Google Notícias surge renovado e já o pode testar no Android e iOS
A última conferência I/O trouxe muitas novidades para o mundo da Google. Para além do Google Duplex e do Android P, a gigante das pesquisas apresentou também uma novidade no campo das notícias. O Google Notícias, a app que concentra todas as novidades que ocorrem no mundo, tinha uma cara lavada, uma nova arrumação e muitas mais características.
Sem data certa para chegar, o novo Google Notícias começou agora a surgir no Android e no iOS. O Pplware já teve acesso a esta novidade e vai-lhe mostrar o que a Google criou para esta nova versão.
Apesar de ser uma atualização de peso, a Google não fugiu ao que é a essência do Google Notícias. Este agregador de notícias quer ser a única fonte dos utilizadores, que evitam assim estar a pesquisar a Internet.
Claro que a Google aplicou aqui a IA e cada feed, associado a cada utilizador, é personalizado e aprende com as preferências deste. Com o passar do tempo, e com base no que é visto e lido, o Google Notícias consegue ser mais efetivo.
Esta novidade está já a ser disponibilizada e nos próximos dias deve chegar na forma de atualização à app Google Notícias, podendo de imediato ser instalada e usada.
A configuração do novo Google Notícias é simples, rápida e, principalmente, automática. A sua interface está otimizada e tudo se desenrola no ecrã principal, com as diferentes áreas a serem acedidas no rodapé.
Para si: O resumo das suas notícias no Google Notícias
A porta de entrada do Google Notícias é agora a área Para si. Aqui encontra uma compilação das 5 notícias que a Google recolheu e que entende serem as principais para o utilizador. Claro que é obtida com base no seu historial, no que o utilizador normalmente lê e nos seus temas preferidos.
A Google quis tornar esta porta de entrada mais útil e colocou também aqui uma caixa de pesquisa e uma zona dedicada à previsão do tempo, que é aumentada e apresenta ao utilizador informações para vários dias.
Cabeçalhos: As principais notícias
De seguida temos a zona dos Cabeçalhos. É aqui que o Google Notícias agrega os cartões por temas e onde o utilizador pode aceder a todas as notícias, de várias fontes. Para cada notícia ou tema é possível ver a cobertura completa, com várias fontes e vários artigos.
Cada uma das notícias pode ser aberta, acedendo ao conteúdo completo e diretamente na fonte. Estas podem também ser guardadas para posterior leitura ou partilhadas com outros utilizadores
Favoritos: Os temas que lhe interessam
A zona de Favoritos aloja as notícias e os temas que o utilizador marcou e que quer seguir de forma mais próxima. Para além, disso são apresentadas as fontes que estão a ser usadas pelos utilizadores para a apresentação nas áreas anteriores.
Pode adicionar novas fontes e novos temas para seguir e ver notícias associadas. Basta carregar no + e pesquisar por temas, localizações ou fontes. Os temas já seguidos são apresentados e podem ser marcados ou consultados.
Quiosque: As principais fontes de notícias
Por fim temos o Quiosque. Aqui temos fontes de informações propostas pela Google e que podem dar ainda mais temas aos utilizadores. Estas fontes podem ainda ser pesquisadas por categorias.
Esta é a maior mudança que o Google Notícias recebe desde que foi apresentado em setembro de 2002, há 15 anos. Está de cara lavada, com o novo design que a Google quer espalhar pelas suas aplicações e serviços.
Apesar de manter a sua essência, o Google Notícias está mais atraente e mais apelativo para todos os que se querem manter informados a todo o momento. O próximo passo é chegar ao browser.
Google Notícias
Este artigo tem mais de um ano
Dá para colocar o Google Noticias no briefing ?
Ficou simplesmente espectacular. Brutal.
Esta aplicação não atualiza as notícias de forma eficaz. Chega a haver intervalos de horas. Experimentem a Portugal Notícias
Se e’ o feed de noticias que aparece na pag de pesquisa, e’ pessimo. Desde fakes a exageros e atrasos, uma g’anda m***.
Adoro o UI, a ver como funciona. Boa analise
Já, ficou feioso e parece que recuou uma década.