MB WAY: um caso de estudo em usabilidade
Apesar de ter funcionalidades muito úteis, a app MB WAY tem graves problemas de usabilidade.
A rede Multibanco, operada pela SIBS, é algo de que me orgulho como português. Tendo visitado e vivido noutros países, já senti mais do que uma vez a falta das inúmeras funcionalidades que disponibiliza e da facilidade com que é possível usá-las. Este é de longe o melhor sistema de caixas automáticas que alguma vez utilizei.
Há alguns anos, a SIBS criou uma aplicação para dispositivos móveis a que chamou MB WAY. E este é o tema do artigo de hoje.
Na aplicação MB WAY é possível realizarmos tarefas que já podíamos fazer de outras maneiras (como criar cartões de crédito virtuais temporários) e algumas funcionalidades novas como pagamentos por telemóvel. Era e continua a ser uma app inovadora em Portugal, um país ao qual ainda não chegaram sistemas de pagamento internacionais como os da Apple e da Google.
Contudo, a usabilidade da app fica aquém daquilo a que a SIBS nos habituou. Quando novas funcionalidades são adicionadas à app, são acrescentadas à interface sem grandes cuidados. Isto não é característico da SIBS e pode deteriorar a relação dos utilizadores com a app.
Eu sistematizei aqueles que considero serem os maiores problemas da versão Android da app e realizei pequenos testes de usabilidade com duas pessoas que já utilizavam a aplicação. Durante a minha investigação percebi que a versão iOS da app é muito diferente da versão Android (o que é, na minha opinião, um problema a nível de identidade corporativa), mas por uma questão de simplicidade e porque eu tenho um telemóvel Android, decidi focar-me apenas nesta versão.
O que é que podemos fazer com a MB WAY?
Para usar a app é necessário associar pelo menos um cartão de débito ou crédito. Depois disso, podemos:
- Fazer pagamentos com NFC;
- Fazer pagamentos lendo um código QR;
- Fazer pagamentos dando o nosso número de telemóvel;
- Consultar os nossos últimos movimentos na app;
- Criar e gerir cartões de crédito virtuais temporários;
- Obter um código que permite levantar dinheiro numa caixa Multibanco sem cartão;
- Transferir dinheiro para um amigo através do seu número de telemóvel;
- Participar no “MB WAY Challenge”, um passatempo que premeia mensalmente as pessoas que mais usam a app e a partilham com amigos;
- Obter informação sobre descontos exclusivos, lojas aderentes e Multibancos próximos.
Os problemas da aplicação MB WAY
A aplicação possui funcionalidades muito úteis escondidas atrás de uma interface pouco intuitiva. Vou começar por analisar duas interfaces que, na minha opinião, são particularmente problemáticas: a página principal e o menu.
A página principal da app tem elementos com tamanhos desproporcionais à sua importância; tem um botão para atualizar a página quando o único elemento que pode ser atualizado é a data do último acesso (que não faz sentido querermos atualizar depois de entrar na app); e apesar de ter um menu estilo “hambúrguer” (que por si só já pode ser considerado problemático) existem opções perdidas fora desse menu.
O menu, depois de aberto, é gigante. Isso seria aceitável se houvesse algum motivo que o justificasse, mas infelizmente não existe motivo algum para as definições estarem espalhadas por várias páginas. Suspeito que, à medida que novas funcionalidades foram sendo acrescentadas à app, não houve interesse em reestruturar essas páginas e, por isso, cada definição ficou numa página à parte. Esta escolha traz desvantagens para o utilizador por tornar a interface mais caótica e dificultar o acesso às definições.
Estes foram os problemas mais graves que encontrei, mas existem outros. Como é que podemos resolver uma situação destas?
Como abordar o problema
Eu decidi criar alguns mockups para mostrar como é que a aplicação poderia ser se fosse dada mais ênfase à usabilidade. Comecei por listar todos os problemas de usabilidade que podiam ser melhorados, alguns dos quais já mencionei. Também registei as opiniões de dois amigos que utilizam frequentemente a aplicação. Depois desenhei interfaces alternativas.
Para isso analisei os elementos visuais que deveria manter, e decidi que o aspeto da aplicação era demasiado único e particular para ignorar. Por isso, escolhi manter o esquema de cores simples e assertivo (baseado no vermelho #d52027, cinzento #d1d2d4 e branco), o tipo de letra distinto (o mais próximo que encontrei disponível gratuitamente foi Sofia Pro Light), e o uso extensivo de ícones.
Depois de desenvolver uma versão inicial dos mockups voltei aos meus “consultores” para receber o seu feedback, o que significa que as interfaces passaram por várias iterações antes da versão final.
MB WAY 2.0: uma interface renovada para uma melhor usabilidade
Abaixo estão as várias interfaces alternativas que criei para cada página. Algumas decisões que tomei basearam-se em suposições que fiz de acordo com a minha experiência de utilização e a dos meus amigos. Recomendo que a SIBS, tendo mais recursos do que eu, valide todas essas suposições com utilizadores reais para perceber melhor os seus hábitos e a adequação destas soluções.
Página principal
Esta é uma aplicação para pagamentos e, por isso, penso que os principais elementos que deveriam ser apresentados ao abrir a app deveriam ser os vários tipos de pagamentos. Afinal, são essas as opções que os utilizadores vão ter mais urgência em utilizar; se se adicionarem a esta página demasiadas opções secundárias, a facilidade e rapidez de utilização desses métodos de pagamento fica afetada. Relativamente ao menu, consegui condensá-lo numa barra com apenas 5 separadores.
Transações recentes
Aqui optei por dar mais importância às transações em si do que ao cartão com que foram efetuadas.
Gestão de cartões virtuais
Na versão atual da aplicação esta página não permite criar cartões virtuais, o que não é intuitivo. Eu adicionei essa opção, e decidi também diferenciar esta página da das transações recentes através dos cartões cinzentos, que acrescentam alguma personalidade.
Página de perfil
A aplicação não tem de momento uma página de perfil, mas tem uma página bastante semelhante: a página do “MB WAY Challenge”, o concurso mensal que premeia os utilizadores mais ativos. Na minha opinião, esta implementação reflete uma falta de visão para o futuro: o que acontecerá caso seja adicionado outro concurso, por exemplo?
As interfaces devem ser sempre desenvolvidas com a mentalidade de que (quase) tudo pode mudar e, assim devem ser adaptáveis a vários cenários que possam ainda não existir. A chave para isso é a modularidade, que é algo que uma página de perfil acrescentaria a esta solução.
Página de definições
O problema das definições é semelhante ao da página de perfil: a falta de visão para o futuro fez com que cada uma ficasse numa página separada, o que pode ser mais fácil de implementar, mas não faz sentido para os utilizadores.
Conclusão
Estas são as minhas principais sugestões para a MB WAY. Há detalhes que não referi, como o primeiro separador do menu (que, na minha opinião, poderia ser mantido como está, mostrando descontos e lojas aderentes), bem como janelas pop-up e outras interfaces menos importantes. Não mencionei esses aspetos por serem menos relevantes para a experiência dos utilizadores; no entanto, se a SIBS quiser reestruturar a app terá de analisar cuidadosamente cada aspeto da interface.
Espero que este caso de estudo inspire a SIBS a repensar a atual implementação da MB WAY e incentive outras empresas a terem mais atenção à usabilidade dos seus produtos.
| Artigo originalmente publicado no Medium em inglês, traduzido para esta publicação pelo autor João Monteiro, engenheiro informático criativo.
Este artigo tem mais de um ano
Já para não falar na parvoíce que é ter que abrir cada notificação para a apagar…
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Adorei os mockups.
Para mim a questão de ter de clicar em 2 sitios para pagar com NFC é o maior problema.
Para além dos 2 cliques, o tempo entre os 2 eventos é enorme (que antigamente não existi de todo).
Não havia este problema antes de suportar QR Code.
Provavelmente escolheram o caminho mais facil.
Por esta razão uso muito menos vezes os pagamentos por telemóvel pois torna-se ridiculo demorar a pagar mais por telemóvel do que por cartão.
Parabens pelo estudo!!
Espero mesmo que a SIBS veja este estudo com muita atenção…
Já viu, não se preocupe.
As ideias serão seguramente tidas em conta.
Obrigado.
Liar, liar, pants on fire!!
A SIBS não quer saber da opinião seja de quem for.
Sem a imagem do cartão como saber que cartão estamos a usar? Quem tem vários cartões na aplicação é uma maneira bem rápida de alternar entre contas.
É.
Saber qual cartão se está a usar e facilmente poder escolher outro são funções importantes, que justificam completamente o destaque dado à imagem do cartão.
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Eu também uso varios cartoes e é estrema importancia poder identificar rapidamente qual é que está a ser usado. De resto os mokups estão top!
Concordo, não faz qualquer sentido retirar a imagem dos cartões.
Por outro lado, se se quer mesmo comparar interfaces, devem ser colocados sobre o mesmo fundo.
Está bem, mas perde utilidade para pessoas como eu que têm dois cartões associados com o mesmo aspeto exterior
Boa tarde,
Sou utilizador da MB Way e queria felicita-lo por este artigo.
Além de concordar consigo existem funções que poderiam ter melhor eficácia (nomeadamente pagar por NFC)
Não podia concordar mais com este artigo!
A app tem tanto potencial, mas com este design não vai longe.
Não a uso mais vezes porque é simplesmente horrível de se usar e também na minha opinião lenta. No outro dia demorei 2 min para conseguir pagar com NFC.
Já que adicionamos cartões , seria altamente ver s números e os dados deles em algum lado para os usar, assim não necessitava de andar com os cartoes na carteira
A aplicação está mesmo a precisar de ser redesenhada e repensada. Mas adorei este mockup!
pplware sempre atento.
Parabéns pela iniciativa. Muito bons pontos!
Isso e eles não darem uso do NFC nos iphones que segundo entendi já pode ser ativo pelas aplicações?!
O problema do Iphone é que para usar o NFC é preciso pagar uma comissão que ronda dos 50000 euros anuais ou dar uma comissão entre 0,03% e 4%, à Apple. Daí existirem várias empresas que não o usam. É uma questão de saber se existem utilizadores suficientes a usar a App para compensar esse pagamento.
falso
Para mim esta proposta é muito válida, muito mais intuitiva e “bonita” de se olhar. Parabéns, agora é esperar que a SIBS tenha em atenção a este artigo.
bastante interessante este artigo, de facto existe necessidade de alguns melhoramentos, mas até ver não tenho tido razão de queixa no uso, ainda assim a APP tem de ser melhorada…
Achei o redesign muito interessante, seria interessante ver algumas sugestões aplicadas.
Gosto da aplicação mas os erros apontados foram muito bem identificados. Gostei muito do mockup, gostava de ver algumas dessas alterações a serem implementadas. Mais importante do que isso e já referido nos comentários um botão para apagar as notificações todas seria extremamente útil.
A App em iOS não está optimizada sequer para o iPhone 6 Plus e superiores.
Uma vergonha
Muito bom artigo obrigado
MBway é engraçado.. mas exprimentem o Revolut, tem as mesma funçoes do MBway e mais algumas (é quase um banco completo). O bonus é que não tem restriçoes para operar apenas em Portugal.
Parece muito interessante, no entanto parece-me que ainda há um factor que para muitos portugueses pode diferenciar o MBWay: transferencias de utilizador MBW para outro utilizador MBW (em Portugal já são cada vez mais felizmente) entram na conta bancário de imediato e não há necessidade de aguardar (a parvoíce) dos 2 a 3 dias úteis quando se trata de bancos diferentes.
Desde que saiu a norma de utilizar os IBAN em vez dos NIB que as transferências interbancárias seja a que dia for (fins-de-semana incluídos) ficam na hora e de bancos diferentes (qualquer banco da zona euro com a norma SEPA) dica no dia útil seguinte…. isso dos 2/3 dias já não existe faz tempo
Estou a utilizar o Revolut (cartao de credito fisico).
E experimentei fazer a transferencia SEPA para a conta do cartao (conta na GB), desde a minha conta do banco CTT.
E dei-me conta que nem no dia seguinte é.
Passado algumas horas tenho o dinheiro no cartao. (a conta é do UK).
Vinha aqui dizer o mesmo. Utilizo Revolut e acredito que é o futuro. Só tenho pena de na maior parte dos comerciantes não haver terminal com VISA, o que limita o seu uso. Quando assim não for tornar-se-á a minha preferencia.
” na maior parte dos comerciantes não haver terminal com VISA”
Como assim? Visa existem em quase todo o lado.
O que queres dizer?
Obrigado pelo artigo e fez-me repensar e talvez vá instalar esta aplicação do Android. Como se refere também eu achei a aplicação muito consiga e nunca instalei mas ao ler este artigo e perceber, agora sim, a sua utilidade, vou encher-me de paciência e tentar perceber os confusos menus. Ao autor deste artigo se precisar de algum tipo de apoio ao meu alcance para que as suas ideia sejam vistas e até aprovadas pelo SIBS contacte-me pois tem a minha total aprovação, obrigado, boa sorte e um abraço.
Este artigo é ridículo!
A aplicação está óptima. Espero que ninguém na SIBS leia isto e lhe dê crédito.
Deves ser o gajo da SIBS responsável pela app. Preguiçoso, pá!
A aplicação em si tem funcionalidades extraordinárias.
Criar cartões virtuais – muito úteis para apps que exigem cartao de credito para se poder aceder ao teste da app durante algum tempo. Subscreve-se e cancela-se de imediato. assim não ha risco de debito dos valores se não gostarmos da app e nos esquecermos de cancelar.
Transferência de dinheiro – ao contrario das transferências interbancárias em que o dinheiro desaparece de imediato da nossa conta e demora certa de 2 a 3 dias a aparecer na conta do destinatario com esta app é, literalmente, imediato.
Envio de dinheiro para terceiros.
Levantamento de dinheiro sem cartao bastando apenas dirigir a uma caixa atm.
Esta funcionalidade tem um senao que experimentei “na pele”. Fora do horario de funcionamentos dos bancos so funciona em caixas atm fora dos bancos.
Se precisares de abrir a porta de acesso à caixa ATM… nao consegues com o telemóvel…
Independentemente disso tenho usado bastante esta app e aguardo desenvolvimentos dela…
Ja falta pouco para apenas se sair de casa com o telemóvel no bolso deixando a carteira chaves do carro, casa etc de lado… o telemóvel caminha para obsoletar tudo isso
Certo… perdes o telemovel ou fica sem bateria, e não vais a lado nenhum…
Certo… perdes o telemóvel ou fica sem bateria, e não fazes nem recebes chamadas, perdes a carteira e lá se vão os documentos e cartões, perdes a cabeça e lá se vai sabe-se lá o quê!…
Muito bom artigo. Já não basta apenas fazer aplicações, é preciso pensar na UX e recolher feedback dos utilizadores.
Outro problema do MB Way são os seus limites mensais, no máximo apenas são permitidas 20 transações por mês.
Devem ser limitações legais… os governos detestam qualquer coisa que facilite a vida às pessoas, e pior só se for anónimo… felizmente o MB WAY não é anónimo nem permite anonimato, mas facilita um pouco a vida.
Parou tudo.
A SIBS que não mexa em nada porque esta app funciona em W10M e se a alterarem agora vão esquecer-se do SO que já devia estar morto.
Quanto ao artigo, parabéns bom trabalho. Obrigado.
Trabalho num banco e apesar de achar os mockups um salto de qualidade, realmente pecam por não termos o cartão. Ou seja se tivermos dois cartões temos de “adivinhar” qual estamos a usar.
No meu caso tenho o cartão da conta e o de alimentação logo dá-me jeito mudar rapidamente e saber qual uso.
Tirando isso está óptimo.
Basta ter um descritivo por baixo “Conta principal CGD – Cartão de Crédito de emergência” por exemplo.
O grande problema da aplicação é ser uma aplicação híbrida e não nativa. Se suspendessem mais orçamento nas duas aplicações e as criassem do 0 nativamente iria ficar tudo bem melhor.
Em relação à UI proposta acho ainda pior do que a que está e não segue de maneira nenhuma as boas práticas actuais.
isso é mentira
tanto ios como android como windows sao nativas
Pois… se és apenas iOSDev estás a vender o teu peixe.. apps hibridas ou PWA tiram-te trabalho…
Artigo top. Até tive de ir ver quem fex este trabalho fantástico.
Maria Inês Coelho, Continua assim!
Acredito que deu um trabalhão fazer o protótipo mas foi desta forma que te acabaste de destacar da grande maioria dos artigos publicados em qualquer site de tecnologia no mundo.
Este artigo tem qualidade para incluires no CV. Just saying!
SIBS toma nota!
Estão de parabéns, foi feito um excelente trabalho.
Menus muito mais sóbrios (de realçar o menu dos cartões MBMet), limpos e de fácil manuseio.
Os cartões fazem falta para se identificar rapidamente qual o cartão pretendido, mas não é preciso ser tão grande o espaço dedicado às cartões.
A SIBS tem muito a retirar deste estudo e realmente fazer alguma coisa na APP de maneira a APP não se torna apenas utilizada para levantar e fazer cartões MBNet.
Em relação a experiência de pagamento com o telemóvel, já foi mais agradável e rápida. Por vezes estamos na fila e parece que estamos a fazer papel de parvos a tentar pagar com o telemóvel e no final temos de ir a carteira buscar o cartão para concluirmos o pagamento.
A SIBS devia ver quantas pessoas utilizavam a APP para pagar e que ao longo do tempo deixaram de o fazer. E talvez efectuar um questionário para saber da opinião dos utilizadores.
A SIBS só vai ouvir a voz da concorrência e se quem banca o assim entender.
Até lá continuarão a ser como a Nokia… o symbian é que é bom 🙂
Muito bons mockups… mas percebo o porquê das “réplicas” dos cartões reais. Estão lá por dois motivos. Primeiro porque é mais fácil associarmos qual o cartão pelo seu aspeto do que pelo numero. Segundo, podemos fazer swipe no menu inicial entre os cartões para selecionar qual queremos usar para efetuar um pagamento.
É um bom artigo/estudo, mas a partir do momento em que a autora do estudo não entende alguns conceitos na app original (ex, ter a imagem do cartão a ser usado, etc) então todo o restante estudo cai por terra. Não desvalorizando o trabalho, pois está bastante bom, mas quando se faz algum estudo de alguma coisa, convém saber o como e o porquê de existirem as coisas, e a partir daí oferecer soluções.
Se vai dar uma solução para algo que não se compreende porque está ali, então a solução deixa de fazer qualquer sentido e não traz nada de novo.
Não se pode dar uma solução a algo, quando não sabe para que serve.
para quem tem mais do que um cartão associado,e eu tenho vários , é útil ter a imagem dos cartões
proposta muito, muito interessante!
Este é sem dúvida o artigo mais interessante no pplware desde à muito tempo (sem querer ofender ninguém).
Gostava de ver mais conteudo deste genero. Acho que este mockup acertou em cheio para aumentar o potencial da app.
Bom exercício de usabilidade.
Há algumas particularidades que não foram endereçadas:
– A Tab Bar não deveria ter os ícones dispostos de forma centrada. Ou seja, a primeira acção deveria estar à esquerda e as restantes à direita. Este tipo de disposição centrada é típico dos layouts feitos no sketch ou no photoshop. Fica mais giro, agrada mais visto à distância mas, na prática, o utilizador espera sempre que a primeira opção esteja à esquerda.
– Os ícones da tab bar / navigation drawer poderiam ter um estado filled quando activos e lined quando inactivos. Ajuda à percepção do estado de activo/inactivo.
– Há um grande problema de acessibilidade na app no que diz respeito ao contraste de cores. É fraquinho, não permite que utilizadores com problemas de visão (e não é preciso ser-se quase invisual para se entrar num grupo com problemas de visão, basta serem um pouco mais idosos ou sofrer de deuteranopia, tritanopia, etc) consigam distinguir entre texto mais importante e menos importante.
– O menu circular pode não ser a forma mais fácil de apresentar opções, dado que o utilizador faz scan ao ecrã e pode perder-se porque os olhos tentam acompanhar a disposição do menu. Mas isto deve ser testado primeiro.
Se a SIBS estiver a ler os comentários, por favor, testem protótipos com os utilizadores e aprendam com o feedback deles. Quase tudo o que estamos aqui a falar pode não resultar no público-alvo. Gastem um bocadinho do orçamento em UX e isso vai ajudar muito ao futuro da app.
Há um problema de usabilidade importante não referido no artigo: os botões de ação ficam no fundo do ecrã, muitas vezes tapados pelo teclado. Já alguém há-de ter falhado ações por esse motivo.
E uma falha de segurança enorme que ja reportei e ainda continua..
A primeira é utilizarem o número de telefone sobre o qual a pessoa não tem controlo… deveriam gerar um nome de utilizador e deixar a pessoa escolher a senha.
Fazer target a versão pré 21 quando ja podia estar na 27 ou 28, nao usam FLAG_SECURE e outros métodos de segurança que o android oferece.
Sempre que faço uma compra via NFC (Galaxy S8) a aplicação vai abaixo, no entanto o pagamento é feito na mesma.
Mas alguém acha que nesta altura eles vão praticamente refazer a app?
Levaram um barrete de todo o tamanho da empresa que fez a app que estão todos contentes com o dinheiro que receberam pois pelo resultado final pagaram muito pouco aos programadas/designers.
E porque não podem refazer? A SIBS é mantida por uma cooperativa de bancos (a.k.a. accionistas) que pagarão o que lhes disserem para pagar
Como aqui alguém já referiu a importância de ter visível os cartões associados na página inicial é de uma importância fulcral. Penso que qualquer layout que retire essa importância está completamente fora da realidade.
Quem tem mais de um cartão associados saberá ao que me refiro.
Bastará adicionar um espaço para a pessoa colocar algo que lhe dê mais informação tipo “BPI – Cartão de crédito principal”.
https://www.revolut.com/pt/
Para mim está aplicação está excelente só vejo virtudes, tenho a aplicação num honor 9 lite e funciona tudo na perfeição desde pagamentos com mbnet, transferência, pagamentos online. Recomendo vivamente.
Boa posta. Parabéns pelo estudo, bem completo. Enviem o mockup para a SIBS.
Cumprimentos,
Pedro Costa
Gostei dos mockups embora gritem EDP por todo o lado! Boa iniciativa!
Eu nem consigo abrir o MB Challenge, já estão á mais de 3 meses a tentar resolver o problema e o unico feedback que recebo é “ainda estamos a analisar a sua situação”. Ideia muito boa.. execução.. zero..