Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas
Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:
Questões apresentadas
- Demasiado óbvio que é uma burla da Internet?
- É uma novidade ou tenho problemas sérios no meu Windows 10?
- Os Homtom são equipamentos de confiança e qualidade?
- Como consigo tornar o Windows 10 igual ao macOS?
- Preciso de esclarecimentos e ajuda em sistemas de receção satélite?
- Qual destas 3 propostas é a mais lógica de ser comprada?
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.
Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!
Demasiado óbvio que é uma burla da Internet?
Boa tarde.
Antes demais gostava de dar os parabéns pela vossa página ao qual eu sou um seguidor, os seus conteúdos esclarecem me em muitas coisas.
Recentemente coloquei um iPhone a venda, e recebi uma proposta de um senhor da Nigéria que no quer comprar, o valor e de 500€, como tal ele pediu me os dados para transferência do dinheiro ao qual eu se disse que só enviaria o telemóvel depois de o dinheiro entrar na conta, e ele disse que não haveria problema, o meu receio é em fornecer o meu Iban, tenho receio que depois apareçam contas ou levantamentos indevidos na mesma!
Será seguro eu dar única e exclusivamente o IBAN para ele me fazer a transferência?!
Cumprimentos
Vilas Boas
Resposta:
Vilas Boas,
Esse é precisamente o início de um processo de burla, relativamente comum em sites como o OLX, mas não só.
Os passos seguintes serão algo como um pedido de envio urgente, comprovativos falsos de transferências antes que o dinheiro chegue efetivamente à conta destino, necessidade de pagar outros valores para (supostamente) libertar um valor que terá ficado retido, entre outros.
Depois, tudo termina no banco Western Union que é regularmente utilizado em processos de fraude, simplesmente porque a transferência não pode ser cancelada ou revertida, e a identidade do destinatário não é verificada.
Além disso, os dados bancários como o IBAN + titular serão posteriormente utilizados em processos de fraude (como se fosse deles), o pode trazer alguns problemas, como ficarem sinalizados internacionalmente.
Muito cuidado!
[Respondido por Hugo Cura]
É uma novidade ou tenho problemas sérios no meu Windows 10?
Boa tarde
Estou preocupado com algo que não consigo deslindar e gostaria de saber se me podem ajudar: no Gestor de tarefas começou a aparecer, recentemente, na coluna "Estado" do separador "Processos" um símbolo, em forma de folha, a verde. Anexo imagem respetiva.
Não sei o que é, podem-me, por favor, explicar o que significa? Estará relacionado com vírus?
Agradeço
Com os melhores cumprimentos
Jorge Amador
Resposta:
Jorge,
O que vê no Gestor de Tarefas é uma das muitas novidades não anunciadas de uma das últimas atualizações do Windows 10.
Não é um vírus, malware ou outro qualquer problema, mas sim uma proteção do Windows para poupar recursos ao sistema.
A presença do símbolo significa que o Windows colocou a app em hibernação e que esta não estará a consumir demasiados recursos.
Uma vez que a app está em pausa, bastará clicar nela para que o Windows a coloque novamente ativa e a funcionar.
[Respondido por Pedro Simões]
Os Homtom são equipamentos de confiança e qualidade?
Boa noite,
Eu estou a precisar de um telemovel novo, e vi o vosso artigo do homtom, mais concretamente o s99, pelo qual fiquei bastante interessado.
Têm experiências reais com esta marca e com o seu desempenho no período de 1/2 anos? Parece-vos uma marca segura?
Agradecia imenso a vossa ajuda, um abraço!
Miguel Brites
Resposta:
Miguel,
Já nos passaram pelas mãos alguns smartphones Homtom e podemos dizer está estão ao nível de marcas como a Umidigi ou Vernee.
Sim, é uma compra segura. A Homtom tem melhorado a qualidade a cada novo modelo, mas tal como já sabemos acerca de marcas mais baratas, o suporte para novas versões é mais limitado. Existem sempre atualizações, mas geralmente não vão além de um período de 6 a 9 meses... mas pelo preço que praticam, mais não seria de esperar, verdade? 🙂
O Homtom S99 tem um excelente aspeto, com nuances do Mate 10 Pro, e já traz o Android Oreo, o que à partida é um excelente indicador positivo para este modelo. O desempenho ao longo do tempo não deverá ficar prejudicado.
[Respondido por Hugo Cura]
Como consigo tornar o Windows 10 igual ao macOS?
Tenho um PC com Windows 10 e gostava de lhe dar a aparência do MAC OS.
Que programa sugerem?
Grato.
António Domingues
Resposta:
António,
Existem muitos temas disponibilizados online que permitem fazer o que pretende.
No link seguinte pode ver 4 exemplos:
Com uma pesquisa online pelas keywords "windows 10 mac os theme" obterá muitos outros resultados relevantes.
[Respondido por Hugo Cura]
Preciso de esclarecimentos e ajuda em sistemas de receção satélite?
Bom dia, será que podem esclarecer-me qual a diferença entre uma LNB QUAD e uma QUATTRO. Isto no que respeita a sistemas de parabólica / satélites.
Já agora fica a sugestão para dicas sobre o assunto e opções de melhores equipamentos para captação de sinal satélite, Penso que ainda temos muitos canais livres que podemos usufruir gratuitamente.
Obrigado
Manuel Batista
Resposta:
Manuel,
Um LNB Quad tem 4 ligações independentes, cada uma para um recetor, onde cada uma permite a gama completa de frequências (HL, VL, HH, VH).
Já o LNB Quattro, que também tem 4 ligações independentes, cada uma dessas ligações suporta apenas uma gama de frequências.
Sim, existem muitos canais livres, mas a verdade é que é uma tecnologia que está a entrar em desuso, principalmente devido às suas restrições de utilização.
Temos sugerido já algumas boxes com sintonizador satélite, mas notamos que essa oferta também está a reduzir:
- https://pplware.sapo.pt/analises-2/analise-wetek-play-2-o-melhor-de-varios-mundos/
- https://pplware.sapo.pt/gadgets/freesat-gtc-box-tv-android-ligacao-satelite-cabo/
[Respondido por Hugo Cura]
Qual destas 3 propostas é a mais lógica de ser comprada?
Olá Pplware,
Podem me ajudar a escolher entre um destes smartphones?
O Mi A1 penso ser o menos apelativo. O Mi note 2 parece ter as melhores características no geral daí ser o mais caro, mas o redmi note 5 parece estar em relação qualidade/preço muito bom.
A minha dúvida é se na câmara fotográfica há assim tanta diferença... a nível de processador o redmi é suficiente e um fator positivo é poder estender a memória com cartão SD.
A minha dúvida está essencialmente na câmara. Já fizeram testes em ambos?
Obrigado
João Oliveira
Resposta:
João,
Sim, analisámos esses 3 smartphones:
- https://pplware.sapo.pt/analises-2/analise-xiaomi-mi-note-2/
- https://pplware.sapo.pt/analises-2/analise-xiaomi-mi-a1-android-one-do-momento/
- https://pplware.sapo.pt/analises-2/analise-xiaomi-redmi-note-5-um-reforco-digno-para-a-media-gama/
O Mi Note 2 é já um smartphone antigo, e embora seja um topo de gama da sua época (outubro/2016), o facto de ele estar agora a ser vendido a um preço muito em conta é um indicador de que não teve sucesso e que o stock não escoou. Na verdade tinha um preço alto demais na altura, superior a 500€, quando não oferecia nada que outros já não tivessem. O ecrã curvo estava longe do que oferecia a Samsung e não trazia qualquer funcionalidade associada a isso. A câmara também nunca impressionou.
O Mi A1 é também um smartphone com design desatualizado e com a câmara visivelmente inferior ao Redmi Note 5. A menos que tenha grande preferência pela interface pura do Android, ou que não tenha paciência para esperar pelo Mi A2, o Redmi Note 5 parece-me a escolha acertada nesta altura. O Note 3 apenas lhe ganha no desempenho "puro e duro", mas de resto o Redmi Note 5 está é um smartphone equilibrado a todos os níveis.
[Respondido por Hugo Cura]
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.
Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve
Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões
Este artigo tem mais de um ano
Qual é a diferença entre huawei P smart e p 10
Penso que a tecnologia satélite não está em desuso pois afinal de contas até a TDT em vários países é também ela feita via satélite e nao apenas terrestre.
Quanto a restrições de utilização, quais restrições? apenas temos de nos adaptar a tecnologia minimamente, tal como usar um smartphone. Depois de uma antena afinada nao precisamos fazer mais nada. Apenas temos de saber fazer pesquisa de canais pois estes sao sempre actualizados com canais novos ou mudança de frequências. Na tv por cabo os canais e frequências também sao actualizados, mas como sao automatizados, o cliente nao dá conta da mudança.
Sim, existem muitos canais livres, mas a verdade é que é uma tecnologia que está a entrar em desuso, principalmente devido às suas restrições de utilização.
Não está em desuso?
Quantos clientes tinham satélite que têm agora IPTV?
Como vês os últimos 7 dias da tua grelha de canais a partir do satélite?
Como acedes ao videoclube a partir do satélite?
Quantos clientes tinham satélite que têm agora IPTV?
pois…clientes! obviamente quem é cliente satelite fica a perder pois a oferta de canais dos operadores é menor. E mudam de pacote quando chegam finalmente chega a tv as suas casas via cabo.
Como vês os últimos 7 dias da tua grelha de canais a partir do satélite?
Como vejo? Simples. os receptores também gravam os canais, seja via disco ou USB, portanto aqui nao sei qual o problema. Até os receptores TDT tem a possibilidade de gravar 7 dias ou mais.
Como acedes ao videoclube a partir do satélite?
Videoclube? Como tanto canal via satelite gratuito com filmes ou via netflix, achas mesmo que videoclube esta a desenvolver. isso sim é que esta em desuso.
Via satelite temos canais em HD com muito melhor sinal via cabo. além disso a tecnologia satelite sempre esteve a evoluir, (só os distraídos é que nao conseguem ver) bastando apenas ver a oferta de canais em HD sempre a crescer e os 4K que já vão dando surgindo a pouco e pouco.
Os receptores tambem estao em forte expansão, muito derivado a oferta TDT via satelite. Basta ver a oferta de canais em Itália, França, Alemanha ou Inglaterra. ( estes dois últimos podemos receber com receptor FTA.
Os últimos modelos de receptores satélites já recebem canais 4K, gravam canais, recebem canais radio com muito melhor som e ainda podemos liga-los a net e usufruir de serviços tal como a Netflix.
Com esses argumentos nem digo mais nada, não é preciso 🙂
Mas tens de me dizer o receptor que grava 7 dias de 200 canais…
E essa do “TDT satélite” foi a cereja no topo do bolo…
Pois não há! LOL. Afinal de contas é apenas um receptor. E lembra-te que o receptor dos clientes nao grava nada! Pelo menos os receptores ditos normais. apenas vai buscar o que está gravado lá nos serviços de cada operador.
E quanto ao TDT satélite nao ser se foi sarcasmo ou nao, no entanto procura por Freeview ou tivùsat. Assim esclarecemos melhor o assunto, pois se a Meo vende os receptores para TDT via satelite para quem esta nas zonas sombra, obvio que muitos paises também optaram por esta tecnologia que alias é muito difundida.
O facto do satelite nao estar mais desenvolvido em Portugal é pela falta de visão e informação. Afinal de contas, os operadores fazem muita publicidade e estão a vender os seus serviços.
“Afinal de contas é apenas um receptor. E lembra-te que o receptor dos clientes nao grava nada! Pelo menos os receptores ditos normais. apenas vai buscar o que está gravado lá nos serviços de cada operador.”
Bingo! Já estás a dizer que o serviço satélite tem restrições. Foi fácil 😉
“E quanto ao TDT satélite nao ser se foi sarcasmo ou nao”
Lá estás tu a bater na mesma tecla. Não, obviamente que não foi sarcasmo, mas acho que não estás a ver bem o que estás a dizer.
TDT usa tecnologia DVB-T/T2. Se for satélite, usa tecnologia DVB-S/S2, que naturalmente não é TDT. Ou é TDT ou é satélite. E podes aprender acerca disto aqui.
Simplesmente o serviço TDT é colmatado pelo serviço satélite, oferecendo os mesmos produtos (canais).
No fim de tudo, não percebi bem a tua intervenção inicial a tentar mostrar o teu ponto de vista quanto ao desuso do satélite. Afinal, estás em pleno acordo 😉
LNB quattro tem as 4 polarizações uma em cada saída Hor Ver e Low High. Usa-se em instalações coletivas ligado uma matriz / switch Quando o inquilino do 3o andar quer ver um canal H e o do 1o quer ver um VH a matriz comuta para o LNB correspondente, senão obrigava a um LNB por cada apartamento ou 4 cabos para cada apartamento. Já o quad dá para ter por ex um recetor em cada quarto indepenente e vem um cabo para cada box com todas as polarizações. Dá por ex num prédio com RC 1 2 e 3
Bem, só para finalizar Hugo Cura, pois já percebi que do assunto nao percebes muito. Mas vamos lá por partes a ver se entendes. Mas sei que nunca hás-de perceber.
Obviamente sei o que estas a dizer sobre a diferença entre DVB-T/T2 e DVB-S/S2 e por aqui já pecas em tentar ter razão. Afinal de contas….lol…estas de acordo comigo quando dizes que “Simplesmente o serviço TDT é colmatado pelo serviço satélite, oferecendo os mesmos produtos (canais).” Entao nao está em desuso. puff…. aqui já te espalhaste pois via satelite tem estado em crescimento não so em canais, como em serviços, mas obviamente nao em Portugal devido a falta de informação ao público.
Quanto as restrições, não acrescentes palavras as minhas frases pois nunca falei que estes nao tinham restrições. Pufff…. mais um tombo pelo chão.
Mas engraçado falares em restrições. É que nao me disseste onde andam esses famosos receptores que gravam 200 canais. Mas se for assim, vamos falar como deve de ser, pois já entendi mais uma vez que disto nao pescas muito. Se esses receptores que conheces gravam 200 canais(canais de operadores cabo), em satelite gravo a volta de 2000 canais. E obviamente nao gravo todos os canais de uma vez e muito menos os clientes de operadoras pois simplesmente nao há disco que aguente. Os tais 200 canais que ves gravados sao em stream, coisa que acho que deves saber nao? Desliga a net e apenas a net ai em casa e tenta aceder no teu receptor sem HD ou USB as tuas gravaçoes dos tais 200 canais! vá lá! experimenta.
No fim de tudo, não percebi bem qual foi a tua intenção de tentar mostrar algo e depois nem o justificas e o demonstras como deve de ser, procurando fugir ao assunto com outras respostas, tal como a diferença entre DVB-T/T2 e DVB-S/S2. Pelo que vi, aqui não encontrei conhecimento mas sim uma mostra de força, sem sentido algum.
Só para finalizar e tal como me deste razão quanto ao o serviço TDT é colmatado pelo serviço satélite, agradeço ao menos teres encontrado essa informação. Países como a França, Espanha, Inglaterra, Alemanha ou Italia tem uma forte expansao de canais via satelite e nos ultimos anos, canais de TDT tem sido amplamente divulgados(basta ver as paginas pela Internet de cada um destes serviços) e transmitidos por satelite, aumentando assim a ofertas de canais e serviços. Até aconselho passares numa loja AKI e veres receptores com o serviço Fransat a serem vendidos nas lojas.
Que o satelite está em desuso? nao me parece, mas se tu o dizes….
Que o satelite esta em desuso nas casas portuguesas pela fraca informaçao e desinformaçao dada por pessoas que pouco percebem do tema. Sim, aqui em Portugal esta em desuso sim. Mas uma Informação mais acertada e detalhada não fazia mal pois nao?
É curioso ver a facilidade com que se julga quem não se conhece 🙂
Obviamente que não existem receptores domésticos que “gravem 200 canais”, e é claro que a tecnologia do serviço satélite não acompanha a tendência e a exigência atual do mercado.
E depois, quem diz que existe “TDT via satélite”… no comments…
Não perco mais tempo.