Novo algoritmo do Instagram traz novidades ao feed
O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas da atualidade, especialmente pelo público mais jovem.
Para se adaptar melhor aos gostos dos seus utilizadores, a rede social mudou novamente o seu algoritmo para apresentar primeiro os conteúdos mais recentes.
O Instagram é uma rede social que foi adquirida há alguns anos pelo Facebook e que tem crescido ano após ano. Embora tenha um público cada vez mais diverso, continua a ser muito utilizado pelos jovens.
Tal como o Facebook, esta rede social faz uso de um algoritmo avançado de modo a tentar mostrar o conteúdo mais relevante para cada utilizador. Se inicialmente o conteúdo era apresentado por ordem cronológica de publicação, com os mais recentes a aparecer no topo, uma alteração do algoritmo veio mudar a forma de apresentação.
Seguindo a estratégia do Facebook, o feed do Instagram passou a misturar a ordem cronológica com a exibição de conteúdo considerado relevante para o perfil de utilizador, levando a várias queixas e críticas.
Ouvindo os seus utilizadores, o Instagram voltou recentemente a mudar o seu algoritmo de forma a voltar a priorizar a ordem cronológica. Esta é uma medida que agrada a grande parte dos seus fãs e que faz com que, no topo, sejam apresentados os conteúdos mais recentes e não aqueles que o instagram considera importante exibir.
Além disso, está também em testes um novo botão que irá avisar quando existirem novas publicações e que permitirá ao utilizador optar quando quer refrescar o feed. Com esta novidade, a rede social elimina o refrescar automático que muitos fãs reclamavam, uma vez que perdiam o conteúdo que estavam a ver no momento.
Com estas alterações, o Instagram tenta ir de encontro às opiniões dos utilizadores e resolver alguns dos problemas que eram apontados à experiência de utilização desta rede social.
Este artigo tem mais de um ano
Facebook deu raia, vão todos para o insta então…mas os donos são os mesmo e os princípios também!
A nível de propósito são bastante diferentes. Sou utilizador do Instagram à mais tempo do que a compra deste pelo Facebook. A essência manteve-se ao longo dos anos, as stories complementam muito bem o Instagram, que a meu ver atingiu um ponto satisfatório. Falta regressarem ao feed cronológico (que tenho saudades) e acrescentarem a tal opção de refresh manual (como o Twitter) porque a maneira de fazer refresh automaticamente nunca gostei. Como adepto de fotografia é uma app que uso bastante é só tenho a dizer que nem se compara ao facebook
Alguém sabe da ordem de visualizações das histórias?
Facebook+Instagram+WhatsApp=tudo do mesmo dono
Quem quiser migrar deveria saber isto, porque migrar do Facebook para o Instagram basicamente é como se manter no mesmo sítio… WhatsApp o mesmo
Deixem lá os pais e os avós começarem a descobrir o Instagram e começa tudo a abalar eheh
Uma alteração a que torço o nariz foi o de agora permitir compras através do Instagram
Finalmente! *inserir gif de palmas* para o botão do Feed Refresh