PplWare Mobile

DNS Benchmark – Qual o servidor de DNS mais rápido?


Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

28 Respostas

  1. Miguelito says:

    O melhor é usar primário Google e secundário OpenDNS.

  2. anónima says:

    Os servidores de DNS das operadores censuram a Internet portanto nem sequer são uma opção.
    Costumo usar o DNS da google por causa de ter IPv6.

  3. Miguel Costa says:

    Tenho os da google para ipv6 e os open dns para ipv4. Assim estão cobertos para evitar a censura de certas associações que usam a justiça para ganharem dinheiro.

  4. Filipe V says:

    O benchmark deverá ser efetuado em 3 alturas diferentes do dia, porque resultados podem e normalmente mudam durante o dia.
    Se usarem a tab “Conclusions” ficam a saber qual a recomendação.

  5. Rafael says:

    Trabalho em um provedor de médio porte no Brasil e no nosso caso aconselho a usar o DNS do próprio provedor (ISP).
    Temos maquinas que são instaladas pela Google Global Cache (GGC), Netflix (enormes servidores vemelhos), Akamai e quando os nossos clientes trocam o nosso DNS por um terceiro eles perdem acesso a estas CDNs, passando a consumir a partir da internet. Só com a Google temos links de 60Gb/s e com Netflix 40Gb/s fora outras empresas.
    Acho que o ideal seria ter o dns do provedor como primário e o google,level 3 ou open dns como secundario.

  6. Fernando Neto says:

    Esse programa não é atualizado desde 2010 e a lista dos Servidores é pequena e todas somente a partir dos EU.

    • Jorge Carvalho says:

      A lista foi feita á já algum tempo sim , mas tem este ficheiro com o devido disclaimer :

      Here is a list of the top 100 domains (100domains.txt) which could be used to obtain a higher level of statistical significance. Warning! This list has NOT been pruned for possibly-objectionable domain names, so any computer running the Benchmark with this list will apparently be looking up the IPs of all of these domains! This might not be appropriate for use in a corporate setting.”
      https://www.grc.com/dns/100domains.txt

  7. Fernando says:

    Uso o DNS Jumper, e satisfaz a 100%.

  8. Dinis says:

    No outro artigo eu perguntei pelos benchmarks, não era para me dizerem qual o programa a usar (que eu já conhecia e já tinha usado) mas sim para vocês fazer os testes no vosso “laboratório”…. Eu posso-vos dizer que o dns secundário da vodafone nem funciona (não funcionava quando eu fiz o teste), quanto mais…

    • Jorge Carvalho says:

      Fazer isso não te diria nada. O teste tem que ser feito com a tua ligação. Com o bom e mau que ela pudesse ter. Um dado Dns server pode ser mais rapido para os clientes do Porto do que os clientes de lisboa derivado ás diferentes rotas que a vodafone usa. Tal como o ping das diferentes rotas que se nota actualmente.

      • Dinis says:

        Sim mas eles podiam testar indicando as condições do local: em que local, quantos hops até ao DNS. A título comparativo, se mostrassem os resultados de Lisboa já se ficava com uma boa ideia de qual o fornecedor de serviço com melhores DNS’s. Claro que os resultados pioram quanto mais longe estiveres dos servers e ADSL é pior que fibra… Com certeza que um site como pplware podia testar em Lisboa, Porto e Coibra ou Faro. Penso que terá colaboradores para isso. Ou pelo menos iniciar uma discussão, por exemplo: “usem esta aplicação assim e assim com estes valores e coloquem os resultados com o fornecedor de serviço e o código postal.” Já ajudava.

  9. Pedro S. says:

    O IP 192.168.1.254 não é servidor DNS, mas somente um dispositivo na rede local, que neste caso deve ser o router. O servidor DNS do serviço de Internet que contratou está registado no router. É sim esse que se deve colocar no DNS benchmark! E nunca o IP do router na rede local! Obviamente que qualquer dispositivo na rede local tem uma ligação mais rápida que qualquer dispositivo conectado através da Internet.

    Quase que leva a crer, para quem lê o artigo e não sabe, que deve optar sempre pelo servidor DNS da operadora.

    Há que corrigir o artigo! 😉

    • AirCrack says:

      Caro Pedro,
      Então o dominio ou nome traduzido em IP é o que? Independentemente da rede ser local ou privada.

      Tens que pensar um bocado no disparate que disseste…

  10. rhbkbit says:

    Não usem o OpenDNS dado que tem problemas de segurança tal como podem comprovar em:
    https://twitter.com/MXroute/status/944316025855758341

    Recomendo usarem o Google DNS.

  11. gFan says:

    Grande artigo, parabéns.
    Este tipo de artigos interessa.
    Deixem-se lá de ios vs android

  12. falcaobranco says:

    Acho que usar o do google não é mau de todo… e não pensem por não terem o DNS da google que a mesma não sabe por onde andam… tipo o algoritmo do facebook…

  13. Jakson says:

    Aqui em Salvador o melhor que se saiu para mim foi o gigadns, quando uso wi-fi público coloco o da freenom Worldwide que é mais seguro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia