MagicPrefs – Retire muito mais do seu Magic Mouse
O Magic Mouse foi um passo importante num segmento já envelhecido e sem grandes inovações. O Rato foi inventado por Bill English, um Norte-americano engenheiro de electrónica que o desenvolveu a pedido e seguindo as especificações de Douglas Engelbart, também um homem ligado à engenharia informática.
Este último patenteou o que é hoje um dos mais usados periféricos de input. A patente nr. 3.541.541 nos EUA foi registada em 1970, mas foi a 9 de Dezembro de 1968 que Engelbart o apresentou com o nome de "XY Position Indicator For A Display System". Conforme pode ver nesta imagem, o primeiro resultado final era uma pequena caixa de madeira com apenas um botão.
Naquele momento, o invento de Engelbart não obteve grande visibilidade nem aceitação, tendo em conta que não havia necessidade de um dispositivo daqueles numa era onde a maioria dos computadores utilizavam apenas textos sem cursores no ecrã.
Mas o futuro haveria de sorrir ao Rato...
Conforme podemos ver na Wikipedia, a história está contada com muito pormenor e assim chegámos à primeira metade da década 80, mais precisamente no ano de 1983 e nessa altura a Apple passou a utilizar o rato como dispositivo indicador nos computadores Apple Lisa. O salto estava dado e o rato havia conquistado visibilidade.
A Microsoft desenvolve então o Windows onde o rato é um elemento primordial, o lançamento do Windows 3.1, em Abril de 1992 deu então ao rato uma vida assegurada e cheia de sucessos.
O rato vai evoluindo, ganha mais botões, mais funções, o modo de localização e movimentação é também alvo de renovação mas é com a chegada do Magic Mouse que se dá a maior e mais profunda revolução neste periférico.
MagicPrefs
O Magic Mouse aparece em 2009, e é o primeiro rato multi-touch que permite o uso de gestos como o deslizar e mover tanto na horizontal como na vertical, permitindo interagir com as aplicações e com os sistemas "físicos" de visualização. Além disso a sua base táctil permite que sejam configurados pontos de toque como se fossem botões. Podemos ter o botão direito do menu de contexto e o botão esquerdo como habitualmente estamos habituados a ver. O deslizar pode ser feito ao centro como se existisse o rolo... mas não é tudo!
Este equipamento é mais preciso recorrendo ao rastreio do "espaço de acção" usando um sensor laser. Mas a recepção inicial ao Magic Mouse foi mista, com reações positivas a função de deslize, mas reações negativas a falta de um botão no meio, ou botões para activar o Exposé, Dashboard ou Spaces (recursos oferecidos pelo seu antecessor). Muitos desses recursos podem ser activados, pois o Magic Mouse permite 5 pontos de toque simultâneo e conjugações de movimentos, tudo isso pode ser activado recorrendo a aplicações de terceiros.
É aqui que entra o MagicPrefs.
Esta aplicação aumenta consideravelmente as capacidade nativas do Magic Mouse. Traz novas capacidade e adapta as existentes ao modo de acção e ao modo de uso do utilizador.
Podemos logo a partir da barra de tarefas ter acesso a uma leque de funções somente atingíveis via este tipo de ferramentas. Já havíamos falado numa outra ferramenta do género. Mas esta vai mais longe e abre o acesso directo a funções, serviços e aplicações.
A filosofia por trás destas opções é interessante. Mediante as possibilidades do rato: quantidade de toques que este reconhece e possíveis combinações sobre o mesmo, a aplicação abre frentes de acções. Assim podemos atribuir ao Magic Mouse muitas outras funções para além das que ele já permite de forma nativa.
As combinações são muitas. Isto porque podemos combinar toques, com arrasto, deslizes na vertical e horizontal e até podemos marcar movimentos específicos, trabalhados por nós.
Além disso, podemos optimizar a sensibilidade e velocidade da resposta do mesmo.
Pessoalmente acho que este rato está muito bem conseguido. Não que o esteja na sua plenitude, pois tenho um Logitech VX Nano e em termos de precisão está superior ao Magic Mouse. O Magic Mouse destaca-se porque, combinado com o Mac OS X, permite muitas funções que aumentam o desempenho e a versatilidade de um rato. Deixa de ser "apenas" para meia dúzia de funções e passa a ter um papel muito mais activo.
Fica a sugestão para os que compraram um Magic Mouse, e que pretendem aumentar a incidência do mesmo no dia-a-dia.
Artigos relacionados:
- Apple renova linha de produtos
- Usar o Apple Magic Mouse no Windows 7
- BetterTouchTool 0.586 – A Magia do Touchpad nos Macbooks
- Como adicionar o Magic Mouse ao iPa
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: 10.5+
Download: MagicPrefs 1.9.3 [1.9MB]
Homepage: MagicPrefs
Este artigo tem mais de um ano
Usei esse programa durante muito tempo, mas agora inclinei-me para o jtouch que me parece melhor e traz mais funcionalidades como por exemplo puder definir uma combinação para “maximizar” a janela à esquerda, ou à direita, aquilo a que no windows chamamos de aero snap :p
Hmmm boa… vou ver esse, não conheço. Obrigado.
o nome é Jitouch, faltou me o i :p
é pena é ser pago, mas tambem é barata a licença. Dá jeito porque com esse programa já nao preciso de currer o cinch para a questao das janelas 😀
Fiquei desiludido com este rato quando o testei. :/
Muito pouco ergonómico para um rato tão caro, e segundo amigos meus, jogar nele é para esquecer.
Esperemos que a Apple melhore na próxima edição dele.
Tambem não há quem jogue muito num mac xD
Mas em relação a isso é uma questão de jeito, não pousar a palma da mão no rato, não clicar com um dedo e ter o outro ligeiramente encostado, etc… O rato por si é muito sensível nisso, mas com este programa que o Victor falou por exemplo, penso que da para alterar isso :p
“Mas em relação a isso é uma questão de jeito, não pousar a palma da mão no rato, não clicar com um dedo e ter o outro ligeiramente encostado, etc…”
O problema é que isso não é ergonómico e pode levar a tendinites! :S
Nao o acho :p A mao adapta-se bem à forma do rato, passei muitos dias seguidos colado ao rato e nem uma pequena dor tive, pode ter haver como lhe pegas :p
http://denslee.com/wp-content/uploads/2009/12/Magic-Mouse.jpg
se lhe pegares como nesta imagem (com a mao mais para cima que assim nao consegues clicar nos botos xD) nao tens problemas 😛 depois conformo os atalhos que tenhas defenidos ou nao tens q levantar um dedo ou o outro :p
Sim, concordo que para jogar não sirva. Mas para utilizar nas muitas aplicações talhadas para o Mac OS X, as opções touch são excelentes.
Nunca o comprei pelo facto de preferir o Trackpad, e quando o testei estranhei… é um facto mas é uma questão de habito.
Erros comuns que devem ter em conta antes de comprar:
1) Não é pra jogos.. obvio que não… deixem isso para a logitech…mais botões, modo de agarrar diferente… etc…
2) Ele não foi feito para ser ergonómico ao ponto de se pousar a mão e o usar como é o habito de todos nós… Se ele é Multi-touch, a base superior é para estar descoberta e usar com a ponta dos dedos… certo? Logo não poderia ter um formato “à lá Logitech” …
E uma coisa que os ratos da Apple costumam ter…. evitam bastantes as tendinites, por esse mesmo motivo… porque ao invés de repousar-mos as mãos em cima delse, repousamos em cima dos tapetes do rato, mantendo apenas a ponta dos dedos nos ratos… e isso acaba por ferir menos os tendões… é apenas a parte boa.
Boa Post Vitor… uso algo semelhante mas para o Trackpad… dá bastante jeito aplicar gestos para tudo o que fazemos com mais frequência… 😉
Sim a utilização é diferente. Encosta-se a mão atrás do rato libertando a parte superior para usar a superficie multi-toque.
Sim, concordo. Adoro o Magic Mouse, mas é para ser usado com a ponta dos dedos, não para se pousar a mão.
Quanto às tendinites, tive uma bem forte que me obrigou a usar o rato na mão esquerda durante 3 meses, pois fiquei com uma dor intensa em todo o braço direito.
Só voltei a usar o rato na mão direita quando comprei o meu 1º Mac com o Mighty Mouse, mas mantive desactivado o botão direito para poder clicar livremente se ter a mão sempre na mesma posição. Ainda hoje uso o Magic Mouse sem o botão direito, senão volta-me a aparecer a dor.
Como pegas no rato? mantens apenas o indicador em cima e o media a segurar o rato? se assim for é normal, é uma posiçao muito desconfortante. Se tiveres o segundo dedo no rato tambem, ou ligeiramente levantado por causa do multitouch, é muito melhor, nunca tive problemas assim :p
Eu pego no rato com os dedos todos juntos. Não separo o indicador do médio.
O que originou a minha tendinite, foi o movimento repetitivo dos dois dedos sempre a clicar em separado e sempre na mesma posição. A dor começou pelos tendões na face da mão, mais tarde passou para o pulso, até que me tomou o braço todo.
Com o Magic Mouse e os dedos todos juntos, a mão tem agora movimentos livres e não repetitivos, pois vario a forma de pegar no rato. Mas como disse, não uso o botão direito.
Só separo os dedos, para usar o médio para o scroll.
Fontes, eu ganhei uma tendinite com os ratos tradicionais de 2 botões, antes de ter Mac. Não foi com o Magic Mouse. Acho o Magic Mouse excelente pela forma como se usa.
Há duas semanas estive prestes a comprar o Magic Mouse… Mas tive a sorte de o poder experimentar quase 1 hora antes de o comprar. Mudei logo de ideias. O simples facto de não conseguir ter toda a mão apoiada nele, fez-me ficar com a mão cansada rapidamente.
Esse rato funciona em windows ?
Sim muito bem. Tens no post, em baixo, o artigo onde deixo os drivers.
A mim falta-lhe o “muito bem”. Sempre que entro em windows tenho que estar a ligar o pc ao rato manualmente –‘
Funcionar funciona, mas esquece o multitouch
Para quem tem Macs mais antigos e ainda usa o Tiger, existe uma aplicação que permite usar o Magic Mouse com gestos Multi Touch:
http://plentycom.jp/en/magicdriver/
Eu uso esta aplicação desde que saiu e trouxe as funções que faltavam ao Magic Mouse. Apesar de haver muitas críticas, estou muito contente com o rato. Não o troco por mais nenhum 😉
A versão actual – MagicPrefs 1.9.3
Utilizo e recomendo!
No entanto a versão actual não é a 1.8, mas sim a 1.9.3. 😉