Patente mostra que próximo Essential Phone não deverá ter notch
A Essential foi das primeiras marcas a implementar no design do seu único smartphone o famoso notch para albergar a câmara frontal.
No entanto, agora que muitas marcas seguem esta tendência, o novo smartphone da marca americana pode abandonar este sistema, apostando num mecanismo "pop-up" para a câmara frontal.
No mercado, são cada vez mais as marcas que optam por introduzir o famoso "notch" no design dos seus novos smartphones. Embora tenha sido popularizado com o lançamento do iPhone X, a verdade é que o Essential Phone foi um dos primeiros modelos a incorporar esta "monocelha".
Com uma tendência cada vez maior em aproveitar o maior espaço possível no painel frontal, o notch foi uma das formas que as marcas encontraram de incorporar a câmara e os sensores de reconhecimento facial sem penalizar as margens reduzidas. No entanto, o corte é visto por muitos como uma redução do espaço útil do ecrã, sendo por isso bastante contestado.
Depois de uma generalização do notch, a Essential prepara-se agora para voltar a mudar a forma como posiciona a câmara frontal, podendo seguir a sua patente para um sistema de pop-up. No fundo, a câmara está guardada num compartimento próprio no topo do smartphone e surge quando é necessária.
A patente, que foi aprovada em agosto de 2017, foi partilhada no twitter pelo próprio Andy Rubin e poderá ser uma peça importante no novo Essential Phone que já deverá estar a ser preparado.
Este novo sistema de câmara frontal não é totalmente novidade, visto já ter sido apresentado na MWC no Vivo Apex, no entanto poderá ser uma forma de aproveitar de melhor forma o ecrã.
No passado , outros modelos já tentaram abordagens parecidas, sem que tenham tido grande sucesso. No entanto, com a necessidade de repensar a posição da câmara principal e dos sensores, este poderá ser um sistema bem aceite pelos utilizadores.
Yes Rafael, I saw it. Check this: https://t.co/v5DuJxP0qI https://t.co/HvbWEmwjYm
— Andy Rubin (@Arubin) March 3, 2018
Embora o primeiro modelo não tenha tido o sucesso que era esperado, a empresa de Andy Rubin deverá apresentar uma nova investida ao mercado de forma a tentar angariar o sucesso que era esperado inicialmente.
Este artigo tem mais de um ano
quer dizer. chamavam notch ao iphone x e no essential phone apenas um buraco. agora dizem que o próximo essential phone não vai ter notch. então já esta tudo dito. iphone x copiou essential phone
Este sistema para a camara frontal faz lembrar os telefones de à duas décadas… até podiam poupar em hardware se a camara principal rodasse como se fazia antigamente.
penso que estas atrasado 4 anos..que ja tiveram essa ideia:
http://www.mobile88.com/news/international/oppo-n3-turns-official-has-self-rotating-16mp-camera-price-date/
Todos copiam o iphone x, veja se o asus zenfone 5. 80% dos ecras em 2018 sera com notch, a apple manda no mercado
Rodrigo, errado, não foi a Apple a ser pioneira nesse tipo de moldura superior, pesquise mais um pouco e perceberá isso.
tambem nao foi a Apple que foi pioneira com o touchId mas foi gracas a ela que todos os telemoveis tem agora .
o paulo continua a ter razao…a apple nao foi a pioneira nesse tipo de moldura…nem nas copias é verdade o que dizes..o samsung s8 foi o aparelho mais copiado o ano passado. quanto a moda do notch…tipo os chineses nunca tiveram bom gosto…a apple tambem fez entao o design ate nao deve ser mau vamos la seguir o resto da malta que imaginao nao é para nosso campeonato…
Tá calado, a Apple inventou o TouchID, aliás, TouchID é uma marca registada da Apple.
TouchID ?
Motorola Axon de 2011
*Atrix
Não é touch.
Ao menos lias o artigo. A Apple não foi a primeira.
Ahah engraçado.
Porque o essential phone implementou essa ideia 1º.
Que eu saiba, o essential só tem uma câmera pequena, redonda.
E quando o Essential saiu, já haviam leaks do iPhone X.
Claro, até porque o Essential Phone foi desenhado em dias ou semanas, lol.
Se pesquisares sobre o Essential Phone vais ver que o smartphone foi pensado muito antes de ser lançado. Que mania que os fanboys têm em achar que a Apple é perfeita e inventa tudo…
Copiam, mas só por copiar, só para dizer que é “moderno” porque é como o iPhone X, para quem não sabe mais.
Porque não têm segunda câmera de infravermelhos, como o iPhone X.
Porque não têm projector de pontos infravermelhos, como o iPhone X.
Nem sequer têm ecrãs OLED de uma ponta à outra. Vê-se pelo queixo desproporcional que eles têm.
Apple copiou, facil.
Daqui a pouco estão a dizer isso! É tiro e queda!
Porque na realidade a Apple não foi a primeira a vir com o notch.
Continuo a preferir a solução do Xiaomi mix 2 !
(Design Philippe Starck)
+1
Acho que só não é mais considerada pois trata-se de uma opção em que a mão acaba por tapar a câmara com alguma frequência
Realmente é algo diferente do que estamos acostumados.
Poderá ser que tenha futuro tal ideia mas precisa de ser muito bem trabalhada já que coisas simples podem estragar o mecanismo da camara
Ainda ontem vi o video deste Vivo APEX. Já traz esta tecnoloia. Não sei como a essential phone conseguiu patentear, ou entãoa Apex vai ter que abrir os cordões à bolsa para puder aplicar a mesma tecnologia. A ver vamos!
A Essential recebeu a patente em 2017 nos Estados Unidos (apesar de ter sido a Vivo a primeira a mostrar o concept), mas as patentes são territoriais, ou seja, a Vivo pode produzir e vender os seus equipamentos em regiões nas quais a patente da Essential não esteja registada sem qualquer problema ou pagamento.
Ah e não, não foi a Apple a desenvolver o 1o tlm sem noch 😉
Os problemas aqui são vários, desde as questões da certificação IP até à resistência do motor responsável pelo pop-up e a resistência do flex cable (alguma malta dos N80’s e afins deve ter ficado com o ecrã apagado).
Mas a ideia é interessante, não tão inovadora porque já vimos isto no Vivo Apex, mas este Essential PH-2 é um serio candidato ao melhor do mercado se incorporar um design parecido ao Vivo X20 Plus UD incluindo o FP no display e este sistema pop-up (tudo o resto serão certamente especificações de flagship).
Resta depois saber o preço e a disponibilidade na Europa.
para as vezes que vou o usar (perto do zero) estou mesmo preocupado com a resistencia do motor….
quem procura um smartphone sem bordas nao esta muito preocupado com a camara selfie…a asus por exemplo cria modelos para cada publico alvo, tem smartphones para quem gosta de selfies…os sem bordas seriam para os quem gosta de ecras grandes em corpos pequenos….
Tu não representas a comunidade inteira… Os smartphones sem bordas são o futuro, não tenho a mínima duvida que quando a implementação estiver banalizada “todos” os equipamentos vão adoptar essa implementação, como qualquer outra, tens o exemplo dos teclados físicos e hoje em dia são cada vez menos os equipamentos com teclas de navegação físicas.
No caso da Essential o caso é ainda mais fortuito uma vez que têm apenas um modelo anual, o mesmo pode ser aplicado ao iPhone X tenho a certeza que muitos selfie-addicts o compraram.
Sinceramente não acho grande ideia a de remover o espaço que a câmara ocupa no PH1 para colocar uma câmara móvel só para remover meia dúzia de pixeis. Tal como disseste, a certificação IP, o facto de ter peças móveis e o facto de poder entrar pó e lixo para o compartimento da câmara fazem com que, na minha opinião, não valha apena. O sistema mecânico da câmara não precisa de ter um motor, basta um sistema parecido a muitos flashes que as câmaras portáteis usam.
O que eu acho é que o PH-2 se for um falhanço de vendas como foi o PH-1, a empresa bem que pode dedicar-se á pesca. É pena pois mais concorrência é preciso e o homem por detrás disto tem um background do caraças. Eu acho que o design do S8 é perfeito, não é preciso completar o ecrã a 100%…