OnePlus 5T no topo da lista dos smartphones com maior radiação
Desde que surgiram, que uma das maiores preocupações associadas aos telefones móveis são os efeitos nocivos das radiações no cérebro. Os estudos sucedem-se, nem sempre com conclusões similares e sempre sem conseguirem ter uma resposta afirmativa.
Uma lista agora publicada veio mostrar quais os smartphones da atualidade que maior radiação emitem. O topo da lista pertence ao bem conhecido OnePlus 5T.
A radiação emitida pelos smartphones é um dado adquirido e a maioria das marcas tenta minimizar a sua propagação. Os padrões máximos aconselhados estão definidos e, por isso, as medições sucedem-se, tendo sempre como base estes valores.
A lista agora apresentada mostra de forma clara quem domina, pela negativa, esta tabela, com valores até superiores ao que seria permitido e que está definido nos padrões.
A encabeçar esta lista temos o OnePlus 5T, que reclama para si 168 W/kg. Este é seguido por várias marcas chinesas, que dominam esta lista, tendo 9 em 15 equipamentos.
Também outras marcas conhecidas estão presentes, entre elas a Apple. A marca americana é "representada" pelo iPhone 7, iPhone 8 e iPhone 7 Plus, que apresentam 1,38 W/Kg, 1,32 W/Kg e 1,24 W/Kg.
Toda esta informação foi recolhida pelo departamento federal alemão para a proteção de Radiação (BfS), que tem uma vasta base de dados de equipamentos. Esta entidade define o valor máximo de 0,60 W/Kg para a sua certificação Blue Angel. A FCC, a entidade similar norte-americana, estabelece o valor de 1,6 W/kg como máximo aceitável para emissão de radiação.
Mais informação sobre os efeitos dos telemóveis
Este artigo tem mais de um ano
A Huawei mal vista, e parabéns à Samsung e já agora à Xiaomi (surpreendente!)
…e Asus.
Asus não consta na Lista!
“Current models (as of December 31,2017) from the following vendors: Apple, Blackberry, Google, HTC, Huawei, LG, Motorola, Nokia, Oneplus, Samsung, Sony, Xiaomi, ZTE.”
O problema é o facto de este ano a Oneplus ter lançado uma versão Global, o mesmo não aconteceu por exemplo com o Oneplus 3 que estava no Top5 dos “mais saudáveis” com 0.394 W/kg já que a seguiam os CE standards.
Aproveito para pedir que completem o artigo com a restante informação revelada sobre o tema https://www.statista.com/chart/12841/the-phones-emitting-the-least-radiation/
E estava eu a pensar….. onde estará o meu Oneplus 3, numa lista destas 😛
Onde se pode comprar o OnePlus 3 ou 3T?
…e à LG. Já agora. Limpos.
Ainda bem que o meu Huawei P10 lite não está na lista
Está visto que a maioria das marcas chinesas não tem cuidado com a radiação assim com a tradicional Apple, ” o importante é ter cobertura” … Pedro, bom artigo. Se quiseres altera “que reclama para si 168 W/kg” para 1.68 😉
A chinesa maioritária (Xiaomi) portou-se bem.
Tretas….
O Xiaomi Mi A1 tem 1.75 e não aparece na lista?
Comprei um para a minha mulher e ando preocupado com isso. Acho que o vou despachar, apesar de gostar do telemóvel.
“Para telemóveis e outros dispositivos móveis, o limite do valor do SAR é de 2W/kg considerando uma massa de tecido de 10g, que absorve a maior parte do sinal. (IEC 62209-1)”
Mi A1 com 2 cartões sim pode atingir esse valor mas não com 1 cartão!
“while calling with phone placed on ear excluding dual sim phones”
E eu que tenho um Huawei P9 !! Estou feito ao bife!!
Porém, penso que a radiação emitida pelo nosso smartphone deveria ser um fator de peso na escolha de um equipamento deste género.
O que pensam, pessoal do Pplware??
Ora aí está um critério interessante!! Vou mais longe e acho que esses valores deveriam vir expostos de modo visível na caixa… Quem sabe uma tabela classificativa colorida e de fácil leitura como já acontece com outros aparelhos(frigoríficos, máquinas de lavar,..)
Fica a ideia…
+1
Qual o erro da medição?
Olha o meu lumia ta em 3 🙁
Infelizmente não é só os smartphones que emitem radiação!
Obrigado Samsung. Meu belo S7!
Somos todo radioactivos.
Uma placa de chumbo? Lol
Até nas radiaçoes a aplle está ao nível dos maiores…
Parem lá com isso que o Hélder aqui não aparece, ele gosta de radiações, até enfia auriculares wireless dentro da cabeça.
Não vez os últimos modelos na lista!
🙂
Não vês..
Não viu…
o meu htc u11 tem 0.45 ao ouvido e 0.60 no corpo. bem bom.
Sempre disse que a oneplus “atalhava” em muita coisa só para parecer “bom” no papel e nos benchmarks.
é que tem piorado em cada versao que lança.
Já que ninguém fala no Wiko penso que este frite o cérebro dos que oaoutros
eu costumo falar por alta voz … logo isso é uma cena que a mim nao me assiste!
Isso é tudo uma treta, vou falar por experiência de 20 anos a trabalhar com RF…
As antenas espalhadas por esse mundo fora e principalmente aquelas que muitos tem 24/7 no topo do edifício onde moram ou mesmo no edifício vizinho, sim, aquelas que podem ver quando vão à janela ao acordar, essas podem radiar com uma potência que varia entre os 15W dependendo da frequência, se a exposição quase diária nestas condições ainda não fez provar efeitos nocivos, não entendo qual a preocupação com os níveis de radiação de um telemóvel!!!
A lei Portuguesa para níveis de radiação estipula para o GSM 4,5W m2 e UMTS 10W m2 este segundo com 10W m2 significa o dobro da potência de uma antena do telemóvel.. já a OMS (organização mundial de saude) estipula 4W/kg valor de absorção o que é mais do dobro do valor mais alto aqui referenciado…
Estão assim tão preocupados com o SAR provocado pela radiação dos vossos equipamentos moveis???
Já agora PPlware, não são 163W/Kg mas sim 1.63W/Kg