Incêndios em Portugal: Alertas vão chegar ao telemóvel
O ano de 2017 ficará para sempre na memória dos portugueses (e do mundo) como sendo um dos mais fatídicos no que diz respeito aos incêndios. Para que tal cenário negro não se volte a repetir, estão atualmente a decorrer várias ações.
De acordo com as informações divulgadas recentemente, a ANACOM está a trabalhar com as operadoras, rádios e televisões para operacionalizar um sistema de alerta de incêndios.
De acordo com um comunicado enviado pela própria ANACOM, o Regulador das comunicações, ministério da tutela, operadoras, rádios e televisões estão já a trabalhar no sentido de alertar os portugueses via SMS, app e meios de comunicação social para incêndios florestais, tsunamis, fenómenos meteorológicos adversos, cheias, rutura de barragens, emergências radiológicas, acidentes em estabelecimentos industriais, atentados terroristas, etc.
No próprio site da ANACOM pode ler-se que para esta ação "serão tidas em consideração as melhores práticas já seguidas noutros países, nos quais são utilizados sistemas de aviso à população potencialmente afetada pela ocorrência ou iminência de ocorrência de um acidente grave ou catástrofe, com o objetivo de prestar informação sobre o evento em causa e sobre as medidas de autoproteção a adotar".
Estes sistemas de aviso às populações têm enquadramento na Lei de Bases de Proteção Civil e na Lei das Comunicações Eletrónicas, incumbindo à Autoridade Nacional de Proteção Civil e à ANACOM concretizar, em colaboração com as empresas, as ações necessárias à respetiva operacionalização.
Com esta medida o objetivo é dar uma resposta gradual ao previsto na Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva, aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 160/2017, de 21 de outubro, nomeadamente quanto ao objetivo estratégico de “Melhorar a preparação face à ocorrência de risco”, no qual se inclui a área prioritária relativa aos “Sistemas de Monitorização, alerta e aviso”.
Este artigo tem mais de um ano
Será uma PWA ou mais uma aplicação para juntarmos às centenas que teremos no telemovel?
Há que começar a chamar as coisas pelos nome. Se tens apps no “telemóvel” então não tens um telemóvel tens um smartphone.
smartcellphone.
Quais
Será que é desta que se vai usar um serviço que já existe disponível à anos “Rádio difusão” e que nunca se preocuparam em usar.
É lamentável é que tenham que morrer pessoas para que algo se faça e se use.
Suponho que seja o Wireless Emergency Alert/ AMBER altert certo?
Nope , deve ser por sms 🙂
Isto ainda é Portugal …
Abc
Alias depois de ler o artigo com mais atenção está lá :
“de acordo com um comunicado enviado pela própria ANACOM, o Regulador das comunicações, ministério da tutela, operadoras, rádios e televisões estão já a trabalhar no sentido de alertar os portugueses via SMS, app e meios de comunicação social ”
Abc
Aos anos que Wireless Emergency Alert/AMBER alert existe e ainda não é desta que vamos ter?!… Até o meu Nokia 3310 já tinha isto…
Esperemos que chegue também aos telemóveis dos bombeiros, protecção civil, GNR……..
Isso vai ser mais um fiasco como o siresp…
+1 SMS… não tens rede? RIP
soluções para quando não tens rede? nenhuma. RIP para ti também.
desde que não ficam a fazer spam…
De lamentar o uso de imagens de incêndios. Estas imagens ou videos são um chamariz para os incendiários que adoram ver imagens e vídeos de fogos nos media. Deve-se evitar ao máximo notícias sobre i8ncêndios. Os incendiários adoram ver os seus própios fogos nos media .
menos um bocadinho, diz-me lá onde aconteceu aquele incêndio que está na imagem?tem que se fazer tabú a todo agora?
És tão informado que não sabes que tem Portugal não existem pirómanos..
Quem diz sê-lo é só para se safar, existem interesses políticos e financeiros ou meramente de natureza pessoal (vingança) para todos os incêndios, desde que existem incêndios em Portugal.
Não percebo porque não se associam a algo que já está bem implementado e que funciona perfeitamente. Refiro-me ao fogos.pt (presente via browser, android e iOS apps) desenvolvido pelo utilizador do Twitter @tomahock .
Muito provavelmente irá continuar a funcionar melhor que qualquer sistema que possam vir a implementar e dessa forma terá menos custos para o contribuinte.
Isso bebe do site da protecção civil.. Só tem outro interface.. Uau, que grande sistema de alerta.
Esperemos que em caso de incendio o alerta nao chegue por sinais de fumo…. ou em cado de tremor de terra por candeeiros a balançar… ja para os diluvios sempre que sentirem alguma humidade acima dos tornozelos que impeça a respiraçāo cuidado pode ser preocupante….