DNS Benchmark – Qual o servidor de DNS mais rápido?
Normalmente o serviço de DNS é fornecido pelo ISP que vos dá acesso à Internet, no entanto cada um é livre do usar o serviço de DNS que pretende. Basicamente, quanto mais rápido o servidor de DNS resolver um nome (endereço), num endereço IP mas rápida será certamente a navegação.
Mas qual o servidor de DNS mais rápido para si? A ferramenta DNS Benchmark diz-lhe!
Para que serve o DNS?
Um dos serviços mais importante em qualquer rede de dados é o DNS (Domain Name System). Tal como o nome sugere, o DNS traduz nomes em endereços IP e vice-versa. Por exemplo, quando acedemos ao site www.google.com, o nosso sistema precisa de saber qual a máquina a contactar e pede ao servidor de DNS (que tem configurado) para que este lhe traduza o nome num endereço IP.
Do lado do cliente o utilizador apenas tem de indicar qual o servidor de DNS a usar. Já do lado do servidor há um conjunto de parâmetros que temos de definir.
Então e como saber realmente qual o servidor mais rápido, a partir da minha ligação?
Para esse efeito existe o DNS Benchmark, que lhe permite verificar o tempo de resposta de qualquer servidor de DNS. A ferramenta é muito simples de usar, sendo basicamente necessário adicionar IPs de servidores de DNS para que daí resulte um comparativo. Podem ver aqui uma lista de servidores de DNS.
Se pretender adicionar e/ou remover servidores de DNS pode usar o botão Add/Remove e definir quais os IPs de servidores de DNS a usar ou a remover.
Vamos a um teste...
Vamos considerar que pretendemos saber qual o servidor de DNS mais rápido para a nossa ligação. Para isso vamos considerar o servidor local (192.168.1.254), os servidores da Google e também os servidores de DNS do projeto OpenDNS.
Como se pode verificar pelas imagens anteriores, o servidor de DNS mais rápido no meu caso, é o que pertence ao meu ISP. Tal facto pode estar associado ao facto de ser um servidor local, sendo mais rapidamente alcançável. O servidor de DNS do Google (o 8.8.8.8) apresenta bons tempos quando comparado com os servidores do projeto OpenDNS.
Que servidor de DNS usam?
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
O melhor é usar primário Google e secundário OpenDNS.
Os servidores de DNS das operadores censuram a Internet portanto nem sequer são uma opção.
Costumo usar o DNS da google por causa de ter IPv6.
O teu ISP dá-te IPv6?
SIm, dá.
Em portugal a meo e vodafone já têm IPv6.
Meo: ativado de raiz
Vodafone: a pedido do cliente
Quem é que quer ipv6, meu rico ipv4.
Não esquecer que no ipv6 todos os défices são públicos, não necessitará de Gateway ou de PAT.
Devices*
Tenho os da google para ipv6 e os open dns para ipv4. Assim estão cobertos para evitar a censura de certas associações que usam a justiça para ganharem dinheiro.
Ora nem mais!
Da Google para ipv6. O que significa isso? Fazes DHCP requests ao servidor da Google? Não me parece.
O benchmark deverá ser efetuado em 3 alturas diferentes do dia, porque resultados podem e normalmente mudam durante o dia.
Se usarem a tab “Conclusions” ficam a saber qual a recomendação.
Trabalho em um provedor de médio porte no Brasil e no nosso caso aconselho a usar o DNS do próprio provedor (ISP).
Temos maquinas que são instaladas pela Google Global Cache (GGC), Netflix (enormes servidores vemelhos), Akamai e quando os nossos clientes trocam o nosso DNS por um terceiro eles perdem acesso a estas CDNs, passando a consumir a partir da internet. Só com a Google temos links de 60Gb/s e com Netflix 40Gb/s fora outras empresas.
Acho que o ideal seria ter o dns do provedor como primário e o google,level 3 ou open dns como secundario.
Melhor comentário!
Infelizmente nem sequer temos essa hipotese porque os servidores de DNS dos ISP praticam a sensura. Portanto temos mesmo que usar os DNS externos ao ISP.
O problema dos provedores DNS da própria operadora é que eles não são seguros. Utilizava o servidor DNS da Oi e ele fazia alterações nas páginas e exibia propagandas e anúncios onde normalmente não deveria existir, e substitua os anúncios do Google por de um outro serviço.
Esse programa não é atualizado desde 2010 e a lista dos Servidores é pequena e todas somente a partir dos EU.
A lista foi feita á já algum tempo sim , mas tem este ficheiro com o devido disclaimer :
Here is a list of the top 100 domains (100domains.txt) which could be used to obtain a higher level of statistical significance. Warning! This list has NOT been pruned for possibly-objectionable domain names, so any computer running the Benchmark with this list will apparently be looking up the IPs of all of these domains! This might not be appropriate for use in a corporate setting.”
https://www.grc.com/dns/100domains.txt
opendns family shield
Uso o DNS Jumper, e satisfaz a 100%.
No outro artigo eu perguntei pelos benchmarks, não era para me dizerem qual o programa a usar (que eu já conhecia e já tinha usado) mas sim para vocês fazer os testes no vosso “laboratório”…. Eu posso-vos dizer que o dns secundário da vodafone nem funciona (não funcionava quando eu fiz o teste), quanto mais…
Fazer isso não te diria nada. O teste tem que ser feito com a tua ligação. Com o bom e mau que ela pudesse ter. Um dado Dns server pode ser mais rapido para os clientes do Porto do que os clientes de lisboa derivado ás diferentes rotas que a vodafone usa. Tal como o ping das diferentes rotas que se nota actualmente.
Sim mas eles podiam testar indicando as condições do local: em que local, quantos hops até ao DNS. A título comparativo, se mostrassem os resultados de Lisboa já se ficava com uma boa ideia de qual o fornecedor de serviço com melhores DNS’s. Claro que os resultados pioram quanto mais longe estiveres dos servers e ADSL é pior que fibra… Com certeza que um site como pplware podia testar em Lisboa, Porto e Coibra ou Faro. Penso que terá colaboradores para isso. Ou pelo menos iniciar uma discussão, por exemplo: “usem esta aplicação assim e assim com estes valores e coloquem os resultados com o fornecedor de serviço e o código postal.” Já ajudava.
O IP 192.168.1.254 não é servidor DNS, mas somente um dispositivo na rede local, que neste caso deve ser o router. O servidor DNS do serviço de Internet que contratou está registado no router. É sim esse que se deve colocar no DNS benchmark! E nunca o IP do router na rede local! Obviamente que qualquer dispositivo na rede local tem uma ligação mais rápida que qualquer dispositivo conectado através da Internet.
Quase que leva a crer, para quem lê o artigo e não sabe, que deve optar sempre pelo servidor DNS da operadora.
Há que corrigir o artigo! 😉
Caro Pedro,
Então o dominio ou nome traduzido em IP é o que? Independentemente da rede ser local ou privada.
Tens que pensar um bocado no disparate que disseste…
DNS 9.9.9.9
Pode não ser o mais rápido, porém é bem interessante – http://fsocietybr.com/ibm-lanca-o-servico-de-dns-publico-quad9-9-9-9-9-que-bloqueia-dominios-maliciosos/
Não usem o OpenDNS dado que tem problemas de segurança tal como podem comprovar em:
https://twitter.com/MXroute/status/944316025855758341
Recomendo usarem o Google DNS.
Grande artigo, parabéns.
Este tipo de artigos interessa.
Deixem-se lá de ios vs android
Acho que usar o do google não é mau de todo… e não pensem por não terem o DNS da google que a mesma não sabe por onde andam… tipo o algoritmo do facebook…
Aqui em Salvador o melhor que se saiu para mim foi o gigadns, quando uso wi-fi público coloco o da freenom Worldwide que é mais seguro