Falha no sistema elétrico no Kosovo atrasa relógios em Portugal
Sabia que há uma sincronização na rede elétrica que abrange 36 países? Provavelmente não faz ideia disso mas na realidade Portugal está nesse grupo.
Isto poderá não ser relevante se tudo estiver normal e não houver qualquer perturbação do funcionamento desta rede sincronizada, contudo, a tensão política entre a Sérvia e o Kosovo está a criar um problema elétrico nesse país e isso está a ter implicações nos relógios em 25 países, incluindo Portugal.
Segundo informação veiculada pelo Público, uma falha da rede elétrica no Kosovo está a criar perturbações na distribuição de energia em 25 países. Esse problema leva, entre outras coisas, a que os relógios ligados à eletricidade estejam a sofrer atrasos desde Janeiro.
Nunca deu conta que o seu microondas, o forno ou o despertador está 6 minutos atrasado?
Existe realmente esse problema, quem o confirma é a ENTSO-E (European Network of Transmission System Operators). Este organismo representa os gestores de transmissão de eletricidade de 36 países. Um pequeno desvio na frequência elétrica está a afectar a rede “de Espanha à Turquia e da Polónia à Holanda”, como informa em comunicado a ENTSO-E, sendo que Portugal é um dos países incluídos.
Mas de que se trata esta rede sincronizada?
Estamos a falar de uma ampla rede de abastecimento elétrico que cobre diferentes países ou regiões e que opera através de uma frequência sincronizada. Na Europa Continental, a frequência funciona sincronizada nos 50 Hz (como pode ver numa qualquer descrição de um eletrodoméstico ou de uma tomada que vá comprar).
Na maioria dos países da América, inclusive Brasil e EUA, a frequência da rede elétrica é de 60 Hz. Na Europa, inclusive em Portugal, é usada a frequência de 50 Hz. Contudo, desde Janeiro que a média tem sido ligeiramente inferior, situando-se nos 49.996 Hz, o suficiente para que exista um efeito nos relógios guiados tendo como base a corrente alternada, em vez do oscilador de cristal de quartzo.
Então como é que esta frequência afeta os relógios?
Alguns relógios digitais funcionam com base na frequência do sistema elétrico e por isso atrasam-se quando a frequência diminui ou adiantam-se quando a frequência aumenta. A correção pode ser feita manualmente ou esperando que a frequência seja normalizada, o que pode demorar algumas semanas.
Vejamos esta imagem:
O circuito é formado basicamente por um contador, que é dividido em três blocos separados, para a contagem dos segundos, dos minutos e das horas. Nos modelos mais simples temos apenas dois blocos que se destinam à contagem dos minutos e das horas.
O contador de segundos é um contador até 60 em que temos dois dígitos: um deles está ligado a um contador até 10, e o outro a um contador até 6, de modo que no total tenhamos a contagem até 60. Quando a contagem chega aos 59, o pulso seguinte coloca o contador a zero, possibilitando o reinício da contagem e aparecendo assim no seu indicador o valor 00.
Perceba que na entrada deste circuito devem ser aplicados pulsos a uma razão de 1 por segundo.
Existem diversas formas de se obter um pulso por segundo para esses circuitos. O modo como isso é feito determina a precisão do relógio. Nos relógios alimentados pela rede de energia, podemos aproveitar sua frequência de 50 Hz.
O que se passa então no Kosovo?
O problema estará na produção elétrica insuficiente do Kosovo. Assim, há um problema político gerado a partir da insuficiente produção de energia. Agora, entre o Kosovo e a Sérvia, "a dúvida de quem irá compensar esta perda terá de ser respondida”, confessou à AFP a porta-voz da ENTSO-E, Claire Camus.
Uma vez que o Kosovo não conseguiu produzir energia suficiente, a Sérvia estava legalmente obrigada a intervir, para que não houvesse uma variação na frequência. No entanto, devido à tensão política entre os dois países — que se prolonga desde a independência do Kosovo em 2008, que a Sérvia recusa reconhecer — a ajuda não foi garantida, explica a BBC.
Espera-se que as entidades envolvidas cheguem a um acordo, visto que são divisões políticas que têm impacto direto no funcionamento do sistema elétrico.
Este artigo tem mais de um ano
seria bem pior se adiantasse a hora….
Também pode acontecer, depende se a frequência for superior ou inferir aos 50Hz
Isso também afecta todos os motores eléctricos de corrente alterna, nomeadamente alguns gira-discos (como o meu) fazendo o prato rodar ligeiramente mais lentamente e provocando distorção.
Tenho esses relógios tantos do microondas como do despertador sempre a piscar. Sempre falha a electricidade, e a preguiça é maior que a vontade de acertar esses relógios.
Tal e qual. Cá em casa é o mesmo HAHA
PPL corrigam o texto, onde diz:
“Contudo, desde Janeiro que a média tem sido ligeiramente inferior, situando-se nos 49 Hz, ”
Para: “Contudo, desde Janeiro que a média tem sido ligeiramente inferior, situando-se nos 49.997 Hz”
Informacao precisa tem sempre outro valor 😀 (O meu teclado nao é PT-PT desculpem os pequenos erros)
😉 Certo, pelo que diz a entidade até são 49.996 Hz:
The average frequency of the period since mid-January 2018 until today was around 49.996 Hz.
Dado que se pretende exatidão continua errado: são 49,996 Hz e não 49.996 Hz. Não estamos em nenhum país anglo-saxónico onde a casa decimal é representada com um ponto. Nós usamos a virgula para esse efeito.
1Hz de diferença na rede seria catastrófico. Por isso há que referir os valores reais e não arredondar à maluco sem ter noção do erro. 🙂
Catastrófico? Em que nível de “noção do erro”?
“When does security of supply get affected?
For the system to properly function the frequency cannot go below 47.6 and above 52.4 Hz. At the extreme values of 47.5 (under frequency) and 52.5 (over frequency) all connected generation and devices would automatically disconnect.”
O relógio do metro do porto tem andado atrasado 2 minutos, será por causa disso?
Não, é porque 1) não está sincronizado pela a internet 2) ninguém se dá ao trabalho de acertar
Não tem a ver com a Internet. É com a energia, vê o artigo para perceber como se acertam certos relógios.
Olá Vítor, os relógios do Metro, da Carris, STCP e afins, são sincronizados por antenas GPS ligadas por DCF a Time Servers redundantes que depois distribuem o tempo ou por NTP ou por DCF. Hoje, havendo alternativa, é cada vez menos utilizado a sincronização por rede eléctrica devido às variações da rede que acontecem diáriamente.
No entanto, apesar da sincronização por GPS ser bem mais precisa, tem-se registado já em algumas regiões do planeta, ainda que sejam mínimas e quase imperceptíveis, atrasos nos relógios provocando alguns comportamentos estranhos em equipamentos mais sensíveis, como por exemplo equipamento de automação para a indústria e produção eléctrica. Alguns especialistas têm vindo a afirmar que se deve ao enfraquecimento magnético dos pólos.
Sim, cada vez se usa menos este tipo de sincronização, mas há ainda sistemas mais antigos que não são sincronizados por antenas GPS ou por WiFi. Provavelmente Portugal ainda terá bastantes.. digo eu.
Obrigado Pedro pelo esclarecimento.
Por rádio , ainda existem bastantes, mas este até tendem a ser bem fiáveis porque a origem no emissor é de natureza atómica (césio)
Cá em casa sincroniza um despertador com estação meteorológica, um relógio de pulso e um rádio-amador.
Protocolos de rádio tais como DCF77 wwb wwva wwv
Bom dia não percebo como Portugal e efetuado por se o problema é “de Espanha à Turquia e da Polónia à Holanda”, a não ser que Portugal tenha trocado de posição com Espanha?
Investigue-se
O quê ?
Abc
Espero que quanto a situação no Kosovo tiver resolvido que metam o grid a 50.1Hz para voltar a acertar o relogio do meu forno… Por preguiça não meti a hora do inverno agora isto…
😀
E tudo começou porque houve uns xico-espertos que decidiram que o Kosovo devia ser independente (inventaram um país que nunca existiu!!!!). Por cá era o equivalente a virem cá estrangeiros dizerem que o Algarve devia ser independente, porque os estrangeiros estão em maioria!!!!!!!! Já agora, a Espanha não reconhece a independência do Kosovo…. Brasil, Rússia, etc……
É que a Sérvia nasceu no….. kosovo!!!!
Essa é boa se for verdade, se a Sérvia nasceu no Kosovo.
A Rússia nasceu na Ucrânia, e Portugal nasceu na Galiza.
A Galiza deveria ser independente. 😉
Bom dia, então o atraso de comboios tem haver com isto?
Pode ter a ver, agora haver não tem de certeza!
peço desculpa pela minha dislexia XD
Na boa! 😉
Cuidado, um minuto ainda tem 60 segundos não 50 segundo a imagem…
50Hz=1s
A medida que se pretende chegar certa ao relógio é 1 Hz.
A medida que deve chegar ao relógio será 50Hz (50 oscilações por segundo) para o divisor fazer corresponder a 1 segundo.
Cuidado, aprender a ler ainda é importante, não ser preguiçoso como o Anon
Talvez seja por isso que os comboios da CP andam sempre atrasados. Ahahah
(end of jokes)
palhaçada do c…
(desculpem mas é mesmo!)
Palhaçada porquê?
Nunca tive um microondas que mantivesse a hora direita por muito tempo
Ficam tortas ?!? A cada coisa ….
Abc
valha-me deus fazes força para isso sair ?
Bem, uma entidade como esta: “ENTSO-E”, não se augura nada de bom…!!!!! 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀
Agora percebo porque é que ando a almoçar e a jantar mais tarde, aqui todos se regulamos pelo relógio do microondas…
Um bocado ridículo ter que se depender de um “pais” de terceiro mundo no outro lado da Europa para se acertar as horas….
Não sei se ainda haverá muitos relógios a funcionar como essa tecnologia, mas o principal problema com esses relógios é…quando falta a corrente.
Há cada desculpa. Trabalho no sector eléctrico , e a parametrização da rede varia entre 47,5 e 52,5 Hz, por vezes entre 46,5 e 52,5 Hz. É em nenhum ponto de produção por toda a Europa tem exactamente a mesma frequência no mesmo exacto momento, e estão na mesma interligados.