Chegou o novo Linux Mint 19 “Tara”! Impossível não experimentar
No início do mês foi lançada a versão beta do Linux Mint 19 “Tara”. Esta versão deu a conhecer algumas funcionalidades interessantes que iriam também estar na versão final desta fantástica distribuição.
Recentemente foi lançada a versão final, que é baseada no Ubuntu 18.04 LTS e como tal terá 5 anos de suporte. Já tem a sua máquina preparada para receber o Linux Mint 19 “Tara”?
O Linux Mint é uma das distribuições Linux mais populares do mundo. Para quem quer dar os primeiros passos numa boa alternativa ao sistema operativo Windows e também MacOS, esta é normalmente uma das distribuições Linux sugeridas e também uma das que tem maior comunidade.
Principais novidades do Linux Mint 19 “Tara”
- Baseado no Ubuntu 18.04 LTS (5 anos de suporte)
- Timeshift (a nova ferramenta para backups/snapshots)
- Update Manager agora instala todas as atualizações de segurança
- Software Manager passa a suportar para Flatpak e pacotes Deb
- Novo Welcome Window
- Disponível com os ambientes gráficos Xfce, MATE e Cinnamon
- Todas as novidades aqui
Se é fã do Linux Mint então basta que atualize o seu sistema. Se nunca experimentou esta distribuições, aqui fica uma boa oportunidade para o fazer. Amanhã publicaremos um pequeno tutorial a ensinar a instalar e configurar o Linux Mint 19 “Tara”. Podem sempre formatar o PC para receber esta nova versão ou então, não fazendo alterações no sistema, virtualizar o mesmo.
Este artigo tem mais de um ano
Por mais qualidades que tenha… sem Microsoft Office (365) não tem como migrar; é essencial ao meu serviço e as versões web não atendem plenamente
estava ainda agora a testar e a pensar nisso.
1. Todas as distros de linux trazem libreoffice ou outro.
2. Podes usar o Mircrosoft Office 365 utilizando o Wine.
1-Libreoffice não atende plenamente, Thunderbird não funciona direito com exchange. Evolution funciona mas é muito lento
2-Cansei de gambiarra, quero versão nativa, nem que seja meia boca como a do Mac
Quis dizer: cansei de usar improvisos, que hora funcionam, ora não, ou funcionam mal. Também cansei de ficar 90% do tempo em máquinas virtuais. Torço para um dia lançarem uma versão 365 para Linux.
Tenho o Fedora28 KDE em dual boot, é excelente e recomendo
wine já funciona 100% office
@Jônatas Lopes, dá para você colocar um print screen?
Eu não uso isso, mas há quem use o MS Office.
no Youtube acrescente na frente e verá como instalar e configurar o Office 365 no Linux watch?v=Q78n0UGhoFI
Olá, Helvio.
“Libreoffice não atende plenamente,…” – No Libreoffice pode-se construir macros gravando-as, como se faz no Excel, ou escrevendo-as com Basic ou Python. No que concerne às funções, o Libreoffice vem PEJADO delas. Eis um links para que tenhas uma ideia: https://help.libreoffice.org/Calc/Functions_by_Category/pt#Informa.C3.A7.C3.A3o
Ainda tenho uma pontinha de esperança de que a MS portará o Office para Linux. Ultimamente ela tem se aproximado muito do sistema.
Não é impossível não experimentar, eu por exemplo não vou 🙂
E está no seu pleno direito.
Não faltam opções de escolha em termos de SOs.
Devias 😀 Ainda vais cair em tentação 🙂
Eu achei uma porcaria.
Mesma cara de 5 anos atrás
Devo concordar… Inclusive acredito que hajam distros melhores actualmente a novatos.
Gostei disto:
“Ubuntu ships with “ubuntu-report”, which collects metrics and usage data. This package won’t be present in Linux Mint, no data will be collected or sent.”
(https://blog.linuxmint.com/?p=3555)
yup.
Todavia quando removi o apport também foi removido o pacote mint-report.
Tem mudanças, algumas subtis, que quase passam despercebidas e outras não.
Uma dessas que não passa despercebida, é no Mint Update…, outra é no Update Manager, com o Auto-upgrade, quase que é… RRealese.
Não levanto mais o “véu”, assim pouco irias escrever! eheh
@arc, realmente está excelente e a equipa continua a apresentar um excelente trabalho…mas não consigo deixar arch…não sei porquê, mas continuo a achar que arch…dispensa apresentações 😀
o mesmo se passa comigo mas com o Debian (neste momento, ainda estou a testar o Mint), acabo sempre por voltar ao Debian.
Pois é @Marco, é uma paixão o Debian (eheheh)
feels like home.
Sim é verdade, o Linux Mint, tem feito um trabalho sólido, sem muitas mudanças
@SoulReaver, eu sou suspeito para falar de Arch Linux…eheh, é o tipo de distribuição, que quando se conhece, ou se ama ou ou não se pode viver mais sem ela (eheheh).
Minha main distro, of course, onde me encontro agora.
Debian, bem tenho uma máquina ali ao lado com Debian 9 (9.4), uso Debian desde a Potato. Há uns anos que está em segundas núpcias (eheheh).
Esta é uma daquelas distribuições que é tão fácil de usar, que só mesmo um analfabeto em termos informáticos é que não consegue usar , é mesmo só instalar e não fazer mais nada a seguir que tudo é detectado e está pronta a funcionar, tem uma loja de aplicações intuitiva e que até está dividida por categorias , e como já se escreveu em cima num post , esta distribuição quase que vai ser uma rolling release .
Os programadores da Mint têm feito um excelente trabalho e são Europeus, deveríamos nos preocupar de facto em termos SOs alternativos as grandes corporações .
Nem mais.
Sim, a aplicação Software Manager, foi totalmente revista, agora está mais apelativa e melhorou bastante a pesquisa, mas é como eu já escrevi, existem bastantes mudanças, umas não tão óbvias como outras, mas estão lá.
Não experimentei. Logo é possível, não experimentar.
Se a ti não agradou a versão anterior, saiba que essa versão é praticamente a mesma coisa. Poucas novidades. De qualquer forma nenhuma distro Debian funciona bem no meu laptop. Fico com Fedora.
Well well, se a regra for:
sudo apt install uma_interface_gráfica para o Linux Mint, então o KDE é instalado com:
sudo apt install mint-meta-kde
Afinal o Linux Mint, tem o KDE!!
olhe que não, olhe que não.
Não?!
kde-full
aqui na versão que tenho os mint-meta são
mate, cinamon, xfe, core
@Marco, então eles já alteraram essa opção. Nem sabia disso, assim fica o AVISO, para quem deseje. Obrigado
ah e tb existe um kde-standard
Se a pessoa quer KDE que procure outras distros que o tenham como interface, fica a mendigar do Mint não é direito.
Há o Xubuntu, Neon, kaOS, Manjaro KDE, openSUSE… Basta escolher.
@william acho que querias dizer kubuntu, xubuntu é com o xfce.
Sim, me confundi. É Kubuntu.
@Marco, estarei com visão turva?
quando conseguirem ter a mesma performance que o windows eu penso no assunto… até lá dispenso andar a procurar drivers pra tudo e mais alguma coisa, desde os graficos até ao simples suspender ou hibernar e não encontrar!
Amigos,
Para usarmos Linux (e atenção que sou iniciante) existem alternativas para virtualizar os programas Windows.
Temos o Wine e o PlayOnLinux (talvez até mais mas estes são grátise de fácil instalação) que com meia dúzia de cliques cumpre o seu trabalho. Não podem esperar fazer download de S.O. gratuitos e meterem programas Windows “do pé para a mão” pois seria proibido, pois não estou a ver a Microsoft lançar programas gratuitos para Linux. Para quem gosta de desenvolver e de tirar máximo partido de um PC, é um S.O. bastante bom e no que eu souber ajudar, basta perguntar pois estou disposto a fazer crescer este S.O.
Não sei nada sobre linux e o que sei aprendo pesquisando e vendo tutoriais.
Alguma questão, estou ao dispor