Copy Cloner
Este artigo tem mais de um ano
Boa dica. Eu utilizo o Get backup lite.
Vitor lixaste o MacOSX .. não posso crer.. isso é Blasfémia!!! ehehe…
Boa dica… pessoalmente uso o utilitários de disco para efeitos de “clonagem” mas esta é sem dúvida uma alternativa boa… se bem que para quem tem o “time capsule” faz com que estes softwares fiquem quase “obsoletos” …
Aparte disso, tenho tido sorte.. com tanto “ataque suicida” que por vezes faço ao sistema, ainda sobrevive a 3 instalações/upgrades … ( Tiger -> Leopard -> Snow Leopard )
Numa re-instalação do OS X, pode-se usar uma cópia do Time Machine, para ficar tudo como estava.
Penso que também se pode instalar o OS X mantendo as aplicações, documentos, etc.
pois estava a ler e a pensar no time capsule…para quem usa é completamente desnecessario…ms boa dica para quem ñ usa.
Usei isto à meio ano para passar uma instalação no disco original para um novo disco. Funcionou bem 😉
Sempre pensei que o Mac OS X não tivesse falhas deste tipo, críticas, que o impedissem de sequer iniciar, ainda mais na situação que foi (que conheço)!
“Ca dê” aquele F8, podre, que o Windows tem? Aquela hipótese de iniciar em modo de segurança? Iniciar com a última configuração correcta ou mesmo abrir a consola?? bahhh… Windows FTW 😛
Podes claro que podes iniciar em modo de segurança. Não é a tecla F8 mas é o shift.
O que aconteceu, além de ser claramente uma asneira, foi um argumento de peso para eu decididamente formatar a máquina 😉
Se é por isso que usas Windows… está mal sustentada a preferência 😉
É claro que não é por isso que uso windows! Estou só a referir-me a descrições do Mac OS X que tenho vindo a ler por aqui, mas não ditas por ti.
Baseei-me também no que me contaste, de ‘não conseguir fazer nada’.
Também tenho conhecimento do caso, e era bem simples resolver.
“Shift” ao iniciar e cancelar a ordem dada pelo user. Se todos os problemas do Windows fossem resolviveis assim, era-mos todos felizes 🙂
A re-instalação do sistema (como na vasta maioria dos casos) era completamente desnecessária. Mas segundo o Vitor, apeteceu-lhe fazer… as vezes sabe bem um “refresh” mesmo que não seja necessário… 😛
“as vezes sabe bem um “refresh” mesmo que não seja necessário”
Sim até parece que o Mac OS não fica mais rápido se reinstalares ao fim de algum tempo…
Nop… não fica. A minha instalação que já conta com 3 SO’s em cima (sem formatação) está com o mesmo desempenho.
Felizmente o MacOsX não lida com certos calcanhares de aquiles que fazem o SO desgastar passado algum tempo.
E normalmente quem os rebenta é por inventar ou por desconhecimento. A vasta maioria de “crashes” de sistema que conheço foram causadas por até os users quererem usar programas estilo “CCleaner” no Mac, quando estes por norma mexem onde não devem.
O OSX desde que façam tudo e deixem a manutenção por ele mesmo, a probabilidade de falha de sistema (sem causa do utilizador) é praticamente nula.
A unica coisa que se deve fazer quando algo não está bem, é abrir o “Utilitarios do Disco” e fazer uma “Reparação de Permissões” e manter o SO/Softwares actualizados.
Olha então certamente não lhe dás o meu uso, entre testes de programas e tudo o resto, a tabela está nos 2-2,5anos.
@LOL
Não lhe dou muito uso? Este computador não pára, que é bem diferente.
instala por semana várias aplicações e desinstala… passa horas a fazer renderings, e tudo mais…
Tal como disse, ele, felizmente não lida com registrys, desfragmentações e “dlls” malucos que atrofiam a máquina. Olha, dou-te o exemplo, tenho o meu PC com Win7 que uso bem menos…se lido 2 vezes semana é muito e já anda meio desiquilibrado… só ficou “afinado” após lhe passar um “CCleaner” e uma desfragmentação com o TuneUp… só assim ficou a bombar de novo.
Reconheço que de todos os Windows, é o que está melhor (já que desde vista ao 3.11 o “life time” era curto) mas mesmo assim ao lado do MacOsX ainda tem muito a dar…
Desculpa, mas eu disse que não davas o meu uso.
Em caso algum referi que dás pouco…
Depois que mudei para Mac, durante quase 2 anos, mantive o vício que veio do Windows: desligar o computador, porque depois de reiniciado fica mais rápido.
Quando decidi deixa-lo sempre ligado, como faz a maioria dos utilizadores, cheguei à conclusão que, não reiniciar um Mac, não o deixa mais lento. Muito pelo contrário, pois a RAM fica optimizada e muito bem distribuída para as aplicações que se usam mais. E essas aplicações respondem de imediato, como se já estivessem abertas.
Agora, passam-se meses sem o desligar . Só reinicio quando é obrigatório – actualizações do sistema operativo.
Só posso dizer que infelizmente em minha casa sou eu que pago a conta da electricidade.
E por acaso tal como respondi ao aFriend dura-me 2anos sem ficar lento.
Uma coisa que me admirou muito, foi agora o seven que neste momento já vai em ano e meio com tratamento semelhante e também não me está a ficar lento…vamos ver se não acabo por decidir de vez qual ter em casa. (Isto porque profissionalmente preciso de Mac)
Em minha casa, também sou eu que pago a conta da electricidade,e não é um computador em modo sleep que vai fazer alguma diferença que se note.
Quanto ao tempo que se aguenta sem ficar lento, não sei qual será. O que posso dizer, é que o meu já vai com 2,5 anos (uso intensivo) e está exactamente como quando era novo.
@LOL
Ia comentar isso. O WinVista tem-me demonstrado sempre isso. Passado pouco tempo, tá lento como tudo.
O Windows 7, por muito teste que lhe faça, apenas com o Tuneup 2011 e CCleaner (e é porque quero usa-los e não por necessidade) é sempre a abrir. Mais curioso ainda é em alguns casos, o W7 ser mais rápido que o WinXP! E estou a falar em PCs feitos para o XP (o tal famoso logotipo).
No caso era mesmo necessário fazer uma reinstalação para “limpar” muito material já desnecessário que estava pendurado no sistema operativo. O Arranque ficou ligeiramente mais rápido e a pasta aplicações mais “leve”, pois muita coisa estava a mais e uma remoção deixa sempre algo para trás.
O meu MAC OS X infelizmente tambem foi ao ar.. o mais engraçado é que nem com a versão 4.2 909 do diskwarrior o consigo recuperar.. Nem reinstalar o sistema por cima dá.. Nem FSCK -fy nem nada.. Contudo consigo usar a partição do windows.
Infelizmente acho que vou ter acabar por o formatar e perder 1 dia inteiro a instalar o que lá tinha.
Veio na hora certa, obrigado pelo post.
Na verdade to me aventurando no hackintosh para ver se vale a pena comprar um imac, eu tava atras de um programa de backup igual ao macrium Reflect pra Windows. Encontrei o MacFuse e achei bom, mas esse me parece melhor, vou testar e ver o que acho.
Essa de que o Mac não se destroi ou não tem azares dá piada as vezes. E depois surgem sempre aquelas parvoíces estlo “eu quero um Mac porque nunca tem problemas”… Aqui em casa tenho um. É uma boa máquina mas não quer dizer que seja perfeita pois algumas vezes falha. Eu que o diga quando trabalho com imagem.
Se eu fosse para as ruas do Iraque e me perguntasse em qual Jeep eu gostaria de entrar.. no que tem vidros blindados ou vidros normais… obviamente escolheria os vidros blindados.
Se estava seguro? Obviamente que não…nada é inquebrável…. mas a probabilidade de sobreviver era maior.
Permitam-me a pergunta.
Um clone de um disco rígido por exemplo de 320Gb será de 320Gb ou um é comprimida?
Cumprimentos