AsteroidOS: a alternativa para os smartwatches que não recebem o WearOS
Depois de algum tempo de indecisão e de implementação, os smartwatches parecem ter conseguido o seu lugar de destaque e são cada vez mais uma alternativa.
Se no campo do hardware as propostas são variadas e de muitos fabricantes, no campo dos sistemas operativos estão limitados ao WearOS e ao watchOS. Isso mudou agora com a chegada do AsteroidOS.
Um dos componentes essenciais de um smartwatch é o seu sistema operativo. Tanto a Google como a Apple são as principais impulsionadoras deste mercado ao terem o WearOS e o watchOS. Se o primeiro é aberto e acessível a qualquer fabricante, o mesmo não se aplica ao segundo.
É neste campo que surge agora a primeira versão do AsteroidOS, uma versão aberta e dedicada a smartwatches, que desde 2015 vinha a ser desenvolvida.
Com uma filosofia open-source e com uma comunidade cada vez mais crescente, o AsteroidOS atinge assim uma maturidade natural e que o torna a proposta ideal para quem tem um smartwatch mais antigo, que não receberá, por isso, mais atualizações do SO, ou que procura um sistema mais aberto.
Por agora a oferta de aplicações do AsteroidOS é ainda limitada, estando, no entanto, bem equipado de base com notificações do smartphone, previsão do tempo, calendário, alarmes, temporizador e controlo da música.
Para isso conta com uma app dedicada no Android, o único sistema que por agora é suportado. Não existem para já planos conhecidos para a criação de uma versão para iOS.
Os criadores do AsteroidOS têm conseguido transpor a sua plataforma para um conjunto interessante de smartwatches.
Por agora os equipamentos suportados são: LG G Watch, LG G Watch Urbane, LG G Watch R, Asus Zenwatch 1, Asus Zenwatch 2, Asus Zenwatch 3 e Sony Smartwatch 3.
O AsteroidOS pode ser instalado de forma total ou em paralelo, com o Android Wear, estando disponíveis instruções detalhadas para esta instalação.
A ideia base dos criadores é alargar o suporte a muitos mais dispositivos e, principalmente, abrir o AsteroidOS à comunidade para que estes criem as apps que vão ser a garantia de sucesso deste novo sistema operativo.
Este artigo tem mais de um ano
ja ja os iiisssmartchisss chineses paralelo do tio aliexpress embarcam nisso!
Ainda bem que há alternativa, no entanto pergunto que interessa se as funções são idênticas às do Wear….
Se comparares o que te oferece hoje o WearOS e o Android Wear entendes que tens muito mais hoje. A ideia é fazer com que os relógios mais velhos possam acompanhar.
mas é OS ou app??
Sistema operativo, puro e duro. A app serve para poderes comunicar entre o Android e o relógio, tal como acontece com o WearOS
Tenho um smatchwatch chines com android kitkat(fundos) e AsteroidOS seria bom experimentar.mas nao e suportado