Jogos Olímpicos de Tóquio vão utilizar energia 100% renovável
Com os Jogos Olímpicos de Tóquio já daqui a 2 anos, a organização do evento anunciou que vai utilizar exclusivamente fontes de energia 100% renováveis durante o evento desportivo.
O Japão irá construir sistemas capazes de fornecer energia elétrica tanto para os Jogos Olímpicos como para os Paralímpicos usando o sol e o vento como fontes de energia. Segundo foi reportado pelo Japan Times, esta é uma iniciativa que tem como objetivo promover a descarbonização.
Algo nunca antes feito...
Esta estratégia por parte da organização está a ser vista como algo sem precedentes devido ao facto de se tratar de um grande evento desportivo. Está confirmado que a vila dos atletas, o centro de transmissão internacional e o principal centro da imprensa serão abastecidos apenas com energia renovável. Os organizadores pretendem formar parcerias com empresas de eletricidade e instalar painéis solares nos locais onde é possível.
Além disso, a organização está a fazer planos para construir estradas solares de modo a gerar eletricidade para ser utilizada durante os jogos. Para garantir a durabilidade das estradas será utilizada uma resina especial que deverá ser colocada diretamente na superfície dos painéis.
Medalhas a partir de smartphones?
Para tornar os Jogos Olímpicos de 2020 ainda mais "verdes" a organização do evento irá extrair de smartphones os metais precisos para serem utilizados nas medalhas. No ano passado foi lançada uma campanha no Japão a incentivar as pessoas a reciclar os smartphones utilizados.
Em parceria com centro ambiental do Japão, o objetivo passa por recolher pelo menos 8 toneladas de metal dos smartphones mandados para reciclar. São necessários milhões de smartphones para produzir as 5 mil medalhas que serão distribuídas durante o evento.
Em Jogos Olímpicos do passado, também foram utilizados dispositivos electrónicos para produzir algumas medalhas, mas os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 serão os primeiros a produzir todas as medalhas de ouro a partir metal reciclado.
Este artigo tem mais de um ano